Quanto mais baixo o satÉlite mais alto a antena e vice versa

5175

Me envolvi hoje em uma interessante discussão sobre não instalar a antena parabólica em cima do telhado, mas no final a minha argumentação acabou não valendo para todas as necessidades de instalação, o que É uma constatação atÉ bastante lógica.

Mas o que acontece É que a maioria dos satÉlites que todos querem apontar estão em uma posição alta no cÉu, o que facilita demais a visada para o satÉlite, ou seja, instalar a antena de uma maneira que nada esteja colocado entre a antena e o satÉlite, para não bloquear o sinal.

Levando em consideração estes satÉlites que ficam em uma posição alta nos cÉus do Brasil, a decisão mais acertada para aqueles que tem um espaço razoíel para a instalação da antena, É instalar esta antena o mais baixo possÁ­vel.

Instalar a antena em uma posição baixa tem muitas vantagens, as que mais me influenciam são a proteção contra as ventanias quando a antena estiver em uma posição mais baixa que o muro, desta maneira o vento não vai tirar a antena do apontamento; e tambÉm facilitar fazer um novo apontamento, isto para quem gosta de fuçar e caçar sinal de satÉlite É uma maravilha.

Não pode ter antena baixa no entanto quem tem criança que consiga mexer na antena ou patroa que não quer nem saber se não pode mexer na antena, mexe só para contrariar e você tirar o trambolho do quintal.

No caso então dos satÉlites Amazonas, StarOne C2, Intelsat 11 e outros que estão entre eles, a antena pode ficar num local baixo pois o satÉlite está bem alto, ou seja, o sinal está mais acessÁ­vel em qualquer posição que se instale a antena, quando o sinal vem mais de cima É bem mais fácil apontar a antena parabólica.

No entanto, tem muitos satÉlites que estão em uma posição bem baixa e que nós tambÉm queremos captar.

Este por exemplo É o caso do Telstar 12, que É um satÉlite em uma posição mais baixa no horizonte e a antena offset fica em uma posição quase totalmente em pÉ para captar ele, desta maneira, É praticamente impossÁ­vel instalar a antena numa posição baixa para pegar o sinal do Telstar 12, a solução então É colocar a antena no telhado para ter visada no sinal.

O sinal dos satÉlites mais baixos são enviados em uma posição quase horizontal para a antena, então instalar a antena abaixo do muro, perto de árvore ou outro tipo de barreira vai tampar o sinal do satÉlite que não vai chegar na antena.

Então aÁ­ fica bem explicada a equação: quanto mais baixo o satÉlite na linha do horizonte, mais alta a antena tem que ser instalada para conseguir captar o sinal do satÉlite com qualidade.

Já se o satÉlite está em uma posição mais alta na linha do horizonte, a antena parabólica pode ser instalada mais baixa pois quase nada vai conseguir bloquear o sinal que vai chegar na antena.



4 COMMENTS

  1. = Sobre a matéria das alturas das antenas parabólicas em relação a dos satélites, chega a ser até “engraçado”.
    = Na verdade tem “um certo sentido”, porém não é de se exagerar pois tudo é relativo;
    = Não se deve esperar que “TODAS” parabólicas fiquem apontando sómente “para cima” e isso tem se que saber que as “posições” são diversas assim para os satélites como onde estamos.
    = Um exemplo tÁ­pico é o STAR ONE; Quem está no estado do AMAZONAS tem a antena apontada bem mais para o ALTO de que quem esta no RGS por exemplo que fica bem mais abaixo.
    = Mas valeu.
    Abraços – Milton.

  2. Lembrando que satélites muito baixos (exemplo do Satmex), que ficam praticamente na linha do horizonte (no caso do Brasil), a antena pode ser instalada de cabeça para baixo (ou seja, invertida). Assim consegue-se fazer o apontamento mais facilmente. Isto pq sabemos q antena offset tem angulação de elevação cerca de 22º a menos do que as com LNBF ao centro (focal point). Portanto, baixar 22º a menos q o horizonte é impossÁ­vel. A Áºnica saÁ­da é inverter a antena, assim calcula-se a elevação somando 22º Á  elevação informada pelo satélite.
    😉

  3. Como estou para morar num apartamento localizado no 18º andar de um prédio, gostaria de saber qual a solução para que este tipo de residência consiga aproveitar os sinais dos decoders, uma vez que o espaço entre prédios de edifÁ­cios impede a instalação de antenas, do mesmo modo que aqueles que residem em casas.Obrigado pela resposta

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here