Uma dúvida que é recorrente nas mensagens que recebo aqui no GPS.Pezquiza.com é:
– Como usar uma antena parabólica para a captação da TV Digital Terrestre.
Pois é, de fato uma antena parabólica, quando completa, com o LNB ligado ao cabo coaxial e este ligado à entrada para antena de tv digital terrestre da televisão, não irá adiantar para a captação da tv digital terrestre. No entanto, é possível, como você verá abaixo, adaptar a antena parabólica para que esta passe a captar a TV Digital Terrestre, tirando o LNB do conjunto pois ele não servirá aqui como amplificador, assim como serve para a tv via satélite.
O resultado final da antena ficará assim:

Qual o objetivo dessa adaptação: o ganho de sinal.
Em teoria, será colhido o sinal da TDT em toda a região do prato da antena e este sinal será focado nas “hastes” de captação da TV Digital Terrestre que estarão no local onde está o LNB, aumentando o ganho em relação a uma antena TDT comum.
O material que foi usado nessa adaptação:
1) antena parabólica offset, pode ser usada e não precisa ter o LNB, mas precisa do braço de suporte do LNB e de preferência que tenha o adaptador que segura o LNB no braço de suporte, pois será a posição onde ficarão as hastes de captação da TV digital terrestre.
2) Dois pedaços de madeira, nesse caso o executor do projeto usou (1/2 polegada por 10cm por 60cm). Os comprimentos podem ser cortados mais tarde.
3) caixa de mini projeto.
4) Revestimento de Vinil Líquido do tipo para revestimento de cabos de ferramentas.
5) tinta spray cinza. Você pode optar por não pintar nada, fica a seu critério.
6) Cabo coaxial RG6, dependendo das suas necessidades, é recomendíel o RG6 ao invés do RG59 porque ele tem menos perdas em frequências UHF.
7) folha de cobre ou chapa de aço.
8) Tesoura para corte de chapas metálicas.
9) Chassis fêmea montar “F” Connector.
10) alicate de ponta, solda elétrica, chave ajustável ou conjunto de soquete, multi-bit chave de fenda etc.
11) 3 metros de EMT (tubulação metálica elétrica) galvanizado de 1 polegada de diâmetro. Essa foi a necessidade do executor do projeto, você tem que usar conforme a sua necessidade.
12) 90cm de tubo de plástico preto ABS 1 1/4 de polegada de diâmetro. Também a necessidade do executor do projeto, use conforme a sua necessidade.
13) Variedade de parafusos de madeira.
14) Pedaços de cintas de metal do encanador.
Explicação sobre a parte técnica da antena
A parte real de recepção dessa antena é chamada de antena Bowtie ou Butterfly.
É excelente para a captação da TV digital terrestre UHF porque possui uma ampla largura de banda e possui uma impedância próxima à impedância de cabo coaxial de TV de 75 ohms. Isso permite que ele seja conectado diretamente à TV.
Normalmente este tipo de antena tem um elemento refletivo plano que é colocado atrás da gravata borboleta. Segundo o executor do projeto, ele experimentou usar a bowtie com o refletor, como esta antena TDT normalmente seria usada, excluindo o prato da parabólica do conjunto, mas o desempenho foi inferior ao uso do prato.
O conjunto usado para a captação foi a antena parabólicas + bowtie, colocado na direção da estação de transmissão a ser recebida.
Como a captação foi feita nos Estados Unidos, lá há uma calculadora on-line para calcular as dimensões da antena de gravata borboleta em aproximadamente 600 MHz que corresponde ao canal de transmissão americano 35, pois esse era o canal mais distante que se queria receber.
A calculadora online usada pode ser acessada no site http://www.changpuak.ch/electronics/Butterfly-Antenna
Após a montagem e teste, foram recebidos 11 canais numa área considerada de difícil captação, segundo o executor do projeto, com várias colinas ao redor.
A antena então foi classificada, pelo executor, como com desempenho extremamente satisfatório.
São necessários ajustes finos de elevação e direção pois a antena passa a ser muito sensível em relação à focagem do sinal, assim como ocorre na captação da tv via satélite.
Layout com dimensões, da antena Bowtie no quadro de madeira

