Um estudo feito pela Universidad Carnegie Mellon do Reino Unido chegou à conclusão de combater a pirataria de conteúdo digital baixado via P2P não aumentou a venda do conteúdo original que estava sendo pirateado no Reino Unido.
Mais, o estudo também comprovou que o combate a páginas que facilitam a descarga de conteúdos via torrent, como o famoso PirateBay, não teve efeitos positivos e nem negativos, na realidade tudo continuou como antes.
O único efeito conseguido com o bloqueio de páginas como o PirateBay, que vem ocorrendo no Reino Unido desde 2012, foi levar os usuários deste tipo de serviço pirata a encontrarem novas formas de acessar o conteúdo pirata, seja usando VPN ou proxys para continuar a baixar o conteúdo proibido.
Para chegar a tal conclusão, a Univerisdade Carnegie Mellon analisou dados disponibilizados pelas operadoras de internet do Reino Unido desde 2012 até este ano de 2015.
No entanto, houve um ponto de observação neste estudo a favor de uma empresa que tem já declarou várias vezes que tem se beneficiado da cultura da pirataria de conteúdo digital em todo o mundo, o Netflix.
Segundo o estudo, o bloqueio a páginas de procura de arquivos para P2P acelerou o crescimento de assinaturas do Netfix em 12%.
Outra conclusão a que os pesquisadores chegaram é de que, quem traça as estratégias de combate à pirataria digital são pessoas que não tem a menor noção sobre o funcionamento da internet, tentar bloquear um serviço de troca de arquivos pela internet é o mesmo que tentar tomar a água do mar com canudinho, cada serviço fechado é a oportunidade para que surjam dezenas de outros serviços de troca de arquivos.
Fechar estes novos serviços não tem nenhuma efetividade.
O estudo no entanto não sugere nenhuma forma de combater a pirataria de conteúdos digitais.
Alguns Memes divertidos já começaram a surgir sobre o bloqueio de páginas como o PirateBay, um exemplo é o que colocamos abaixo.
