O que é IPTV

1569

A televisão a anos já tomou o seu lugar como a principal fonte de entretenimento do homem.

Entra ano, sai ano e o homem atualiza as tecnologias de visualização, atualiza a maneira e a linguagem do conteúdo televisivo mas não deixa de consumir o produto televisão.

Com o advento da internet a televisão teve que se reinventar de uma forma radical, inclusive na maneira de transmitir o seu conteúdo, que anteriormente se limitava à radiodifusão, o cabo e os satélites e atualmente tem também que passar através da internet banda larga.

E é justamente sobre a transmissão da televisão via internet, o famoso IPTV, que vamos falar.

O que é IPTV?

IPTV (Internet Protocol Television) é um sistema em que os serviços de televisão digital são entregues através da internet usando o IP (Internet Protocol).

Os canais de vídeo e programas são entregues aos aparelhos de televisão através de uma conexão de banda larga, em vez de serem entregues através de cabos ou outros meios de transmissão convencionais.

Os fluxos de vídeo são codificados em uma série de pacotes de protocolo de internet e então disponibilizados para os mais diversos meios de acesso à Internet, onde podem ser recebidos por qualquer pessoa que tiver um set-top box e uma assinatura para o serviço IPTV.

Quando o IPTV é um serviço oferecido por uma operadora ele geralmente é atrelado a um pacote com outros produtos, como o acesso à internet e a telefonia, num tipo de comercialização conhecida como “Triple Play”.

Triple Play é um pacote completo que permite aos clientes assistir à TV, o navegador da internet e fazer ligações telefônicas, o que grande parte da população aqui do Brasil entende como venda casada.

Quando o Triple Play é oferecido, o IPTV é normalmente fornecido por um provedor de serviços usando a infra-estrutura de rede fechada, ou seja, mesmo trafegando através de rede de computadores, o conteúdo IPTV fornecido pela operadora não trafega por estrutura de rede de computadores que não pertença a esta determinada operadora.

[wp_ad_camp_2]
 

Multicast e Unicast

O IPTV suporta:

– a TV ao vivo (multicasting), Multicast IP é a tecnologia que oferece o conteúdo de vídeo para vários usuários simultaneamente,

– os vídeos armazenados, conhecido como serviço de Vídeo On Demand (unicasting), Unicast oferece o conteúdo de vídeo especificamente para cada usuário.

Para receber o conteúdo IPTV é necessário um computador, um aparelho de televisão com um set-top Box, ou qualquer outro aparelho ligado à internet que contenha um software preparado para a recepção de IPTV.

O conteúdo em vídeo é normalmente comprimido usando um codec MPEG2 ou MPEG4 e, em seguida, enviado no fluxo de transporte MPEG via multicast IP no caso da TV ao vivo ou via IP Unicast no caso do VoD.

Os protocolos básicos utilizados na transmissão de IPTV são o HTTP (Hyper Text Transfer Protocol), IGMP (IP Group Membership Protocol) e RTSP (Real Time Streaming Protocol). HTTP é o protocolo que os navegadores usam para se comunicar com os servidores e computadores para a transferência de dados.

A TV ao Vivo IPTV usa IGMP versão 2 para conectar aparelhos de televisão com o fluxo de multicast e mudar para outro fluxo multicast enquanto protocolo RTSP é usado para serviços de vídeo on demand.

É claro que os protocolos que citamos acima já variam bastante de acordo com o provedor de IPTV que você esteja utilizando, já que atualmente há uma enorme gama de oferta de IPTV e até mesmo a pirataria da TV por assinatura já tem uma bem estruturada rede de IPTV a serviço de seus clientes.


o-que-e-iptv