TV DIGITAL TERRESTRE COM RESOLUÁ‡ÁƒO 8K ESTÁ EM TESTES… NO JAPÁƒO

382

Está aÁ­ lutando para captar tv digital terrestre com resolução HD (que nem É Full HD) e de quebra ainda tem uns canaizinhos em baixa resolução.

Então morra de inveja pois os japoneses já estão perto de entrar na era do 8K na TV Digital Terrestre.

Vale destacar que a resolução 8K (7680 Á— 4320) É dezesseis vezes mais nÁ­tida (isso mesmo, dezesseis vezes) que a resolução Full HD (1920X1080) e quatro vezes mais nÁ­tida que a resolução 4K.

A resolução 8K, que ganhou o belo apelido de Hi Vision, já está disponÁ­vel para os japoneses atravÉs do satÉlite, em transmissão aberta. Durante 12 horas por dia o canal pÁºblico NHK está disponÁ­vel para os japoneses.

O desafio para os japoneses agora É vencer a barreira da compressão para emitir o mesmo canal (e outros) em resolução 8K na TV Digital Terrestre. A barreira É o fato de que, sendo uma resolução dezesseis vezes maior que o Full HD, a transmissão de um canal em Hi Vision (8K), necessita de uma banda de transmissão muito grande para ser feita.

Fazendo uma conta de bobo, na mesma transmissão onde cabe um canal 8K caberiam dezesseis canais Full HD.

A Tv pÁºblica da Itália tambÉm fará testes de transmissões em 8K via TDT, bem mais discretos que os do Japão, e tambÉm está disponibilizando sinal em 8K em um satÉlite Astra.

Para os brasileiros fica a esperança de quem sabe um dia, levando em conta que o sistema de tv digital terrestre brasileiro É baseado no padrão japônes.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aÁ­ vai!

.