Resolução 4K chegou Á  tv digital terrestre

830

Visitantes IBC, International Business Communications, em Amsterdã tiveram a oportunidade de conferir a demonstração da norma DVB-T2, a norma DVB para transmissão digital terrestre que permite, entre outras resoluções, a transmissão da resolução 4K Ultra HD na tv digital terrestre.

A transmissão das imagens em resolução 4K está sendo feita a partida do Torre Alticom em Amsterdã e cobre a área da exposição da IBC, as imagens são recebidas por um decodificador que trabalha com a norma HEVC T2. As imagens estão sendo mostradas em um televisor 4K Sony de 55 polegadas.

O conteÁºdo em 4K mostrado foi produzido pela Sony, a 3net Studios, o canal Discovery e a Imax.

As transmissões DVB-T2 tambÉm são recebidas atravÉs de um dongle USB DVB-T2 produzido pela Sony e são exibidas em um tablet da marca. O conteÁºdo É diferente do conteÁºdo 4K e foi produzido pela BBC.

O lado triste da notÁ­cia para os brasileiros É que a norma DVB-T2 É incompatÁ­vel com o padrão de tv digital terrestre brasileiro, o ISDB-T, ou seja, essa norma que já está pronta não poderá ser usada aqui no Brasil para transmitir o 4K atravÉs da nossa tv digital terrestre.

No entanto os maiores incentivadores e investidores na tv 4K são os japoneses que desenvolveram o ISDB-T que É usado no Brasil e apesar de ainda não termos notÁ­cias de que eles tambÉm já tem implementado a 4K para a tv digital terrestre, com certeza o padrão já está bem evoluÁ­do e em breve eles devem anunciar uma evolução do ISDB-T para transmissão da resolução 4K.

No entanto os brasileiros ainda não tem nem a resolução HD implementada pelas nossas emissoras de tv, imagina o 4K quanto tempo vai demorar para chegar por aqui?


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here