O que há por trás do Bolsa Novela do Governo Federal?

938

O Governo Federal anunciou um programa este mês que foi prontamente apelidado de Bolsa Novela.

O programa Bolsa Novela É simples, para quem recebe o Bolsa FamÁ­lia o Governo Federal pretende desde doar um conversor para tv digital atÉ doar R$ 100,00 a mais no Bolsa FamÁ­lia para que o beneficiado possa adquirir o conversor ou usar como ajuda para comprar uma tv com conversor digital embutido.

Ato nobre do Governo Federal não É mesmo, querendo dar acesso Á  tv digital a todos os brasileiros? Mas não É bem assim.

O que o Governo Federal pretende com esta medida É fugir de um entrave que ele mesmo criou envolvendo os grandes grupos de telecomunicações do paÁ­s e os seus eleitores que ainda não puderam trocar seus televisores analógicos por televisores digitais. No meio do caminho ainda está a Copa do Mundo de 2014 e as OlimpÁ­adas de 2016.

O que o Governo fez inicialmente foi leiloar a frequência que hoje É usada para transmissão da TV Analógica Terrestre para que ela possa ser usada pelas operadoras de telefonia para prover Internet 4G. Mesmo sendo avisado que o uso da Internet 4G iria causar um apagão na TV Analógica o governo ignorou, já que a TV Analógica tem prazo certo para morrer de morte natural, 2016.

O Governo esqueceu da Copa do Mundo e das OlimpÁ­adas e o que estes eventos iriam pressionar o paÁ­s por conta da necessidade de comunicação online de alta qualidade.

Agora bateu o desespero para que as operadoras coloquem logo o 4G para funcionar, ou seja, instalem, testem e deixem a tecnologia bem afiada para a Época da Copa do Mundo, já que a internet móvel será uma das mais necessárias nestes eventos, na Copa das Confederações deste ano, sem ela, já deverá haver um caos no setor de telecomunicações das cidades envolvidas.

Mas se o Governo Federal simplesmente liberar a frequência do 4G para uso agora muita gente que ainda não conseguiu migrar para a TV Digital vai ficar sem assistir televisão e vai ser um caos maior ainda, É procurar briga com uma grande parcela da população, alÉm de tambÉm com grandes emissoras de tv que não querem perder parte de sua audiência para um apagão analógico.

Mesmo com o Bolsa Novela o entrave ainda É grande para resolver o problema, a meu ver não resolve nem 20% do problema criado.

Mas com certeza o 4G precisa começar a funcionar atÉ o inÁ­cio do próximo ano de uma forma madura.

E agora, teremos apagão analógico ou um apagão de internet na Copa do Mundo 2014?

Uma coisa É certa, a Copa do Mundo 2014 vai mostrar para o mundo o quanto o Brasil É um paÁ­s desorganizado e descompromissado.

Se está assim agora, imagina na Copa do Mundo?

2 COMMENTS

  1. Caro Richard

    Da forma como foi colocada a sua notÁ­cia, deu a entender que o inÁ­cio das operações do 4G no Brasil depende do fim de funcionamento da TV analógica, o que não é correto. Já existe uma faixa de operação para o 4G no Brasil, que é a de 2500 a 2690MHz. O governo pretende que se utilize a faixa de 700MHz depois da desativação da TV analógica, em 2016.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here