Recuperador de bateria automotiva FoxSur, Dessulfatador e Recarregador

0
439
carregador inteligente recuperador de bateria foxsur
Carregador Inteligente, reparador e dessulfatador de baterias automotivas FoxSur

Faz muito sucesso até hoje uma publicação que fiz no canal GPSPezquizaOficial mostrando um recarregador de pilhas comuns (teoricamente não recarregáveis). O vídeo, cujo link deixo logo abaixo para você conferir, mostra um desses produtos que, ao funcionarem, só podem receber um de dois tipos de classificação: gambiarra ou alta tecnologia. Pelo preço que paguei por aquele recarregador de pilhas comuns acho que na realidade ele fica pelo meio dessas duas classes de aparelho.

Pois o aparelho sobre o qual quero comentar com você, nesta matéria, também fica alí pelo meio do caminho entre a alta tecnologia e alguma gambiarra maluca. Trata-se de um “Recarregador Inteligente de Baterias 12V/24V com 7 Estágios de Atuação”. No primeiro momento você até pode pensar que o produto é igual/similar aos recarregadores de bateria inteligentes encontrados facilmente no mercado nacional, inclusive de marcas nacionais… Mas não é. Eu mesmo tenho um bom recarregador inteligente e fonte automotiva da conceituada marca Usina… Mas o tal do Recarregador Inteligente e Recuperador de Bateria da FoxSur se mostrou muito, mas muito superior ao recarregador Usina, quando falamos em dar vida nova a baterias usadas e até mesmo fazer rencascer das cinzas aquela bateria que você achava que já estava destinada ao lixo.

Abaixo eu deixarei as páginas do manual do aparelho para você ver como é o funcionamento dele em detalhes.

Recarregador Inteligente de Baterias 12/24V Automático de 7 Estágios para diversos tipos de bateria

Há o mesmo tipo de recarregador inteligente de baterias, da marca FoxSur, com potências variadas. Eu comprei o meu com a potência de 12 amperes para 12 voltes e 6 amperes para 24 volts. Segundo o fabricante ele é capaz de trabalhar, em 12 volts, comb baterias ou banco de baterias de até 200 amperes.

A minha ideia com esse carregador é manter uma bateria estacionária de 165 amperes hora (que comprei usada), pronta para o trabalho quando for necessário. E quando essa bateria terá que mostrar trabalho? Quando faltar energia aqui na minha residência, o que tem ocorrido com constância; nesse caso eu preciso manter em funcionamento uma chocadeira que consome em média 60 watts por hora.

Eu também tenho um pequeno sistema solar offgrid com apenas duas placas de 100 Watts cada, com o qual estou fazendo alguns testes para ver se compensa manter a chocadeira ligada sempre a esse sistema solar e um dos carregadores inteligentes, seja o Usina ou esse FoxSur, servindo como suporte de recarga quando a produção das placas solares não for suficiente para manter a chocadeira em funcionamento ao mesmo tempo em que carrega a bateria.

Eu já tinha feito alguns testes com o carregador inteligente da Usina, o meu é um de 15 amperes; e é um aparelho bem interessante mas após todo o ciclo de carga e manutenção que ele faz na bateria, ele indicava que a saúde da minha bateria estacionária já não estava assim tão boa. O indicador de carga final na bateria nunca ía até o ponto de estar totalmente carregada, ele sempre finalizava mostrando que a carga estava bem abaixo de uma bateria em bom estado.

Como eu comprei uma bateria usada sem nem ter a carcaça da bateria para dar como troca,pagando menos da metade do preço de uma bateria zero da mesma especificação, nem posso reclamar do estado em que a bateria está. Mas em uso até que ela se mostrou capaz de sustentar por doze horas uma lâmpada de cerâmica com 50W de potência e terminou o trabalho bem acima dos 12 volts.

Outro ponto a se destacar no carregador inteligente Usina é que, em funcionamento, carregando essa bateria, ele ligava a ventuinha e trabalhava durante muito tempo com ela em rotação bastante alta. O barulho era bastante perceptível mesmo que não se estivesse muito próximo ao aparelho.

