Kit Carona: Como os multi LNBs captam o sinal do satÉlite

3043

Kit carona É uma adaptação muito bem pensada que se faz em uma antena parabólica para tv via satÉlite para que ela consiga captar o sinal de mais de um satÉlite ao mesmo tempo.

Originalmente uma antena parabólica É fabricada com o intuito de se captar o sinal de apenas um satÉlite com a maior qualidade possÁ­vel, e É justamente pensando na qualidade que se fabricam as antenas para captar apenas um satÉlite por vez.

Para uso profissional as antenas parabólicas são instaladas exatamente desta maneira, no entanto, os usuários domÉsticos de antenas parabólicas que não necessitam de ter 100% de confiabilidade na captação do sinal do satÉlite, com o tempo perceberam que as suas antenas estavam subutilizadas captando apenas um satÉlite por vez.

Antigamente era muito comum se ter antenas focal point com três metros de diÁ¢metro e atÉ mais que isto.

E foi justamente para o uso com antenas focal point grandes que surgiram os primeiros kit caronas, que logo começaram a ser produzidos comercialmente.

Do uso em antenas focal point grandes logo eles tambÉm foram adaptados para serem instalados em antenas offset, as pequenas antenas para Banda KU utilizadas pelas operadoras de tv via satÉlite.

kit carona
Kit Carona para antena offset

Os kits carona podem ser profissionalmente construÁ­dos ou mesmo adaptados com peças que tenhamos em casa e que serviam para segurar um LNB próximo ao outro, ou melhor, no ponto certo de foco do satÉlite que não estará captando o sinal refletido no ponto central da antena.

E É justamente esta a maior dÁºvida de quem quer instalar um kit carona, entender como É que se consegue captar o sinal de um satÉlite que não está refletindo no ponto central da antena.

Por isto que colocamos a figura abaixo mostrando como se dá a reflexão do sinal do satÉlite no kit carona, para que você possa entender com mais facilidade.

Como o sinal do satÉlite É captado no kit carona

No exemplo temos o satÉlite Amazonas e o satÉlite StarOne C2, o Amazonas está refletindo no ponto central, no cÉu o StarOne C2 está na posição orbital 70°W, ou seja, no cÉu ele está Á  esquerda do satÉlite Amazonas que está na posição orbital 61°W.

Já na antena a situação se inverte, por causa do sinal do satÉlite refletindo na antena parabólica, o Amazonas está sendo captado no ponto central da antena mas o sinal do StarOne C2 vai ser captado pelo LNB que está no lado direito.

Confira na figura.

lnb no kit carona


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here