WhatsApp terá chamadas de voz em 2015 e por que isto É importante

817

Duas novidades do WhatsApp para 2015 já estão agitando o mundo das telecomunicações neste final de ano.

A primeira e menos impactante É a chegada da versão web do aplicativo de comunicações que diminuiu sensivelmente o mercado de mensagens via SMS no mundo todo, os usuários do WhatsApp a muito pedem uma versão para computador, e este pedido será atendido no próximo ano com um aplicativo oficial via web.

A segundo já está causando uma enorme dor de cabeça para operadoras de telefonia no mundo, É a chegada das chamadas de voz no WhatsApp.

E se você pensa que isto não tem importÁ¢ncia tão grande assim, pois já há diversos aplicativos que oferecem ligações voip nos smartphones e para computadores, e o WhatsApp seria só mais um concorrente, saiba que está muito enganado.

Para explicar de uma maneira simples, o grande problema dos aplicativos que oferecem ligações via internet É conseguir que um grande grupo de pessoas que se relacionam utilizem este mesmo aplicativo para chamadas de voz.

Foi justamente neste Á­tem que não conseguiu sucesso aplicativos de chamadas de voz pela internet com grande renome, como o Skype, o nome mais lembrado quando se fala em ligações de voz pela internet.

Muita gente conhece o Skype mas não são todos que usam o aplicativo e por isto, ele não É a melhor opção para unificar os amigos em um aplicativo que faz ligações de voz pela internet.

Este será o motivo do sucesso do WhatsApp nas chamadas de voz, ele já conquistou uma base de usuários tão grandiosa por causa da troca de mensagens que É difÁ­cil encontrar pessoas que tem smartphone e não usam o aplicativo.

Mais difÁ­cil ainda É encontrar quem usa WhatsApp e não tenha uma enorme lista de amigos e familiares conectados no aplicativo, ou seja, uma enorme lista de conhecidos que podem ser contactados a apenas um clique.

Se os usuários do WhatsApp já tem os seus principais contatos usando WhatsApp via mensagens de texto, quando chegarem as ligações de voz no WhatsApp É natural que elas deixem de fazer ligações pela rede de telefonia da operadora para passar a fazer suas ligações pela internet.

Mas não É apenas em sua base de contatos que o WhatsApp leva larga vantagem em relação Á  concorrência e atÉ Á s operadoras de telefonia, como todos sabem, o grande problema da internet móvel na maioria dos paÁ­ses do mundo É a baixa velocidade de conexão, a maioria dos usuários do WhatsApp, segundo a própria empresa, se conectam via rede 2G, que tem velocidade de conexão muito abaixo da rede 3G e da rede 4G.

Para conseguir oferecer conexão de voz com qualidade neste tipo de rede, o WhatsApp implementou um novo codec que promete comprimir os áudio para um valor muito baixo tornará possÁ­vel ligações de voz com qualidade mesmo nas redes 2G e este será mais um grande trunfo das chamadas voip pelo WhatsApp que o fará muito superior aos outros aplicativos que oferecem ligações de voz.

Vale lembrar tambÉm que para o WhatsApp não existe o problema de ser de uma ou outra operadora, os usuários do aplicativo poderão ligar com voz entre si sem pagar um centavo por isto, alÉm da conexão de internet.

A chegada das ligações de voz via WhatsApp irão causar um grande impacto nas redes de telefonia de todo o mundo, tornando de vez os planos de voz das operadoras de telefonia em um serviço secundário, dando Á  conexão de internet uma importÁ¢ncia ainda maior do que a que tem atualmente.

Para nós brasileiros no entanto, a situação para conexão de internet móvel está ficando a cada dia mais complicada, quem não puder assinar um plano de internet móvel praticamente não terá conexão móvel já que as operadoras não manterão a redução de velocidade para a internet prÉ paga, conforme já falamos aqui no GPS.Pezquiza.com, clique aqui e leia sobre isto.

Na imagem deste artigo você vê como será a interface das ligações de voz via WhatsApp.


whatsapp-chamada-de-voz