TV 32 polegadas 4K existe? E quais as melhores opções para comprar?

419

TV 4K de 32 polegadas?! Será que existe ou não modelos de tv menores com tela de tecnologia 4K? Se não existe será isto um complô para que as pessoas com menor poder aquisitivo não tenham acesso às tecnologias mais modernas em televisores?

Recebi, aqui pelo contato do GPS.Pezquiza.com (richardelima@gmail.com) o e-mail de um leitor que me escreveu revoltado com o fato de não estar conseguindo encontrar para comprar um televisor com tela de resolução 4K. Ele levantava muitas hipóteses para a provável não fabricação de televisores com resolução 4K, entre elas, impedir as pessoas de menor poder aquisito acessarem essa tecnologia de tela tão desejada atualmente por quem deseja comprar uma televisão.

Tv 32 polegadas, mercado, fabricantes e o que isso significa

Analisando questões de mercado sobre o tamanho de telas de televisão, o que vemos é que a tv 32 polegadas, no atual momento, está classificada como um produto de baixo custo e por esse motivo para o tamanho de tela 32 polegadas são destinadas características e tecnologias abaixo da média. Por exemplo, se olharmos para uma tv um pouco acima da 32 polegadas, a tv de 40 polegadas, conseguiremos encontrar modelos com muito mais qualidade de imagem e tecnologia que modelos do mesmo fabricante em 32 polegadas.

Isto acontece pois os fabricantes de televisores costumam planejar os modelos que irão vender ao mercado, visando os países que mais consomem, em total de aparelhos, aquele determinado produto que eles irão produzir. Neste nosso exemplo, a televisão.

Desta forma o mercado norte americano, europeu e do leste da Ásia é que determina qual prioridade de tecnologia o fabricante irá colocar em qual tamanho de tela. Sendo assim, esses mercados preferem televisoes de tela maior (cada vez maior), relagando a tv 32 polegadas a um nicho específico de uso para cômodos menores (até mesmo para a cozinha).

A tv de 32 polegadas, nesse caso, serveria como uma tv para um local que não é a sala de tv desses consumidores mas eles querem ter, nesse local, uma tv para ligar de vez em quando e continuar a ver algum programa ao vivo ou que esteja passando na tv linear.

Veja como isso é importante para a definição de como as fabricantes irão ofertar uma tv 32 polegadas para todos os países aos quais elas vendem seus produtos. Até mesmo a função Smart TV é questionada, em alguns desses grandes mercados consumidores, como não sendo necessária em tvs de 32 polegadas pois muitos dos consumidores desse tamanho de tela, nestes países, consideram o aparelho como simplesmente um monitor de vídeo seja para câmeras de segurança, para exibição de publicidade em lojas, etc.

Os modelos de televisão e as tecnologias que esses televisores carregam, que são ofertados nos demais países (Brasil entre eles) são sempre uma cóoia, às vezes até simplificada em qualidade e tecnologia, dos aparelhos ofertados nesses países com maior consumo e que ditam como serão os aparelhos.

Limitações para a produção de um TV 32 polegadas 4K

Existe alguma limitação para que se fabrique um televisor de 32 polegadas com tecnologia 4k? De maneira alguma. Há sim, nas fabricantes de televisões, tecnoligia suficiente para produzir televisões de 32 polegadas com tela de resolução 4K, mas economicamente ela não faria tanto sentido como aparentemente é de se pensar.

Primeiro pelo motivo de que a resolução 4K permite que se possa assistir televisão em modelos de tela maior, “sentando-se” mais próximo ao aparelho, mantendo um excelente conforto visual com esta proximidade. Esse é um ponto muito favorável para que o primeiro modelo de televisor “menor” com tela 4K a ser priorizado pelos fabricantes seja a televisão 40 polegadas.

Segundo esta linha de raciocínio chegamos a um segundo forte motivo para que não se fabriquem tvs de 32 polegadas: o custo de se fabricar uma tv 32 polegadas 4K ou uma tv 40 ou 43 polegadas 4K é praticamente o mesmo, tornando a questão lucratividade (retorno financeiro) de se ofertar em larga escala um modelo de tv 32 polegadas 4K, muito irrelevante.

Por fim a tv 32 polegadas não se beneficiaria tanto da tecnologia 4K justamente por ser um aparelho de tamanho reduzido e, portanto, com pixels de tela de tamanho reduzido. A maioria dos espectadores nem perceberia a diferença de resolução entre uma tv 4K e uma tv 32 polegadas convencional à venda no mercado atualmente. Isso faria com que, numa decisão de compra preço a preço, eles optassem por um modelo 32 polegadas tela convencional mais barato ou um modelo 40 polegadas 4K com preço similar à 32 polegadas 4K, fazendo as televisões de 32 polegadas 4k simplesmente serem um fracasso de vendas

Boas opções de televisão 32 polegadas para se comprar

Diante de todo o exposto acima, se você achou que não haviam modelos de tv 32 polegadas à venda no mercado e que eles não estariam acessíveis aos brasileiros, de certa forma você errou e de certa forma você também acertou. Como disse o colega que me motivou a escrever esta matéria: tem que ter bala na agulha para comprar, veja essas opções:

SAMSUNG 32 polegadas Classe QLED Q60A Series – 4K UHD Dual LED Quantum HDR Smart TV com Alexa integrada (Modelo QN32Q60AAFXZA, 2021)

Tida como a melhor TV 32 polegadas 4K dispnível no mercado… mas não no mercado brasileiro.

