Novo golpe do cancelamento do cartão de crÉdito… Você pode cair nele, cuidado!

1895

Então, acabei de conversar com uma pessoa que disse que caiu no novo golpe do cancelamento do cartão de crÉdito, esse golpe foi divulgado várias vezes na televisão nesta semana, mas ainda tem muita gente que deve cair nele ainda.

O golpe É tão convincente que mesmo pessoas bem espertas em relação aos golpes podem acabar caindo nele por uma inocência que muitos usuários de cartões de crÉdito ainda tem, achar que para invalidar um cartão de banco atualmente basta corta-lo no meio.

Como É o golpe:

Você recebe uma ligação dizendo que É da sua operadora do cartão de crÉdito e diz que está ligando por que há suspeita de que o seu cartão de crÉdito foi clonado e passa a relatar diversas compras que você fez nos Áºltimos dias e alguma compra que você não fez.

O dono do cartão de crÉdito É convidado a confirmar as compras e então ele vai refutar o gasto que não fez.

A partir daÁ­ o golpista que se faz passar pelo atendente do cartão de crÉdito informa que É preciso cancelar o seu cartão de crÉdito pois ele foi clonado, e que irá proceder com o cancelamento do cartão.

Pede que o cliente faça uma carta de cancelamento Á  mão dizendo que concorda com o cancelamento do cartão de crÉdito pelo motivo tal, assinar a tal carta e então cortar o cartão de crÉdito ao meio, colocar em um envelope que no outro dia um motoqueiro do banco irá em sua casa buscar o cartão de crÉdito inutilizado e posteriormente será enviado outro cartão.

No outro dia um motoqueiro vai atÉ a residência da pessoa e busca o cartão de crÉdito “inutilizado” conforme a orientação do golpista, mas na realidade ele foi somente cortado ao meio, preservando o chip eletrônico do cartão intacto, que É parte que interessa ao golpista.

De posse de modernos equipamentos e conhecimento avançados de informático o chip do cartão de crÉdito É hackeado e o golpista tem acesso a todos os dados do dono do cartão de crÉdito e passa a conseguir fazer comprar utilizando aquele chip, muitas vezes eles atÉ montam um outro cartão de crÉdito com os dados daquele chip.

Quando a pessoa descobre que foi vÁ­tima do tal golpe ela já sofreu um prejuÁ­zo imenso e vai ter que brigar na justiça para não ter que arcar sozinha com a conta.

Os golpistas geralmente trabalham um tempo no tele atendimento das administradoras de cartão de crÉdito ou aliciam pessoas que trabalham nestes serviços para ter acesso aos dados dos clientes sobre os quais eles irão aplicar o golpe.

Cuidado, essa É uma das novas modas aqui no Brasil.