UMA TV, CINCO RECEPTORES, COMPUTADOR, ROTEADOR E MODEM QUEIMADOS POR UM RAIO

1188

Hoje o leitor Odorico nos enviou uma triste história, via e-mail, à qual todos nós estamos sujeitos de que também aconteça conosco, veja aí:

Do nada, um raio caiu na minha antena ASR-5 metros, às três da manhã, sem que estivesse chovendo, apenas uma garoa, tipo sereno. E queimou todos os esquipamentos. Além da cerca elétrica e o aparelho de ar condicionado, que estavam conectados na energia elétrica, queimou também minha TV Sony de 55″, 5 receptores, computador, roteador, modem, etc. Estes últimos estavam desconectados da rede, como cabo retirado da tomada. A força destruidora alcançou todos os equipamentos via cabo de rede da internet ou cabo HDMI. Um baita prejuízo.

Para completar, a placa mãe da TV Sony, embora a TV seja relativamente nova, não é mais fabricada pela empresa, o que torna impossível o conserto a não ser que se consiga uma placa velha, retirada de outra TV.

A matéria poderia abordar os dois problemas: 1) a irresponsabilidade da fábrica que descontinua a fabricação de peças havendo milhares de equipamentos em uso. Isso é crime, não?

2) O que fazer para para evitar a ação desses raios? Que tipo de aterramento? Existe algum para-raios de baixo custo que possa ser instalado por um leigo? Em que local da antena se deve conectar tais fios?

Grato.

Rapaz, quanto a esta questão do raio é realmente uma tristeza, se você mora em uma região que é constantemente atingida por raios ou se a sua casa é mais isolada de outras casas ou construções na sua região o melhor é que você mantenha um bom aterramento para a sua rede elétrica e para os seus equipamentos.

Já tratamos deste assunto aqui no GPS.Pezquiza.com nas seguintes matérias, é bastante relevante que você as leia:

Aterramento da antena parabólica é importante? Como fazer?

ATERRAMENTO DA ANTENA DE TV DIGITAL TERRESTRE PARA MELHORAR O SINAL

Em relação ao aterramento, considero importante que ele seja executado por profissionais que saibam o que estão fazendo, se executado por um leigo o resultado pode não ser tão efetivo e descargas posteriores podem lhe causar novos prejuízos.

Outro ponto importante que notamos no seu e-mail é o fato de os equipamentos atualmente serem ligados em série e isto criar mais caminhos para a descarga elétrica passar de um equipamento para outro queimando todos em sequência. Além das tomadas da rede de energia, os cabos de rede, como você descreveu, também serviram de condutores para a descarga que queimou os seus equipamentos de informática que estavam ligados ao roteador, ou seja, o modem e o computador. Provavelmente a descarga veio através da televisão que também, imagino, estava ligada ao seu roteador através de um cabo de rede.

Você também pode evitar esse tipo de “acidente” usando em suas ligações com cabo de rede um protetor contra descargas elétricas formulado especialmente para ser usado em cabos de rede, entre o equipamento que você irá usar e o roteador você coloca um protetor de descargas elétricas e diminui substancialmente as chances de esse tipo de evento queimar todos os seus equipamentos novamente.

Esse tipo de equipamento não custa muito barato levando em consideração a quantidade de equipamentos ligados à rede e que precisam, cada um, de um protetor. Também tem que saber escolher pois alguns modelos só são efetivos se trabalham com cabos de tamanho mais curto, de um metro ou pouco mais que isto, cabos maiores comprometem a efetividade da proteção.

Pesquise no Google sobre o seguinte equipamento: protetor de surto rede rj45.

Vamos então falar da sua televisão, você não disse o modelo dela mas por se tratar da marca Sony já sabemos que é uma marca que realmente não costuma manter peças de reposição por muito tempo no mercado. A Sony inclusive já teve que pagar indenização para consumidor por não ter mantido peça de reposição para conserte de um de seus modelos de televisão, apesar de o Código de Defesa do Consumidor não estipular o prazo em dias ou anos, o que ele diz que a empresa deve manter peças de reposição durante o prazo do que seria a vida útil do produto. O juiz entendeu que a vida útil de uma televisão é de 10 anos e deu ganho de causa ao consumidor.

Procon e Juizado de Pequenas Causas são bons locais para você resolver este problema com a fabricante.

Se desejar uma solução mais rápida e por conta própria um bom local para conseguir esta placa mão que necessita é no Ebay, de uma pesquisada por lá pois sempre há muitas placas de tv à venda no site.

Por fim, uma antena de 5 metros? Aí já é uma antena da NASA, rapaz, quantos satélites tá captando com essa antena?

Muito obrigado por seu relato e continue conosco.

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial