RECONHECIMENTO FACIAL PERMITIRÁ SACAR DINHEIRO EM CAIXAS ELETRÔNICOS

209

Está cada dia mais difícil fugir da controversa tecnologia do reconhecimento facial e de todo cruzamento de dados pessoais que podem ser atrelados a ele. Imagine só então atrelar a tecnologia de reconhecimento facial à possibilidade de você sacar dinheiro da sua conta sem precisar digitar senhas eletrônicas!?

Foi isso o que foi apresentado hoje, em Barcelona, pelo CaixaBank.

O CaixaBank está disponibilizando a “oportunidade” de sacar dinheiro, sem digitar senhas ou pins eletrônicos, simplesmente mostrando a face para o sistema de reconhecimento facial instalado em alguns dos seus caixas eletrônicos. Para começar a demonstrar a tecnologia para os seus correntistas, o CaixaBank disponibilizou, em quatro de suas agências bancárias, um total de vinte caixas com reconhecimento facial, todos eles permitem sacar dinheiro.

O CaixaBank prevê que até o mês de julho de 2019 todas as agências Store do banco terão caixas eletrônicos com o sistema de reconhecimento facial, ou seja, praticamente nenhum cliente do CaixaBank poderá fugir do sistema, apesar de ele não ser obrigatório e, mesmo com o reconhecimento facial, os terminais ainda continuarem a aceitar o saque via PIN. Mas o CaixaBank já está fazendo uma campanha com seus clientes, recordando-os que é comum os clientes terem transtornos por esquecerem suas senhas eletrônicas.

Fica fácil entender que, mesmo sem querer usar o sistema, em algum momento a face do cliente será capturada para o novo sistema de saques eletrônico. O registro dos rostos para o sistema é feito através de tablets usados pelos empregados nas agências em que os caixas eletrônicos forem instalados. Segundo o banco, numa pesquisa prévia, 70% dos correntistas disseram estar dispostos a usar o sistema de reconhecimento facial como alternativa às senhas eletrônicas.

O CaixaBank justificou o sistema de reconhecimento facial para seus caixas eletrônicos como uma forma de melhorar a experiência do usuário, dar mais segurança às operações e agilizar o saque de dinheiro nos terminais eletrônicos.

O sistema de reconhecimento facial contratado pelo CaixaBank é capaz de analisar 16 mil pontos da imagem do rosto do usuário, foi desenvolvido numa colaboração entre a Fujitsu e a FacePhi, que são pioneiras nessa área.

Viva a tecnologia?!

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial