Como captar TV Digital Terrestre com uma antena parabólica

248

Muitas pessoas que me enviam mensagens aqui no GPS.Pezquiza.com têm dúvidas sobre como usar uma antena parabólica para captar a TV Digital Terrestre.

Acontece que, quando a antena parabólica está completa, com o LNB conectado ao cabo coaxial e este ligado à entrada da antena de TV Digital Terrestre na televisão, não é possível utilizar a antena para a captação da TV Digital Terrestre. No entanto, é possível adaptar a antena parabólica para que ela possa captar a TV Digital Terrestre.

A adaptação da antena parabólica tem como objetivo melhorar o ganho de sinal.

Em teoria, a antena parabólica consegue captar o sinal da TV Digital Terrestre em toda a área do prato da antena e esse sinal é direcionado para as hastes de captação da TV Digital Terrestre que estarão no local onde o LNB costumava ficar, aumentando bastante o ganho de sinal TDT em relação a uma antena de TV Digital Terrestre comum.

Para realizar a adaptação, é necessário utilizar uma antena parabólica offset, que pode ser adquirida usada e não precisa ter o LNB, mas é importante que tenha o braço de suporte do LNB e, de preferência, o adaptador que segura o LNB no braço de suporte.

Além disso, serão necessários materiais como dois pedaços de madeira, uma caixa de mini projeto, revestimento de Vinil Líquido para revestimento de cabos de ferramentas, tinta spray cinza, cabo coaxial RG6, folha de cobre ou chapa de aço, tesoura para corte de chapas metálicas, chassis fêmea montar “F” Connector, alicate de ponta, solda elétrica, chave ajustável ou conjunto de soquete, multi-bit chave de fenda, entre outros materiais.

A parte real de recepção da antena é chamada de antena Bowtie ou Butterfly, que é excelente para a captação da TV Digital Terrestre UHF porque possui uma ampla largura de banda e uma impedância próxima à impedância do cabo coaxial de TV de 75 ohms, permitindo que seja conectada diretamente à TV. Normalmente, esse tipo de antena tem um elemento refletivo plano que é colocado atrás da gravata borboleta.

Segundo o executor do projeto, ele experimentou usar a bowtie com o refletor, como esta antena TDT normalmente seria usada, excluindo o prato da parabólica do conjunto, mas o desempenho foi inferior ao uso do prato.

O conjunto utilizado para a captação foi a antena parabólica + bowtie, posicionado na direção da estação de transmissão que se deseja receber.

Nos Estados Unidos, onde foi feita a captação, há uma calculadora online para calcular as dimensões da antena de gravata borboleta em cerca de 600 MHz, que corresponde ao canal de transmissão americano 35, que era o canal mais distante que se queria receber.

A calculadora online pode ser acessada no site https://www.diytvantennas.com/sbgh.php

Nós publicamos o passo a passo sobre como fazer a adaptação de uma antena parabólica offset (Banda KU) para captar os canais da TV Digital Terrestre no seguinte link:

COMO USAR ANTENA PARABÓLICA COMO ANTENA PARA TV DIGITAL TERRESTRE