SINAL DO SATÉLITE ESTÁ FICANDO FRACO? [PERGUNTA DO LEITOR]

383

Um seguidor do GPS.Pezquiza.com deixou a seguinte questão em comentário no vídeo FIM DA BANDA C no canal GPSPezquizaOficial:

Amigo do Gps pesquiza eu moro em pernambuco e de um ano para ca eu venho percebendo uma interferencia na aptaçao dos canais abertos em banda c digital porem a um ano atras eu conseguia pegar varios canais abertos dos satelites INTELSAT 11 43W C 58W C 55.5W C 45W C 61W C 70W C 75W C 65W C
E DE UM ANO PARA CA NEM O SAT LINK 6933 NEM O RECEPTORES DIGITAIS ESTAO MAIS CONSEGUINDO LOCALIZAR ESSES CANAIS!
POREM QUANDO CONSEGUI ENCONTRAR OS CANAIS O SINAL FICA OSCILANDO CHEGANDO ATE CAIR PARA ZERO O SINAL DA TP

Muito bem, há um leque extenso de motivos que levam aos problemas descritos pelo nosso colega, vamos falar sobre alguns deles.

Na descrição ele compara a captação de diversos canais que ele conseguia há um ano com a tentativa atual e diz que o sinal tem atenuado, chegando a não ser mais possível assistir ou a picotar.

Confira o que há entre a antena e o receptor

Ele relatou os aparelhos receptores, um Satlink 6933 e um receptor digital, no entanto ele não nos relatou nada sobre a antena, chaves ou conversores que podem estar ligados entre a antena e os receptores e nem falou sobre o estado do cabeamento, que ao longo dos meses pode ter oxidado, pode ter sofrido alguma torção, pode ter sido vandalizado por pássaros ou outros animais (sim, já recebi relatos de roedores e até mesmo pássaros comendo a proteção de cabos) o que também pode levar ao rompimento da malha, entrada de água e outros elementos que interfiram na qualidade do sinal que trafega entre a parabólica e os receptores.

Pode parecer bobagem mas às vezes um apertozinho de nada em um conector faz a diferença em entrar ou não uma determinada TP.

Se já passou um ano vale a pena conferir tudo.

Com tantos satélites sendo captados, será que o que está sendo usado é um kit carona? Kit carona é excelente mas dependendo da qualidade da construção dele, um ventinho a mais ou alguns pássaros passeando pela antena podem tirar o LNB carona da posição que antes era perfeita. Vale conferir, lembre-se, passou-se um ano.

Os receptores também enfraquecem ao longo do tempo

Já tivemos receptores de tv mais robustos à venda no mercado, no entanto, ao longo dos últimos anos eles também tem perdido qualidade e literalmente vão enfraquecendo à medida que ficam ligados durante muitas horas por dia.

Este menor robustez das peças e da construção dos aparelhos é vista tanto em receptores homologados quanto nos alternativos.

Os aparelhos atuais aquecem muito, requisito básico para que as peças comecem a soltar as soldas, estufem e para que os tuners literalmente queimem.

Q força de transmissão no satélite muda ao longo dos meses

Se o problema não estiver nos seus equipamentos e nem no apontamento, outro equipamento que você não tem como controlar também pode estar contribuindo para a dificuldade de captação: o satélite que está lá na órbita.

Sim, ao longo dos anos os satélites também sofrem um desgaste natural e vão perdendo a capacidade de gerar energia, além de todo o equipamento também ir se desgastando. Para compensar isto é necessário fazer alguns ajustes de força de transmissão, reajustar os feixos de transmissão para que alcancem uma extensão territorial menor, mudar a quantidade de canais nos transponders e outros tantos.

Esses pequenos ajustes necessários nos satélites também acabam por dar diferença na captação.

Dica bônus

Por fim também vale à pena conferir se em volta do local onde a sua antena está instalada não há nenhum obstáculo que tenha surgindo neste último ano, talvez um galho de árvore, uma construção, transmissões de rádio que estejam sendo feitas próximo à sua residência entre outros, podem estar influenciando na qualidade de captação destes canais.

Obrigado e continue conosco.