É este o detector do novo super radar da PRF?

13418

Um pouco mais cedo eu publiquei aqui no GPS.Pezquiza.com um artigo falando sobre o novo super radar da PolÁ­cia Rodoviária Federal, o radar a laser TruCam, clique e leia.

Agora resolvi me antecipar Á s perguntas sobre se os detectores de radar podem detectar este novo tipo de radar.

Antes de mais nada eu preciso informar que, apesar de serem encontrados equipamentos de detecção de radares Á  venda no Brasil, eles são produtos proibidos de comercialização e uso em nosso paÁ­s, você está avisado, pela legislação brasileira não É permitido usar detector de radar ativo no Brasil.

O detector de radar ativo É aquele que consegue detectar as frequências emitidas pelo radar móvel usado em diferentes pontos das rodovias brasileiras.

Os aparelhos GPS com pontos prÉ cadastrados de radar podem ser usados.

Voltamos então ao detectar de radares do tipo laser speed gun, que É o tipo do novo super radar.

Apesar de ele ser um radar a laser, na realidade o laser serve para marcar com precisão o carro que está sendo averiguado, e o sistema de radar funciona com emissão de faixas de frequência assim como outros tipos de radares, no entanto usando frequências de onda mais finas como as frequências Ku e Ka, mesmo tipo de frequências de microondas usadas na transmissão da tv via satÉlite.

Estas frequências são enviadas entre o radar TruCam e o veÁ­culo ocupando um espaço muito pequeno por que as ondas são muito pequenas, o que torna a detecção destas ondas praticamente impossÁ­vel de ser feita pelos antigos detectores de radar que detectam faixas de onda que ocupar mais espaço, com frequência mais lenta.

Para que você possa entender como É isto pense na diferença que existe entre jogar um tijolo em uma piscina e jogar um sabonete nesta mesma piscina, o tamanho das ondas geradas por estes dois objetos vai ser bastante diferente não É, certamente o tamanho da onda gerada por um tijolo será de três a quatro vezes maior que a onda gerada pelo sabonete.

Desta mesma maneira as diferentes frequências emitidas pelos radares novos e antigos produzem ondas de tamanhos diferentes, quanto menor a onda mais difÁ­cil de detectar.

Há solução para isto, são os novos e caros detectores de radar, que vão na maioria das vezes falhar na intenção do usuário de não ser multado.

Um detector de radar para os radares do tipo TrueCam, laser speed gun, só vai funcionar a contento se puder abranger uma grande faixa de diferentes frequências possÁ­veis de serem usadas por estes radares.

Outra grande necessidade É conseguir abranger 360º a detecção de freqÁ¼ências de radar que chegam ao veÁ­culo, isto por que o radar É móvel, o espaço da faixa de frequência que ele emite É muito pequena, e o radar móvel speed gum consegue medir a velocidade do veÁ­culo, tanto fazer se ele está se afastando ou indo em direção ao radar.

O resultado disto são preços pouco convidativos para este tipo de detector de radar, aqui no Brasil, no mercado paralelo pois É só no mercado paralelo que se encontra este tipo de aparelho, o modelo mais simples custa R$ 600,00 e os mais sofisticados chegar a custar R$ 3.000,00.

E mesmo o mais sofisticado pode ser que só avise ao seu usuário da presença de um radar TrueCam depois que o veÁ­culo já foi multado.

É um novo tempo na detecção de infração de excesso de velocidade nas estradas brasileiras.

Em tempo, o detector de radar que aparece na imagem deste artigo É o Early Warning Ew707


detector-radar-truecam-prf-novo-radar