Diferença entre os tipos de chave Diseqc existentes

14869

Avalie este artigo [starrater tpl=10]
O Diseqc (Digital Satellite Equipment Control) É um protocolo de comunicação entre o receptor de satÉlite e dispositivos de multi antenas ou motores diseqc.

Traduzindo, com o Diseqc É possÁ­vel captar diversos satÉlites usando apenas um receptor de satÉlite e ligando a ele diversas antenas ou motores que controlam antenas parabólicas, e o receptor vai conseguir controlar automaticamente a mudança de sinal captado entre um satÉlite e outro.

O DiSEqC foi desenvolvido pelo provedor de satÉlites europeu Eutelsat , que atualmente É quem dita os padrões para o protocolo Diseqc.

A chave Diseqc permite comunicação unidirecional e tambÉm bidirecional, entre o receptor de satÉlite e o equipamento que está sendo usando na outra ponta do cabo. Depende do padrão da chave Diseqc para a comunicação ser uni ou bidirecional.

As variações da chave Diseqc são:

Uma sÉrie de variações de DiSEqC existem:

“¢ DiSEqC 1.0 , que permite alternar entre atÉ 4 fontes de satÉlite

“¢ DiSEqC 1.1, que permite alternar entre atÉ 16 fontes

“¢ DiSEqC 1.2 , que permite alternar entre atÉ 16 fontes e controlar um motor de eixo para a antena parabólica

“¢ DiSEqC 2.0 , que adiciona comunicação bi -direcional para DiSEqC 1.0

“¢ DiSEqC 2.1 , que adiciona comunicação bi -direcional para DiSEqC 1.1

“¢ DiSEqC 2.2 , que adiciona comunicação bi -direcional para DiSEqC 1.2

As quatro primeiras variações foram padronizados em fevereiro de 1998, antes do uso geral da televisão digital por satÉlite .

As versões posteriores são compatÁ­veis com as revisões mais antigas, mas as revisões mais antigas não são completamente compatÁ­veis com os padrões mais novos, e em que esta informação É importante?

Se você tem um receptor de satÉlite que só É compatÁ­vel com Diseqc 1.0, não adianta comprar uma chave Diseqc com padrão 1.1 que não vai funcionar nele.

Mas se você tem um receptor de satÉlite compatÁ­vel com Diseqc 1.1 ele vai funcionar com chaves Diseqc 1.0 e 1.1.

Abaixo colocamos uma tabela com a compatibilidade entre os padrões aceitos pelos receptores de satÉlite e as chaves Diseqc.

diferenca-tipos-chaves-diseqc

1 COMMENT

  1. Como foi mencionado no inÁ­cio da citação, a chave diseqc 1.0 serve para a grande maioria dos usuários dos receptores porque suporta até 4 satélites diferentes, o mais comum é usar as seguintes combinações:

    OI TV + CLARO
    SKY + CLARO
    OI TV + SKY

    E assim por diante. O HISPASAT ou AMAZONAS servem para obter as chaves da liberação dos canais e não passam pela chave diseqc por que é ligado no tuner 2 do receptor.

    A chave diseqc se conecta a qualquer uma das combinações possÁ­veis citados no exemplo acima, e a saÁ­da da chave diseqc é conectada ao receptor no tuner 1 e na configuração do mesmo, especifica-se o nÁºmero de LNBF’s por exemplo: LNBF1 para o satélite principal e LNBF2 para o satélite secundário, não esquecendo também da porta de comunicação de cada uma das LNBF’s.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here