Por que É melhor destruir seu celular usado ao invÉs de vende-lo

4967

Na hora de comprar um celular novo a primeira idÉia que nos vem Á  cabeça É vender o celular usado para complementar o dinheiro do celular novo.

Eu faço isto e não devo estar errado ao apostar que você tambÉm o faz.

Infelizmente esta É uma atitude errada e que coloca a nossa privacidade em grande risco, junto com ela tambÉm podemos ter um enorme prejuÁ­zo financeiro ao termos nosso dados bancários roubados e tambÉm de diversos aplicativos nos quais podemos fazer compras com apenas alguns toques de tela.

Quem fez esta constatação estarrecedora foram os pesquisadores da computação da Universidade de Cambridge que afirmam que Restaurar as Configurações de Fábrica, função presente nos smartphones Android, não adianta praticamente nada para proteger os dados gravamos durante o uso dos nossos celulares.

Ao Restaurar as Configurações de Fábrica na realidade nós estamos dando acesso ao próximo usuário do nosso celular a todos os dados que gravamos anteriormente nele, se este usuário tiver um pouco de conhecimento de computação.

Que dados são esses? Mensagens de texto SMS, usuários e senha cadastrados de diversas contas e aplicativos que usamos, acesso aos aplicativos do Google, usuário e senha de acesso aos aplicativos de mensagens instantÁ¢neas do facebook, WhatsApp e outras e tambÉm acesso aos aplicativos de rede social como facebook, Twitter e outras.

AlÉm disto É tambÉm possÁ­vel acessar arquivos gravados em nosso smartphone como fotos e vÁ­deos, por exemplo.

Os pesquisadores da Universidade de Cambridge fizeram testes em diversas marcas de smartphones: Google (Nexus), HTC, LG Electronics, Motorola e Samsung e em todas elas encontraram a mesma facilidade de acesso aos dados dos usuários.

Este problema de facilidade de acesso aos dados foi encontrado apenas no smartphones Android, e sim, ele tem solução, no entanto, a solução continuaria a eliminar a possibilidade de venda do smartphone usado.

A solução seria criptografar a memória do smartphone com uma senha, só teria acesso aos dados do celular o portador desta senha.

Os pesquisadores da Universidade de Cambridge, que usaram softwares de recuperação de dados de memórias flash disponÁ­veis no mercado para realizar a pesquisa, concluÁ­ram que É melhor destruir o seu celular usado do que vende-lo, se você quiser preservar os seus dados e a sua privacidade.