A imagem dá a largura de toda a montagem como sendo 15 polegadas (38,1cm) de ponta a ponta.
Os tamanhos das peças de madeira não são críticos, mas os tamanhos dos triângulos são.
Para a frequência central de 600 mHz, as dimensões dos triângulos são 5 polegadas (12,7cm) de altura por 7 1/4 polegadas (18,41cm) de largura. Deve haver uma folga de 1/2 polegada (1,27cm) entre as duas extremidades pontiagudas dos triângulos e é onde os dois terminais do cabo coaxial RG6 são soldados.
Montar a caixa de plástico do projeto entre os laços da antena

Antes de montar a caixa de plástico do projeto, perfure um orifício de 1 polegada (2,54cm) na parte inferior, expondo diretamente as extremidades dos laços.
Também perfure um buraco de 1/4 de polegada (0,63cm) no lado da caixa que vai para baixo. Este orifício será para a montagem do conector fêmea “F”.
Faça as conexões de solda do condutor central para um lado da gravata-borboleta e solde o outro gravador para o condutor externo ou terra do conector “F”.
A caixa do projeto deve ser montada com dois parafusos de madeira.
Vedar a caixa com vinil líquido após a montagem dela


Uma vez que as conexões dentro da caixa são feitas, elas devem ser protegidas com cola quente.
As rachaduras onde a caixa de plástico se fixa à estrutura de madeira também devem ser seladas com cola quente.
Quando tudo isso estiver seco, o metal deve ser pintado com vinil líquido. Pinte o metal em camadas finas deixando cada camada seca antes de aplicar a próxima.
Certifique-se de que as bordas do metal estejam revestidas.
Pintar a antena com a tinta cinza


Montar a antena Bowtie no braço da antena parabólica


A parte de madeira da montagem no braço de metal da antena parabólica foi fixada com um parafuso através do braço de metal e quatro parafusos através de cintas de metal.
Isso garantiu que a montagem e a antena parabólica se mantenham integras durante um eventual mau tempo.
Acrescentado 90cm de tubo de plástico para antena parabólica

Coloque um pedaço de tubo de plástico preto na parte de trás da antena parabólica, como mostrado.
1 1/4 de polegada encaixa perfeitamente no suporte.
Aperte os parafusos na montagem para que não se mova. Isso irá deslizar mais tarde sobre o comprimento de 1 polegada por 10 pés de EMT (Electrical MetalicTubing) galvanizado.
Um furo foi perfurado no tubo de plástico no EMT e um parafuso auto-perfurante foi inserido para impedir que a antena parabólica se movesse para fora do EMT. Mais buracos e parafusos podem ser adicionados se forem necessários.
Conecte o cabo coaxial ao conector fêmea “F” e proteja com fita isolante à prova d’água.

O conector macho “F” do cabo coaxial deve ser apertado a mão e, em seguida, todas as partes metálicas devem ser protegidas contra intempéries com algumas camadas de fita isolante flexível.
A tampa da caixa de plástico também deve ter algumas camadas de fita isolante para cobrir as costuras.
Montagem final e uso da antena parabólica para tv digital terrestre

A antena deve ser montada em um local em que a visada para o lado da torre de transmissão não seja obstruída, de preferência longe de outros objetos de metal.
É preferível manter a antena longe das árvores, pois elas terão um efeito de bloqueio no sinal, pois esses sinais estão na faixa inferior de microondas.
Como esta antena é extremamente direcional, para sinais extremamente distantes, uma melhor recepção pode ser obtida ajustando a elevação do prato. Caso contrário, mantenha o prato a 90 graus do horizonte.
Você pode otimizar esta antena para uma determinada faixa de canais, alterando o tamanho da gravata borboleta.
Como mencionado anteriormente no artigo, esta antena foi otimizada para 600 megahertz.
Espero que faça bom proveito desse tutorial, até mais.
.