A minha surpresa veio quando chegou o tal carregador inteligente e dessulfatador de baterias da marca FoxSur, importado através do Aliexpress.

Apesar de a beteria já estar com a carga máxima possível, segundo o carregador Usina, eu liguei o carregador inteligente FoxSur nele e ativei uma função que, apesar do carregador Usina declarar que também a tem, a função Reparador de Bateria, no FoxSur há como escolher essa função e no carregador da Usina é declarado que ela ocorre se você deixar o carregador ligado na bateria, depois que a função de recarregar a bateria é completada.

Muito bem, ativei a função de reparar a bateria e deixei o carregador inteligente FoxSur fazer o ciclo completo de reparação, que leva, no caso desse modelo de 12V/12a o tempo de 16 horas. Após a finalização do ciclo de reparação da bateria o voltimetro mostrava que a bateria estava segurando uma carga acima dos 13 volts. Com a carga completa pelo carregador inteligente da Usina ele finalizava mostrando uma carga de 12,6 volts, aproximadamente.

Resolvi então ligar o carregador da Usina na bateria e o carregador Usina também mostrou que a bateria passava a aceitar uma carga “completo” onde antes ela não aceitava.

Como eu sou desconfiado com essas coisas, achando que tudo não passava de uma pegadinha do malandro; resolvi testar o carregador inteligente FoxSur em uma bateria que eu sabia que já estava 100% descarregada, na certeza de que ele não iria dar conta de reviver essa bateria após o ciclo de reparação de 16 horas. A bateria em questão é uma bateria 12 Volts que vai dentro de uma caixa de som da Mondial, que parece uma mala. Há mais de um ano essa caixa de som deixou de funcionar através da bateria e agora eu descobri que o circuito que alimentava a bateria, queimou.

Vale destacar que o carregador intelignete de baterias da FoxSur, quando não ligado na tomada, funciona como um testador simples de bateria. Mostra a voltagem que a bateria está no momento. No caso da minha bateria descarregada totalmente, bem… ela estava totalmente descarregada e não tinha como mostrar voltagem nenhuma.

Coloquei a bateria no modo de reparação do carregador inteligente FoxSur e fui dormir, no outro dia pela manhã fui lá conferir o que tinha acontecido. No carregador mostrava mensagem de fim de ciclo de recuperação. tirei o FoxSur da tomada pela ele entrar em modo de teste e para a minha surpresa no displey do aparelho mostrava 12,9 Volts.

É claro que eu pensei que havia alguma coisa errada e resolvi deixar o carregador FoxSur em modo de teste, ligada naquela bateria por algumas horas. No período da terde voltei para olhar como o negócio estava e lá estava o display do FoxSur mostrando 12,9 volts. Af, me dei por vencido, o negócio é bom mesmo e funciona.

Mas vale destacvar que ele não vai ressucitar qualquer bateria morta, é óbvio que muitas delas não terão mais conserto, nem por uma tecnologia milagraosa dessas.

Quanto paguei no carregador intelignte FoxSur

Vamos então falar de preço, e vou também falar para você do preço que paguei no carregador da Usina, já que também o citei aqui nesta matéria.

O carregador inteligente Usina eu comprei através do Mercado Livre e paguei R$ 378, nesse preço já incluído o frete.

O carregador inteligente FoxSur eu paguei R$ 191 e comprei através do Aliexpress, nesse preço já está incluído o frete. Ele não foi taxado ao chegar ao Brasil.

Como eu disse anteriormente, o carregador Usina é um ótimo aparelho e além disso funciona também como fonte automotiva mas o carregador FoxSur, no quesito recuperação de bateria se mostrou muito superior ao Usina. No quesito carregamento simples de bateria ambos aparelhos se mostraram similares. Eu não tenho certeza se o carregador FoxSur tem ou não a função fonte 12 volts.

Veja abaixo o manual do carregador inteligente FoxSur 12V/12a 24V/6a.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.

manual do usuário carregador inteligente foxsur capa
Capa do Manual do Usuário do Carregador Inteligente de Baterias Automotivas FoxSur
Manual do Usuário Carregaodr Inteligente FoxSur
Manual do Usuário do Carregador Inteligente de Baterias Automotivas Foxsur