Keylogger, conheça o hardware que rouba toda a informação digitada no computador

1358

Recentemente circulou no facebook uma imagem de um dispositivo que acoplado Á  entrada de teclado de um computador captura toda a informação que está sendo digitada no pc e grava em sua memória interna, este dispositivo É chamado de keylogger e muito usado por hackers para roubar informações de quem esteja usando o computador.

A imagem gerou dÁºvidas em muitas pessoas que acharam se tratar apenas de um boato ou brincadeira rolando no facebook, no entanto não É boato, o dispositivo existe mesmo e alÉm do que foi mostrado na imagem do facebook existem outros modelos.

O Keylogger não requer driver ou software para funcionar, basta acoplar ele entre o seu computador e o teclado para que ele comece a funcionar e capturar o que É digitado. Ele funciona em PC ou Mac, funciona com Windows, Linux, Mac Os ou qualquer outro sistema operacional que esteja sendo usado.

Existem keyloggers para a porta PS/2, que É o tipo de porta para teclado mostrada na imagem do facebook e tambÉm para teclados USB.

Este É o keylogger que foi mostrado no facebook

Como o Keylogger funciona?

Existem programas que fazem o papel do hardware keylogger e são tambÉm formas bastante comuns de ataque aos computadores pessoais, no entanto eles são facilmente detectados pelos programas antivÁ­rus que conseguem bloquear e limpar estes keyloggers do seu PC.

O hardware keylogger realiza a mesma função de captura, no entanto ele É um dispositivo que passa despercebido pelo antivÁ­rus do computador pois fica acoplado externamente e não necessita de software para funcionar, para piorar ele É um dispositivo muito pequeno e discreto que na maioria dos casos passa desapercebido pelo usuário do PC.

Uso do keylogger para o bem e para o mal

Apesar de ser um dispositivo amplamente usado para ações nocivas como o roubo de senhas e invasão de privacidade, nem todo o uso que se pode fazer com o keylogger É essencialmente mal.

Este dispositivo tambÉm pode ser usado para monitorar o que as crianças fazem na internet e atÉ mesmo prevenir casos de pedofilia tão comuns hoje em dia e que começam a se definir a partir de conversas via internet.

Outro uso bastante razoíel do keylogger É em empresas para descobrir e atÉ mesmo prevenir a espionagem industrial.

Como É possÁ­vel ler os dados gravados no keylogger

Enquanto o keylogger está simplesmente acoplado no computador ele grava a atividade que está sendo feita no PC, mas quando a pessoa que instalou o keylogger quer saber o que está gravado nele basta usar uma combinação especial de teclas para que ele ative o modo disk drive.

Desta maneira o PC passa a reconhecer o keylogger como se fosse um pendrive acoplado ao computador e tudo o que foi digitado e salvo pelo keylogger aparecerá em formato de arquivos de texto.

keylogger usb e ps2
Keylogger para teclado USB e keylogger para teclado PS2

O keylogger tambÉm tem modo de segurança

Como já vimos instalar e usar o keylogger É muito simples, mas na hora de ler os dados armazenados nele É possÁ­vel dificultar caso alguÉm descubra que ele estava lá e queira ler os dados capturados.

Há algumas configurações possÁ­veis de se fazer no keylogger bastando para isto editar um arquivo config.txt que está salvo na memória do dispositivo, entre outras coisas É possÁ­vel definir uma senha de acesso ao dispositivo e tambÉm em que formato de arquivo serão gravados os dados capturados por ele.

Outra configuração importante É o layout do teclado que estará acoplado ao keylogger, pois se for definido um layout errado o texto poderá ser gravado de uma forma muito complicada de se entender.

Então você já sabe, ao usar um computador em locais pÁºblicos ou mesmo se muitas pessoas tema acesso ao seu PC, antes de começar a digitar qualquer coisa nele É bom dar uma verificada se não existe nenhum dispositivo a mais acoplado na entrada do teclado, pode ser que alguÉm esteja capturando toda a sua atividade no PC.

O preço dele gira em torno de R$ 100,00.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here