Brasil na lista negra de pirataria dos Estados Unidos

821

Os Estados Unidos divulgou no inÁ­cio deste mês de maio a lista “Special 301” que classifica 95 paÁ­ses com relevante importÁ¢ncia comercial com os Estados Unidos em relação Á  pirataria de produtos americanos.

O Brasil já figurava nesta lista como um paÁ­s com grande desrespeito aos direitos de propriedade e autorais, e na lista negra deste ano o Brasil continua firme lá.

A lista tem três tipos de classificação, Priority Foreign Country – PaÁ­s Estrangeiro Prioritário, Priority Watch List – Lista de Observação Prioritária e Watch List- Lista de Observação, sendo que as duas Áºltimas classificações são as piores e que recebem retaliações comerciais do governo norte americano.

O Brasil está na Áºltima lista, a Watch Lista.

A reclamação dos norte americanos contra os brasileiros está na falsificação de diversos produtos de marca e tambÉm na pirataria digital, principalmente via internet.

Dizem os americanos que reconhecem os esforços brasileiros para o combate a pirataria, mas este esforço ainda não É suficiente e que o Brasil necessita de uma atenção bilateral para resolver seus problemas quanto ao direito de propriedade.

A tal lista “Special 301” faz referência Á  seção 301 da lei americana que permite ao governo americano retaliação comercial contra os paÁ­ses que figuram nela sem necessidade de autorização da OMC – Organização Mundial do ComÉrcio.

Os americanos tambÉm estão reclamando muito quanto Á  questão da lei dos remÉdios genÉricos no Brasil que quebra a patente de diversos medicamentos desenvolvidos nos Estados Unidos.

Quais serão estas medidas comerciais que os americanos pretendem tomar contra o Brasil?

paÁ­ses que figuram na lista negra de pirataria americana
PaÁ­ses que figuram na lista negra de pirataria dos Estados Unidos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here