Como resolver a ausência de sinal no receptor de satélite

157802

Sabe quando você liga o seu receptor de TV via satélite com aquela vontade de conferir a programação das suas emissoras favoritas e de repente vem aquela frase que chateia todo mundo: “Sem sinal”. E aí? Você sabe o que fazer para dar um jeito nesse problema?

Este é realmente um momento que nos deixa bastante chateados, mas é preciso manter a calma e começar a buscar as possíveis causas para este problema no seu receptor de TV via satélite.

Causas para oReceptor de TV via Satélite ficar Sem Sinal

– Comece dando uma boa olhada no clima; nuvens pesadas são um dos principais motivos que deixam o seu receptor de TV via satélite sem sinal, já que elas bloqueiam o sinal vindo do satélite, impedindo que a sua antena parabólica consiga captar a quantidade de sinal necessária para o bom funcionamento do receptor.

Aqui no GPS.Pezquiza.com temos excelentes matérias sobre o efeito da chuva na recepção de sinal da TV via satélite.

Vale a pena conferir: ANTENA PARABÓLICA, CHUVA FORTE E O SPRAY MÁGICO

Confira listas de canais [clicando aqui](https://gps.pezquiza.com/?s=lista).

E IPTV clicando aqui.

– Depois confira se não há nada bloqueando a passagem de sinal para a antena e que esteja perto dela; de repente um galho de árvore ou qualquer outro tipo de obstáculo imprevisível, como o seu vizinho ter resolvido aumentar a altura do muro bem em frente à sua antena, podem estar deixando o seu receptor de TV via satélite sem sinal. Pode ter ocorrido também de algum objeto ter acertado a sua antena parabólica, a deixando inoperante, como o caso que mostrei na seguinte matéria.

Leia: ANTENA PARABÓLICA DESTRUÍDA POR UM GALHO DE ÁRVORE DURANTE VENTANIA

– Se não é este o problema, vamos conferir os cabos. É melhor que o seu cabo seja inteiriço desde a antena até o seu receptor de TV via satélite. Se ele tem emendas, pode ser que uma destas emendas tenha escapado, provocando a perda de sinal. Esteja sempre preparado para resolver este tipo de problema. Se as emendas são inevitáveis, tenha em casa todo o material necessário para repará-las rapidamente. Só assim você poderá garantir a sua diversão sem tanta dor de cabeça.

– Ainda no cabo, se você não fez um bom isolamento contra umidade nas pontas do cabo, pode ter entrado água e oxidado a malha do cabo, provocando a perda de sinal. Tem cabo que acumula tanta água que chega a comprometer o receptor, podendo até mesmo queimar. Procure comprar um cabo de maior qualidade, ele vai dificultar a ação da água infiltrar na malha, garantindo muito mais tempo de assistir TV e menos tempo na manutenção e troca dos cabos em sua instalação de TV via satélite.

Tabela de produtos:

– Confira também se a malha do cabo coaxial não está fechando curto no LNB. Se a malha de alguma maneira alcançar o fio central do cabo coaxial, ela fecha curto e alguns receptores informam isso como perda de sinal ou “LNB Panic”. Essa é uma situação comum, principalmente quando o cabo é montado por pessoas que não têm tanta experiência no assunto, deixando aquele tanto de fios da malha sobrando para fora da capa de proteção do cabo e até mesmo do conector. Algumas sobras de fio podem te causar uma dor de cabeça. Se você não sabe montar o seu cabo coaxial, deixe que o atendente da loja de antenas o monte para você.

– Passemos agora às chaves ou divisores que você usa entre a antena parabólica e o seu receptor de satélite. Confira se essas chaves: DiSEqC, diplexer, de divisão de sinal entre outras, não estão danificadas. É comum deixar essas chaves soltas e não presas em locais onde estejam protegidas. Chaves soltas no chão, em cima do telhado, embaixo do telhado, mas num local onde possam ser comprometidas por outros agentes, podem sofrer com diversos agentes corrosivos diferentes, como a água com cloro que muitas pessoas usam para limpar a casa.

– Se você tem mais de um receptor de satélite ligado ao mesmo LNBF, pode ser que o cabo de um deles esteja provocando curto no LNBF e com isso provocando perda de sinal nos dois receptores. Pode ser que eles estejam mal configurados e “brigando” para enviar voltagens concorrentes para o LNB, o que provoca a perda de sinal.

– Também confira se o receptor de satélite não tem algum problema no tuner ou em outra peça, como a fonte liberando menos energia do que o necessário para o bom funcionamento do seu receptor de satélite, o que acaba gerando a informação ‘sem sinal’ no seu receptor de satélite.

Se você precisa de um bom receptor de satélite para captar canais abertos via satélite StarOne D2, dê uma olhada nessa boa opção.

Outras boas dicas para consertar a falta de sinal no seu receptor de TV via satélite são:

Dicas para consertar a falta de sinal no receptor de tv via satélite

– Verificar a posição da antena parabólica: É importante certificar-se de que a antena está apontada para o satélite correto, além de não estar bloqueada por obstáculos como árvores, prédios ou outras estruturas. Ajustar a posição da antena pode melhorar significativamente a qualidade do sinal recebido.

– Checar a configuração do receptor: É possível que o receptor esteja configurado incorretamente ou que alguns parâmetros estejam desatualizados. Verificar as configurações de frequência, polarização, taxa de símbolos e outras opções do receptor de TV via satélite pode ajudar a resolver o problema de falta de sinal.

– Analisar a qualidade do sinal mostrada pelo seu receptor de TV via satélite: É importante avaliar a qualidade do sinal recebido pelo receptor de satélite, usando um medidor de sinal ou recurso de diagnóstico do próprio receptor de satélite. Isso pode ajudar a identificar problemas de interferência, atenuação ou outros problemas técnicos que podem estar afetando o sinal. É importante também que você saiba quais são os números de parâmetros normalmente mostrados pelo seu modelo de receptor de TV via satélite, pois eles podem variar de modelo para modelo.

– Verificar a instalação elétrica: Problemas na instalação elétrica da residência ou prédio onde o receptor de satélite está instalado podem interferir na qualidade do sinal. Verificar a fiação elétrica, disjuntores, aterramento e outros aspectos da instalação elétrica pode ajudar a garantir que o receptor esteja recebendo energia suficiente e estável para operar corretamente.

– Consultar um técnico especializado: Se as dicas acima não resolverem o problema, é recomendável buscar a ajuda de um técnico especializado em instalações de antenas para TV via satélite. Um profissional qualificado pode realizar uma análise mais detalhada do sistema e identificar problemas que não são evidentes para usuários comuns.

Estas são algumas dicas do GPS.Pezquiza.com para que você possa verificar por que o seu receptor de satélite está sem sinal. Tem mais dicas para acrescentar? Mande para nós através do e-mail [[email protected]](mailto:[email protected]).

Confira listas de canais clicando aqui.

E IPTV clicando aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here