Novo padrão DVB para a transmissão 4K nos satélites e tv terrestre foi aprovado… Tvs 4K atuais se tornaram obsoletas por causa disto

134

Avalie este artigo [starrater tpl=10]
Quem tem tv 4K atualmente pode ficar com um grande pepino na mão, um problema similar ao que aconteceu com quem comprou as primeiras tvs de tela plana que não vinham com o sintonizador digital embutido, vão precisar comprar um receptor de tv padrão 4K externo se quiserem sintonizar os canais 4K.

É que as TVs 4K que foram fabricadas primeiro saíram de fábrica com um tipo de sintonizador 4K que necessita de muita banda de transmissão para que os canais suportem a qualidade da imagem em Ultra Alta Definição.

A largura de banda, ou quantidade de dados necessários para um canal digital ser transmitido e captado, é um sério problema tanto para as transmissões via satélite quanto para as transmissões de tv terrestre, quanto mais largura de banda menos canais cabem em uma frequência (TP) de transmissão.

Mas esta semana o Comité Director DVB entregou no Reino Unido um novo padrão para a transmissão de 4K seja via satélite ou transmissão terrestre.

A nova especificação é a DVB-UHDTV Fase 1 que permite a transmissão de uma resolução de imagens de 3840×2160 em 60 Hz e promete muito melhor profundidade de cor com 10 bits por pixel ao invés de 8 bits.

    Deixe agora seu nome e e-mail para receber de graça nossas notícias. 94 MIL PESSOAS já recebem. APROVEITE!!!
    Você deixou seu nome e e-mail? Chegou um e-mail lá na sua Caixa de Entrada pedindo para você confirmar, FAÇA ISTO AGORA ok?

Quando se tornar oficial o padrão DVB-UHDTV deverá ser implantado em toda a Europa, e há uma grande chance que ela conquiste diversas outras regiões do mundo.

Isto por que a DVB-UHDTV utiliza um padrão de compressão que vem sendo financiado e utilizado pelo Netflix para a transmissão de conteúdo em resolução 4K para seus assinantes via internet, o HEVC,que oferece o dobro da taxa de compressão de dados em comparação com MPEG-4/H.264, ou seja, enquanto o número de pixels na resolução 4K quadruplica em relação à resolução Full HD, a quantidade de dados para a transmissão em resolução 4K, usando a HEVC só aumenta em duas vezes a largura de banda.

Além desta economia de 50% de banda em relação ao padrão atual de transmissão 4K, o investimento na compressão HEVC tende a aumentar exponcialmente com investimento dos principais players de conteúdo do mercado.

O trabalho no desenvolvimento de novos padrões de transmissão 4K do Comité Director DVB, no entanto, só começou.

Ainda falta liberar um padrão para a transmissão de conteúdo via internet, já que o DVB-UHDTV é somente para a transmissão terrestre e via satélite, e a tendência é que a IPTV se torne tão grande ou até maior que as transmissões over-the-air.

novo padrão dvb-uhdtv