Bi apontamento entre os satÉlites SES 6 (Oi TV) e Intelsat 11 (Sky). PossÁ­vel ou não?

46022

Acabei de receber um questionamento atravÉs do facebook sobre a possibilidade de se fazer bi apontamento entre os satÉlites da Sky, o satÉlite Intelsat 11, e o satÉlite da Oi TV, SES 6.

O satÉlite da Sky fica na posição orbital 43°W e o satÉlite da Oi TV na posição orbital 40,5°W.

Para quem não sabe, o bi apontamento É a captação do sinal de dois satÉlites ao mesmo tempo usando apenas uma antena equipada com somente um LNB simples, desta maneira este Áºnico LNB precisa captar ao mesmo o sinal dos dois satÉlite.

Sim, o bi apontamento É possÁ­vel para diversos pares de satÉlites que se encontram bem próximos um do outro, mas É preciso levar em consideração não somente a proximidade dos satÉlites em relação Á  sua posição orbital, como tambÉm a proximidade da elevação entre estes satÉlites e a proximidade do ajuste do giro do LNB entre estes satÉlites.

Se algum destes ajustes estiver muito distante um do outro o bi apontamento fica comprometido, pois haverá uma grande perda de canais ao se fazer este bi apontamento ou possivelmente não será possÁ­vel fazer este bi apontamento.

Há alguns anos era famoso o bi apontamento entre os satÉlites Amazonas, posição orbital 61°W, e o satÉlite Estrela do Sul, posição orbital 63°W. O satÉlite Estrela do Sul foi substituÁ­do posteriormente pelo satÉlite Telstar 14.

Era um bi apontamento fácil mas em que haviam perdas dos canais com sinal mais fraco em ambos satÉlites.

Pegando todos os dados dos dois satÉlites, tanto satÉlite Amazonas quanto satÉlite Estrela do Sul, É possÁ­vel se perceber que as diferenças de ajustes entre os dois satÉlites eram bastante equilibradas, veja os dados para apontamento em GoiÁ¢nia:

– Posição orbital: Amazonas 61W e Estrela do Sul 63W, diferença de 2 graus.
– Elevação: Amazonas 66,2 graus e Estrela do Sul 64,8 graus, diferença de 1,4 graus.
– Giro do LNB: Amazonas -34,2 graus e Estrela do Sul -38,4 graus, diferença de 4,2 graus.

Para um melhor bi apontamento a antena deve ser ajustada para ficar no meio de todas as posições necessárias para captar o sinal destes satÉlites, ou seja, no meio da posição orbital entre os satÉlites, no meio da elevação entre os dois satÉlites e no meio do giro do LNB entre os dois satÉlites.

Desta maneira, o melhor ajuste para o bi apontamento entre o satÉlite Amazonas e o Estrela do Sul eram:

– Posição orbital: 62W
– Elevação: 66,9 graus.
– Giro do LNB: – 36,3 graus.

No caso do bi apontamento entre os satÉlites Intelsat 11 e SES 6 para GoiÁ¢nia nós terÁ­amos os seguintes dados:

– Posição orbital: SES 6 40,5W e Intelsat 11 43W, diferença de 2,5 graus.
– Elevação: SES 6 68 graus e Intelsat 11 69,1 graus, diferença de 1,1 graus.
– Giro do LNB: SES 6 26,9 graus e Intelsat 11 20 graus, diferença de 6,9 graus.

Neste caso o que me desagrada mais É a grande diferença do giro do LNB, pois com certeza há uma grande perda de sinal por conta destes 6,9 graus que irão gerar uma diferença de giro de LNB para cada satÉlite ao se ajustar o bi apontamento, de 3,45 graus, mas mesmo assim É possÁ­vel conseguir o sinal dos canais mais fortes em ambos os satÉlites.

Veja só, neste caso o bi apontamento para estes satÉlites aqui em GoiÁ¢nia, em seu melhor ajuste, teria os seguintes dados:

– Posição orbital: 41,75 W
– Elevação: 68,55 graus.
– Giro do LNB: 23,45 graus.

Agora É você quem tem que pegar os dados dos satÉlites aÁ­ para a sua região e fazer os cálculos e o teste de bi apontamento.

Quanto menor a diferença de posição orbital entre os satÉlites melhor será o bi apontamento, diferenças maiores que 3,5 graus de posição orbital tendem a não funcionar ou ter resultados muito ruins de bi apontamento.