O Melhor Amplificador de Sinal Wifi do Mercado

996

A pedido do leitor Guilherme, vou meter o bedelho em um assunto aqui que é do interesse de 99% dos usuários de internet fixa, mas com certeza serão somente algumas considerações a fim de tentar ajudar você a ponderar antes de se decidir em comprar um amplificador de sinal Wifi ou mesmo um roteador potente.

O Guilherme enviou a seguinte pergunta para o e-mail do GPS.Pezquiza.com:

Meu prezado,

Vc poderia elucidar para os seus seguidores, qual É O MELHOR AMPLIFICADOR
DE SINAL WIFI que temos a disposição no mercado?

Atualmente, o que se tem é uma verdadeira confusão dada a enorme quantidade de aparelhos
sendo anunciados como sendo o Melhor!!!

Grato

Antes de mais nada tenho que dizer que eu gostaria que o questionamento do Guilherme sobre o melhor amplificador de sinal Wifi tivesse vindo com o exemplo de uso que ele pretende fazer desse aparelho e alguns exemplos que ele tem visto ou pesquisado, que se dizem o melhor aparelho.

Acontece que nesse campo aí é imprescindível se considerar o uso que se fará do dispositivo, é uso residencial ou em empresa? A edificação em que se usará o aparelho contem muitas paredes entre o local onde ele será instalado e o local mais distante onde se pretende ter sinal? Quantos usuários deverão se conectar ao amplificador de sinal Wifi? Você deseja realmente um amplificador de sinal ou na realidade quer usar um repetidor de sinal Wifi?

Note que as dúvidas e as considerações são muitas e que nesse mercado os aparelhos recebem a classificação ou até mesmo a fama de serem um amplificador de sinal Wifi quando na realidade eles são repetidores de sinal. É importante que você entenda a diferença pois o repetidor de sinal wifi irá ampliar o campo de alcance do sinal mas ao mesmo tempo irá perder velocidade de navegação por estar recebendo e repassando um sinal já degradado e já captado a uma distância considerável do roteador principal.

Já um amplificador de sinal instalado em boas condições irá se ligar ao roteador com a melhor possibilidade de conexão que o permita receber do roteador a melhor velocidade de navegação possível que o roteador pode disponibilizar e então possibilitar uma navegação em boas velocidades sendo captador em distâncias bem maiores que aquelas que um roteador com Wifi integrado não conseguiria.

Note que se você tem um amplificador de sinal Wifi que na realidade está recebendo o sinal do roteador, para o repitir, a partir de um conexão sem fio com este roteador, na realidade o que você tem é o aparelho trabalhando como um repetidor de sinal.

Eu sei, eu sei, os vendedores e os especialistas provavelmente não irão aceitar uma definição deste tipo, mas é a realidade do uso do aparelho.

E o conceito último que eu coloquei também vale para se pensar ao comprar um repetidor de sinal pensando que se está comprando um amplificador. Ora, se ao ligar o repetidor de sinal ao roteador principal, via fio ethernet, e este estando ao lado do roteador principal não conseguir ter uma performance de navegação melhor que a do roteador principal, este então não poderá ser considerado um bom amplificador de sinal e sim um mero repetidor de sinal.

Para todos os aparelhos, no entanto, as edificações e as estruturas destas edificações, são o calcanhar de Aquiles que pode decretar, deste uma boa performance destes aparelhos a até mesmo um vexame total. E não adianta comprar aparelho muito potente se o seu problema de sinal está na estrutura do local onde você o irá usar, estrutura esta que pode estar barrando ou dificultando o sinal de chegar, via Wifi, ao local onde você o quer.

Como eu disse acima, são vários os aparelhos que agregam funções diversas, inclusive a que se pode definir como a de um verdadeiro amplificador de sinal.

Vamos falar daquele que me parece ser o mais comum.

Repetidor de sinal Wifi/Amplificador de sinal

Aqui estamos falando sobre aqueles aparelhos que parecem aqueles inseticidas de mater pernilongo: o aparelho tem em si um plugue para se ligar direto à tomada, é cheio de luzinhas para indicar que está conectado via Wifi ao roteador principal e qual o estado da conexão.

Qual é o melhor entre esses repetidores, no mercado brasileiro?

Qualquer um que seja importado por uma dessas marcas clássicas de importação de bugigangas chinesas: Clone, Knup, MUltilaser e por aí vai. Escolha comprar o que te parece visualmente mais robusto, mas é só por desencargo de consciência pois no final todos vão funcionar com a mesma performance.

Calma, eu explico para você. É que as importadores brasileiras, neste mercado, e acredito que na maioria dos mercados onde o consumidor prioriza o preço; preferem importar os produtos mais simples possíveis da maioria das categorias de produtos que importa. Os repetidores de sinal Wifi entram nesse ponto aí, as raras excessões são alguns poucos modelos com antena(s) no aparelho, mas mesmo assim alguns destes tem as tais antenas só pra fazer uma pegadinha do malandro com o usuário, no final não melhora quase nada a performance.

Vai usar dentro de casa? Passou duas paredes e sua navegação já vai sofrer muito, mas muito mesmo.

A opção Powerline Ethernet

Temos uma opção muita boa no mercado, já com alguns anos de que foi lançada mais ainda não se popularizou, que é o PowerLine Ethernet.

Basicamente é um aparelho que transforma a fiação da sua casa em fiação ethernet para a sua conexão com o roteador. Dessa maneira, com um par de Powerline Ethernet você consegue se conectar em praticamente qualquer tomada da sua casa como se estivesse conectado diretamente ao seu roteador principal, vai cabo de rede.

Há também a opção de levar a conexão até um ponto específico da sua casa, novamente como se você estivesse conectado via cabo de rede ao roteador principal, e então a partir do aparelho qu está no local de uso, fazer a conexão se repetir através de Wifi para aquele local. A conexão Wifi terá então uma qualidade semelhante à conexão que se teria estando no mesmo cômodo do roteador principal.

O aparelho é realmente um show, vale a pena conhecer e a não ser que a fiação elétrica da sua casa tenha alguns desencontros, o PowerLine Ethernet será a solução perfeita para os seus problemas. Em alguns casos é até mesmo possível usar o aparelho entre duas casas diferentes, se estas usam a mesma fiação elétrica na rede da concessionária. A mesma lógica serve para condomínios e apartamentos.

O problema é que o preço está lá nas alturas.

Roteadores sem fio poderosos

Notem que até agora eu não falei de uma marca específica, mas serei obrigado a citar aqui uma marca que com certeza irá desagradar a muitos pelas questões do momento em que o mundo está passando: Xiaomi.

A marca chinesa com certeza entrega roteadores sem fio potentes e que entregam boa performance em locais onde roteadores semelhantes estão sofrendo para entregar a conexão. Mas tenho que confessar que isso me preocupa. Quando falamos de conexão sem fio, querendo ou não, estamos falando de radiação. A minha preocupação com os roteadores Xiaomi é se eles não estão passando um pouco pra lá de uma potência “segura” em seus dispositivos Wifi.

A partir daqui temos aparelhos de uso profissional e também, como citei acima, usos específicos que dependerão do local, edificação e uso que se fará do amplificador de sinal. Então aqui eu aconselho que primeiro você investigue o seu espaço e as condições de uso, para entender se o seu problema é realmente para um amplificador de sinal Wifi, pois os custos de implementação aqui já não começam a fazer nenhum sentido para um usuário doméstico.

Valeu e continue conosco.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.