Só pelo nome do aparelho você já consegue entender a quantidade de excelente tecnologia embarcada nessa 32 polegadas 4K e consegue imaginar o preço da brincadeira. É uma televisão que não fica nada a dever para tamanhos de tela bem maiores que ela. Excelente contraste, ótimo brilho, tela anti reflexiva que funciona muito bem. A função Smart Tv dessa 32 polegadas é aprimorada com os melhores aplicativos disponíveis para as principais Smart Tvs da Samsung.

Essa 32 polegadas Qled 4K da Samsung tem um baixíssimo atraso de vídeo em suas entradas, o que a torna uma escolha excelente para jogadores dos consoles de game mais atuais e exigentes. Ela, não entanto, ainda não é a melhor tela para jogos por sua limitação de 60Hz de atualização e tempo de resposta um pouco mais lento que modelos de tela maior da mesma linha.

Essa tv também tem um excelente upscaling para vídeo de baixa resolução (ajudado pelo tamanho reduzido da tela de 32 polegadas), o que o torna também uma excelente opção para a conexão de aparelhos com saída HD ou Full HD, como um reprodutor de DVD, por exemplo. Os aparelhos mais antigos que se quiser conectar nela necessitarão de um adaptador de vídeo se não tiverem saída HDMI, a única presente nessa tv da Samsung.

Apesar de toda a boa tecnologia presente na 32 4K Q60A da Samsung, ela não é uma tv para substituir uma tela grande 4K se você é um amante de cinema, por exemplo. Nos mercados onde é vendida ela é tida como uma televisão para se instalar no quarto de hóspedes. Só aí você já imagina para qual público o aparelho é destinado.

Se mesmo assim você ainda deseja comprar esta tv 32 polegadas 4K da Samsung, é possível fazer um pedido dela na Amazon dos Estados Unidos por cerca de 450 dólares e a Amazon envia para a sua casa fazendo todo o desembaraço aduaneiro aqui no Brasil. No final das contas, entre tv, frete e desembaraço você deverá desembolsar cerca de R$ 7 mil reais para exibir o aparelho na sua casa.

TV 32 polegadas Samsung QN32LS03TBFXZA

Se você achou o modelo de tv 32 polegadas 4K da Samsung muito caro e acha que optar por um modelo um pouquinho mais simples pode ser uma boa opção, vai se surpreender ao dar uma olhada nessa TV 32 polegadas Full HD, também da Samsung, o modelo QN32LS03TBFXZA.

Apesar de não ser 4K, esta TV 32 polegadas também trás embarcada a tecnologia QLED. Ótimo brilho, ótimo contraste, com trabalho HDR, ficando muito pouco a dever aos modelos maiores da mesma linha.

A função Smart TV desta TV 32 polegadas QLED também trás o melhor software Smart TV da Samsung, o Tizen. Esta 32 polegadas também trás o que a de mais avançado em aplicativos para Smart TVs da Samsung, não ficando, nesse quesito, com nada a dever para os modelos mais caros da fabricante.

Para você ter uma ideia do status dessa 32 polegadas, o modelo dela é conhecido como “The Frame” pois foi pensado para ser pendurado na parede como se fosse um quadro, vindo, até mesmo, com uma moldura que pode ser instalada nas bordas da televisão. Adiconalmente a isto ela também exibe, como descanso de tela, imagens de obras de arte através de um aplicativo específico da Samsung para este modelo de televisão.

Esta TV 32 polegadas QLED The Frane é um modelo de 2020 pois, ao lançar a linha The Frame 2021, a Sansung retirou o tamanho de tela de 32 polegadas.

Mas o surpreendente mesmo é o preço pelo qual é vendido esta TV (que não está presente no mercado brasileiro): 557 dólares, mais cara que a tv 32 polegadas 4K citada acima. Com mais 627 dólares você paga para a Amazon o frete mais a previsão de desembaraço alfandegário… Quero nem fazer as contas disso daí, é uma grana alta.

TV Samsung 32 polegadas UN32N5300 – a tv dos menos afortunados

Eu não sei você, mas eu, infelizmente, não tenho como comprar nenhum dos dois modelos de tv 32 polegadas citados acima. Dessa fprma, o melhor mesmo é optar por aquela que foi eleita a melhor opção de tv 32 polegadas para o cidadão comum brasileiro: a TV Samsung 32 polegadas UN32N5300.

É um modelo antigo que ainda pode ser encontrado no Brasil, apesar de ser um tarefa complicada neste moento. Ele já esteve disponível no Mercado Livre mas numa procura rápida, hoje, não o encontrei disponível.

A maior vantagem da Samsung 32 polegadas UN32N5300 é que ela tem uma tela Full HD que entrega uma boa relação custo benefício. Outro ponto forte é o ângulo de visão amplo, ou seja, a imagem permanece decente para aser assistida mesmo se você não sentar de frente para o televisor. Mais ainda, esta tv também tem como sistema operacional para a sua função Smart TV o ótimo Tizen OS, o que lhe confere acesso aos melhores aplicativos desenvolvidos para Smart TVs da Samsung.

Se você a encontrar ainda no mercado, com um preço decente, compre.

Valeu por ter chegado até aqui e continue no GPS.Pezquiza.com.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.