Se eu comprar uma TV 4K que programação irei assistir?

8391

Recebi este questionamento ontem via WhatsApp que achei muito pertinente já que estamos num momento de transição de tecnologia nos televisores o que confunde muitos consumidores sobre o que É essa tal de TV 4K.

Ao comprar uma TV 4K qual seria mesmo a programação que se pode assistir com ela?

A dÁºvida surge por que geralmente quando aparece alguma reportagem sobre TV 4K É dado bastante destaque para o fato de que as emissoras brasileiras ainda não transmitem a sua programação em 4K e nem se tem previsão de quando isto irá acontecer.

Basta esta informação para confundir muitos consumidores, que acabam entendendo que por não haver programação sendo transmitida em 4K tambÉm não há como assistir nenhuma programação em um televisor 4K, já que ele É de tecnologia nova e, entendesse que ele deve captar a programação 4K somente.

Felizmente não É bem assim, os televisores 4K tambÉm estão preparados para captar a transmissão digital terrestre atual, em resolução HD, ou seja, da mesma maneira que o consumidor consegue assistir a programação das TVs abertas brasileiras, Globo, SBT, Band, Record e outras via transmissão terrestre, ele tambÉm conseguirá assistir usando uma TV 4K, basta ligar a antena na televisão e sintonizar os canais.

A TV 4K tambÉm está preparada para ser usada com os receptores de TV por assinatura, DVDs, computadores e outros aparelhos que possam ser conectados a qualquer televisor comum e que enviem imagem para a televisão.

Ela tambÉm consegue tocar arquivos de vÁ­deo atravÉs de pendrives conectadas Á  porta USB da TV 4K, da mesma maneira que fazem os televisores comuns vendidos no mercado brasileiro.

Usando um dos mÉtodos de captação de imagem a qualidade de imagem será semelhante Á quela imagem obtida nas televisões Full HD atuais.

No entanto, para desfrutar de toda a qualidade de imagem oferecida pelos televisores 4K será necessário conseguir vÁ­deos que ofereçam toda esta qualidade, e no momento o local para se conseguir estes vÁ­deos, legalmente ou não, É atravÉs da internet.

O serviço de vÁ­deos on demand, ou vÁ­deos via internet, Netflix, já oferece no Brasil a sÉrie House of Cards em qualidade 4K e as próximas temporadas de suas sÉries originais tambÉm devem ter a mesma qualidade de vÁ­deo.

O Netflix pode ser usado diretamente nos televisores 4K atravÉs de um aplicativo que já vem instalado na televisão ou pode ser instalado posteriormente em diversos modelos, pesquise antes de adquirir para ter certeza que a TV É compatÁ­vel com o Netflix.

O Youtube tambÉm já conta com diversos vÁ­deos em resolução 4K e tambÉm já vem instalado na maioria dos televisores 4K.

Para quem É adepto de baixar filmes da internet, tambÉm É possÁ­vel encontrar muito conteÁºdo com qualidade de imagem 4K nos mÉtodos de compartilhamento de arquivos.

Ou seja, não É por falta de conteÁºdo que se deixar de curtir uma programação com qualidade de imagem 4K se você comprar um televisor 4K, no entanto, É preciso entender um pouquinho de internet para isto.

Se você só consegue e só utiliza os mÉtodos tradicionais para assistir televisão, ou seja, antena ligada direto no televisor, É melhor ficar de fora da onda do 4K por enquanto, mas muito em breve ela vai te arrastar, não tem jeito, o 4K já se tornou o padrão para a fabricação de televisores a partir deste ano de 2015.


conteudo-para-tv-4k-programacao-4k