Medir o consumo de energia de um aparelho usando um SonOff Pow adaptado

292

Recentemente fiz uma matéria sobre “ladrões de energia” em minha residência que gerou bastantes comentários enviados para o meu e-mail. Muita gente preocupada de estar vivendo o mesmo problema em casa e também querendo medir o consumo de energia nos diversos aparelhos que tem, a fim de saber se há alguma fuga ou consumo anormal.

Leia: Ladrão de Energia Elétrica na minha casa

Há alguns aparelhos que podem ajudar bastante nesse tipo de empreitada. alicate amperímetro, voltimetros, e por aí, vai. O pessoal dos canais de energia solar no Youtube mostra com muita frequência esses medidores. Eu, no entanto, não os tinha, mas tinha guardado em casa de muito tempo um dispositivo SonOff Pow que a própria Itead havia enviado para que eu o testasse.

Olha, tem tanto tempo que esse SonOff Pow estava guardado aqui em casa que já deu tempo de a empresa lançar uma atualização dele, que já tem é tempo que está no mercado e eu ainda não tinha colocado o meu Pow para funcionar. O aparelho funciona da mesma maneira que os outros SonOffs de caixa, ele é para ser usado como um dispositivo vinculado a um aparelho o qual ele vai ligar ou desligar através de comando por aplicativo ou assistente virtual (voz). Esse SpnOff Pow que cá está comigo suporta até 16 amperes, o que no 220 volts dá acima de 3.000 watts. A diferença dela para os outros SonOff do mesmo estilo é que este tem um medidor de energia embutido, o que permite que além de controlar o aparelho você também verifique o consumo de energia elétrica dele.

No meu caso eu dei uma invertida na ordem de prioridade de uso dele, eu priorizei a medição de consumo de energia elétrica e não a parte de controlar dispositivos. Como eu queria medir o consumo de aparelhos diferentes, o jeito foi fazer uma adaptação nele, para que eu pudesse mudar de aparelho com facilidade a hora que mais me conviesse.

Foi o que fiz e é bem simples e que mostro no video que postei no canal GPSPezquizaOficial. Sim, um vídeo no canal GPSPezquizaOficial quase depois de quase 60 dias sem postar. Confere este vídeo logo abaixo, vale a pena para te dar uma ideia se você também deseja fazer algo do tipo.