Vale a pena comprar este kit (além de ser muito importante fazer isto)

977

É um conselho que dei aos amigos que seguem o GPS.Pezquiza.com com constância no último ano: comprem um kit de produção de energia solar, seja ele um kit pequeno ou grande, conforme o valor que você pode despender para isto. Não negligencie este conselho, ele poderá impactar de maneira importante a sua vida num futuro próximo.

A lógica é bem simples, nossa sociedade atual já está totalmente dependente de energia elétrica, seja em casos bastante impactantes como a manutenção da estrutura digital para comunicação, comercialização, pagamentos, etc. Seja para casos os quais até esquecemos que estamos dependentes da energia elétrica, como iluminar nossa casa, abrir e fechar o porta de casa, usar ferramentas, carregar equipamentos eletrônicos, cozinhar em utensílios elétricos e por aí vai.

Quando falta energia elétrica é aquele desespero em qualquer casa. Na minha é assim e sei que na sua não é diferente, nos tornamos praticamente reféns desta comodidade.

Se você tem dinheiro para montar um sistema robusto de geração de energia elétrica off grid e armazenamento em um bom banco de baterias, ótimo, aconselho procurar os serviços de uma empresa especializada para te ajudar com a empreitada.

Mas se você é como eu, que no momento precisa espremer o máximo para ver se consegue montar um kit simples, é pra você mesmo esta matéria, vamos falar sobre quais são os ítens que comporiam um kit simples e vou também deixar um exemplo do que você conseguiria tocar com esse kit.

Melhor ainda, para que você posteriormente possa pensar em um kit que lhe atenda da melhor maneira possível, vamos falar alguns pontos importantes sobre um kit de geração de energia off grid. Se você lembrar de algo que não coloquei aqui pode me enviar um recado no e-mail richardelima@gmail.com.
de
– Um kit simples é composto por um gerador de energia conectado a um controlador de carga que estará conectado a uma bateria que por sua vez estará conectada a um inversor de energia.

– Tenha em mente que ao montar nosso kit devemos pensar no seguinte: a velocidade com que o nosso gerador de energia consegue produzir determinada quantidade de energia, a quantidade de energia que a nossa bateria consegue armazenar e a velocidade com a qual iremos usar determinada quantidade de energia. Importante também é saber até que potência de equipamento o nosso inversor irá suportar o funcionamento pois não adianta querer ligar um equipamento super potente em um inversor que só suporta um conjunto de lâmpadas de led comuns.

– O ideal é produzir mais energia do que se gasta e se possível durante o dia, enquanto estiver usando ainda sobre um pouco de energia para ir para o armazenamento.

Como estamos falando de um kit simples, o melhor é você escolher bem os equipamentos que são essenciais (de verdade) para você, os quais você irá usar, quando necessário, conectados a este kit.

São ferramentas como uma furadeira, uma serra tico tico de potência baixa (400w), algumas lâmpadas…?

Um kit básico também é ideal para se levar para um local onde não há pontos de energia elétrica disponível.

Ele não é um kit para te garantir energia para ser usada ininterruptamente e com muitos equipamentos ao mesmo tempo, mas com certeza, sabendo usar não vai faltar para o que é importante.

Por último quero também te deixar a ideal para que você use na sua casa para conectar algum (alguns) aparelhos de potência mais baixa e que você não quer que fiquem nunca sem energia. Exemplo: modem de internet e roteador wifi, carregadores de celular, alguma automação específica como alimentação automática para peixes no seu aquário, a bomba de oxigênio de um aquário, etc.

Por fim quero indicar para você assistir, logo abaixo, a um vídeo do canal especializado em energia solar, Luciano Batista, em que ele mostra um kit simples de geração e armazenamento de energia solar. Só quero colocar uma informação que ele não colocou no vídeo e que com certeza você quererá saber: o valor para montar um kit como o que ele mostra no vídeo gira em torno de R$ 800. Você pode melhorar um pouco esse kit com bateria com mais amperagem, controlador de carga mppt e até mais uma placa solar de 50W. Aí o valor do kit deverá subir para cerca de R$ 1.500.

Assista: