SONOFF SLAMPHER É FÁCIL DE CONFIGURAR – LÂMPADAS COM COMANDO DE VOZ

159

Para quem viu a matéria e o vídeo que fiz ontem sobre a chegada dos Sonoff Slampher importados da China (sem taxação), esta é a segunda parte do negócio, mostrando como é muito fácil, é fácil demais, configurar e colocar para funcionar esses Sonoff Slampher.

Leia: PASSARAM O IMPORTA FÁCIL SEM TAXAÇÃO MAS EMBALAGENS FORAM DETONADAS PELOS CORREIOS

Confira esse Sonoff Slampher na Gearbest, valor excelente de R$ 50 (out/2019) – https://bit.ly/33GnVd3

Devo dizer que, para mim, teve até uma surpresinha na pós configuração, que é a possibilidade de configurar em que estado (On ou Off) o Sonoff Slampher estará, quando se aciona o interruptor referente ao bocal de lâmpada onde o Slampher está conectado.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Que diferença isso faz?

É simples, como o Slampher estará entre o bocal e a lâmpada, ou seja, ele é um “extensor” para o bocal, é natural que ele bloqueie a passagem de energia para a lâmpada, quando o interruptor comum (o que já está instalado) é ligado, deixando dessa forma o Slampher aguardando o comando para ligar a lâmpada (afinal foi para isso que ele foi desenvolvido).

Isso é esperado como comportamento do Slampher pois se o interruptor daquela lâmpada está desligado, o Slampher não vai funcionar de maneira alguma pois ele não estará recebendo energia nenhuma, é a mesma coisa que “puxar da tomada” o Slampher se você deixa o interruptor desligado.

Por outro lado se você deixa o interruptor o tempo todo ligado, o Slampher precisa ser comandado somente via aplicativo ou comando de voz para ligar ou desligar a lâmpada. Qual o problema disso? Se for uma casa igual a minha, onde convivem 5 pessoas, vai ser complicado fazer todo mundo aderir a este tipo de comando, afinal, ainda não é o padrão para as lâmpadas, imaginamos que um dia será.

O Slampher vem configurado de fábrica para não acender a lâmpada ao ser energizado, ou seja, se o interruptor que manda energia para ele se encontra desligado e alguém for lá e ligar, achando que vai ligar a lâmpada, o que acontecerá, por padão de fábrica das configurações do Sonoff Slampher é que a lâmpada continuará desligada. Por sorte a própria Sonoff colocou a possibilidade de mudar o estado inicial do Slampher para acender a lâmpada quando for energizado. Dessa maneira a lâmpada passa a responder como era o natural antes da instalação do Slampher e os usuários podem optar por apagar ela por comando de voz ou pelo interruptor, lembrando que se apagar no interruptor ele não poderá aos comandos de acender via aplicativo ou voz já que o Slampher estará desenergizado.

Qual é a solução 100% para que o Sonoff Slampher fique o tempo todo energizado e ainda responda tanto ao interruptor quanto ao comando de voz? É comprar um interruptor RF (rádio frequência), que é um interruptor sem fio, aí você pode ligar a fiação do interruptor comum e isolar esse interruptor. O custo é de mais ou menos R$ 40.

Mas eu digo tranquilamente que essa solução via configuração está me atendendo tranquilo aqui, sem maiores transtornos. Há um único senão. Uma das principais ideias do Sonoff Slampher é você pode comandar as lâmpadas, via internet, quando não estiver em sua residência, preparando a casa para a sua chegada ou mesmo para simular que há alguém em casa. Para essa opção, se você sair e deixar os interruptores comuns desligados, já sabe, não haverá como comandar as suas lâmpadas quando estiver afastado de sua residência.

No vídeo abaixo, que gravei para o canal GPSPezquizaOficial, você confere como é fácil configurar o Sonoff Slampher.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.