Você aÁ que está todo contente em poder viajar ao exterior e trazer uma cÁ¢mera fotográfica, um smartphone e não precisar pagar imposto sobre isto.
Você que faz a sua compra de atÉ 50 dólares em sites internacionais – Aliexpress entre eles que É o meu preferido – e não precisar pagar impostos na maioria das vezes que essas compras chegam aqui no Brasil. Siml pois a regra É de pessoa fÁsica para pessoa fÁsica a transação de envio internacional.
Se encaixou nestas duas opções acima? Abre o olho por que o nosso querido Governo Federal está querendo acabar com a nossa graça.
Desde o final do mês passado o nosso novo Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, aquele que já foi do Lula e agora voltou para ser do Temer, anunciou que está estudando acabar com a isenção de tributação de compras no exterior para as cotas estipuladas tanto para viagem quanto para compras via correios e transportadoras.
A nova regra que o Governo deseja É de cota zero, comprou pagou imposto, É 60% mais o ICMS do estado de destino.
Se houver muita choradeira pelo fim da cota – e vai ter com certeza – a ideia É implantar uma cota “simbólica” mas não foi ainda dito pelo nosso Ministro da Fazenda qual o valor que ele considera simbólico, será que ele já não acha uma cota de US$ 50 para compras via Correios um excelente simbolismo?
Eu fico imagindo quanto tempo irá demorar para chegar uma encomenda em nossa casa a partir do momento que for estipulado o fim da isenção de tributação para encomendas internacionais que hoje tem direito a uma certa cota, já que atualmente leva atÉ quatro meses para chegar um produto comprado na China, por exemplo.
E as filas nos aeroportos sendo que a pessoa vai ser obrigada a declarar atÉ a balinha que comprou lá fora, já chupou e está na barriga?
Tá complicado esse negócio de ser brasileiro e viver só pra pagar impostos que somem sem nem chegar perto de virarem benefÁcio para quem pagou.