Novo SATELITE AMAZONAS 5 estreará novo Centro de Controle da Hispasat no Brasil

1746

A Hispasat, administradora de satÉlites que É dona entre outros dos satÉlites Amazonas, anunciou o inÁ­cio da construção de um novo centro de operação para seus satÉlites em território brasileiro.

A sua subsidiária Hispamar, que É responsíel pela operação de diversos satÉlites da Hispasat para o continente latino americano, firmará casa nova em Serviente, no Rio de Janeiro, transferindo toda a sua atual operação de controle de satÉlites que está situada no Flamengo e em Guaratiba.

A Hispasat resolveu construir este novo centro de controle de satÉlites, que tem previsão de finalização da obra para daqui a nove meses, tanto para controlar os seus diversos satÉlites Amazonas em operação na posição orbital 61°W, quanto para controlar novos satÉlites que ela pretende lançar para a posição orbital 74°W que adquiriu 2015 e para qual prevê uma grande expansão da sua atual capacidade de retransmissão de canais e dados para a AmÉrica Latina.

Uma das novidades que deverá ser muito aguardada pelos brasileiros será o lançamento em 2017 de um novo satÉlite Amazonas para a posição orbital 61°W, o satÉlite Amazonas 5, que terá transponders de dados em Banda Ka e tambÉm transponders de Banda KU para a transmissão de canais de tv para operadoras de tv por assinatura.

Os 40 milhões de reais investidos pela Hispamar no novo centro de controle em Serviente não irão ocasionar o desligamento do centro de controle de Guaratiba, que segundo a empresa, servirá como backup para a nova operação em Serviente.

O centro de operações em Serviente terá ao todo 20 antenas de captação e retransmissão de canais para os satÉlites da Hispasat.

Uma observação, a operadora de telecomunicações Oi É sócia da Hispasat na Hispamar.