O que é Off Grid e On Grid na geração de energia elétrica em casa

3952

Para que é novo na microgeração de energia em casa, a qual estamos incentivando muito aqui no GPS.Pezquiza.com face à atual situação energética do nosso país, acaba se deparando com os termos Off Grid e On Grid quando vai procurar os equipamentos necessários à produção de energia elétrica em casa, chamada pelo governo federal como microgeração de energia.

Estes dois termos se referem à ligação da sua mini usina de geração de energia com a instalação elétrica da sua residência que pode ou não estar ligada à rede de distribuição de energia elétrica da distribuidora de energia da sua região.

Vamos começar pelo mais simples e também mais barato de se implementar, que é o sistema On Grid.

O sistema On Grid significa que você está produzindo a sua energia mas a produção de energia da sua usina não é auto suficiente, ou seja, ela não tem capacidade de suprir toda a necessidade energética da sua residência ou empresa, seja lá onde está instalada a sua pequena usina de geração de energia, seja ela solar, eólica, a combustível ou outra.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Desta maneira, o sistema é On Grid pois ele gera energia elétrica, está interligado à rede de energia elétrica da distribuidora de energia da sua região. O sistema On Grid pode até mesmo ter a capacidade de enviar a energia elétrica excedente que ele pode estar produzindo em determinado momento e não está sendo consumida na sua residência, no entanto, no final do mês você ainda terá que pagar consumo de energia para a distribuidora de energia da sua região pois a sua mini usina de energia não foi capaz de produção tanta energia elétrica quanto a consumida por você.

É interessante nota que quando a sua mini usina de geração de energia elétrica está regularizada junto à concessionária de distribuição de energia elétrica, eles tem que instalar para você um medidor de energia que regrida a contagem de kWh consumidos quando a sua usina estiver produzindo energia elétrica além da que você está consumindo e esta energia elétrica está sendo passada para a rede de distribuição de energia da concessionária, ou seja, ela estará disponível para que outros consumidores se utilizem dela.

Se a sua mini-usina nãon está regularizada e você continua a usar o medidor de energia convencional, ele não regride a contagem de energia gasta por você no caso da sua usina produzir energia excedente, ele simplesmente vai pausar a contagem de energia e você estará doando de graça a energia excedente para a concessionária de energia.

Vamos então ao sistema Off Grid, esse sistema significa que a sua mini usina de geração de energia é auto suficiente, ou seja, ela não vai depender da energia fornecida pela concessionária de distribuição de energia, mesmo que a sua casa ou empresa estejam interligados ao sistema da concessionária.

Este é o fato que geralmente gera mais confusão sobre o sistema Off Grid, pois muita gente acha que no Off Grid a micro usina de geração de energia não está interligada à rede da concessionária de distribuição de energia. Na realidade o sistema Off Grid pode ou não estar interligado à rede da concessionária, o que indica que ele é Off Grid é que ele deve produzir tanta energia quanto a energia consumida no local onde ele está instalado.

Isto signfica que no final do mês você não teria que pagar nada para a concessionária de energia?

Nada disto, se o seu sistema off grid está interligado à rede de distribuição de energia da concessionária da sua região, você terá que continuar a pagar a tarifa mínima de uso do sistema de energia elétrica, de acordo com o tipo de ligação do seu local, monofásico, bifásico ou trifásico.

Isto ocorre mesmo que o seu sistema Off Grid esteja enviado muita energia excedente para a rede de distribuição da concessionária e seu medidor de energia elétrica só roda ao contrário, pois pelo regulamento da micro geração de energia elétrica as micro geradoras não podem lucrar (vender) a energia elétrica excedente para o sistema nacional de energia elétrica… e nem para os seus vizinhos.

Se a sua micro usina geradora de energia não está interligada à rede de distribuição da concessionária não haverá tarifa mínima a se pagar para o governo.

Se a micro usina Off Grid está interligada à rede da concessionária pode até mesmo haver momentos em que você poderá consumir a energia vinda da rede da concessionária, no entanto no final do mês a quantidade de energia que ela doou à rede da concessionária foi maior que a quantidade de energia que ela necessitou usar da rede da concessionária.

Se a micro usina Off Grid não está interligada à rede da concessionária, ela vai ter que necessariamente produzir e armazenar energia de tal maneira que consiga suprir o consumo total do local onde ela está instalada… Se não conseguir vai ser necessário economizar no gasto de energia não é mesmo?

Aliás, o sistema Off Grid se torna muito mais caro para instalar justamento por que ele necessita impreterivelmente de armazenar a energia produzida para suprir energia nos momentos em que a usina não está conseguindo produzir, por exemplo, à noite para as usinas de energia solar ou na falta de vento para as usinas eólicas.

Para que você tenha uma idéia de valores, uma micro usina solar Off Grid para um consumo de aproximadamente 500 kW mensais vai custar em média R$ 30 mil instalada aqui no Brasil, e a tendência é destes preços subirem pois a procura está aumentando muito.

Já para o consumidor que opta por começar a gerar aos poucos, partir para o On Grid é a solução pois com R$ 2mil já é possível começar a gerar entre 30 e 50 Kw mês e ir diminuindo a dependência da energia da concessionária de distribuição de energia elétrica da sua região.

Esta diferença entre o total de energia gerada se dá pelas condições (capacidade) de geração de energia na sua região, pode ser que você não consiga ensolação para as suas placas de energia elétrica por todo o dia ou que as condições de vento na sua região não sejam as mais favoráveis para a geração de energia eólica.


off-grid-on-grid-microgeracao-de-energia-eletrica-energia-solar-eolica