Depois de muitos boatos de que iria entrar no nicho de caronas pagas do Uber, o Google finalmente lançou o seu aplicativo de caronas pagas, o Waze Carpool, que tem uma funcionalidade mais parecida com outro aplicativo no mesmo nicho, o BlaBlaCar.
O conceito do Waze Carpool não É dirigir o dia todo por aÁ pegando passageiros que solicitem viagens, como ocorre no Uber, o Carpool tem o objetivo de unir pessoas que fazem uma mesma rota diariamente, como ir e voltar ao trabalho ou a faculdade em uma rotina diária.
Assim como o BlaBlaCar, o Waze Carpool É uma rede social em que É possÁvel descobrir e contactar pessoas que estão em um mesmo destino nesta rotina diária, estas pessoas podem combinar então suas caronas com o objetivo de que todas economizem dinheiro em seu trajeto.
Ao instalar o Waze Carpool a pessoa cadastra a sua casa, informação que permanece secreta para outros usuários do aplicativo, então cadastra qual É o destino para o qual costuma ir em sua rotina diária, bem como os horários em que vai e volta. O aplicativo então faz uma busca por outras pessoas cadastradas na mesma região para que as pessoas possam, atravÉs do aplicativo, combinar suas caronas.
A pessoa tanto pode ser um passageiro como o condutor do veÁculo que está ofertando a carona. O objetivo do condutor É completar a quantidade de pessoas possÁveis de viajar em seu carro, sendo que todos irão contribuir com um determinado valor para ajudar a cobrir os custos com combustÁvel e outros do carro.
O condutor deve publicar a viagem que será ofertada no Waze Carpool com alguns dias de antecedência informando detalhes sobre o carro e quantas vagas estarão disponÁveis. Os passageiros buscam condutores que irão para o destino que desejam, ao encontrar o condutor cujo destino coincida com o desejado, o passageiro solicita um assento e a viagem continua a ser ofertada atÉ que o carro esteja lotado ou chegue o momento da viagem.
Tanto condutor quanto passageiros mantÉm um perfil no aplicativo onde podem ver as preferências de cada um, valores pedidos por viagem e outras informações de interesse.
O aplicativo usa a base de mapas e tambÉm o nome do aplicativo de GPS Waze, que pertence ao Google.
AlÉm da diferença de modo de operação em relação ao Uber que foi citada acima, há tambÉm a questão de que o Waze Carpool É apenas uma rede social que conecta os condutores e passageiros, ou seja, não há aquela questão de verificação dos condutores como ocorre no Uber, a avaliação dos usuários É feita pelos próprios usuários. Com o tempo teoricamente isto daria segurança a quem se propõe a suar este tipo de sistema, mas em um paÁs mais violento como o Brasil, na minha opinião, assim como ocorre com o BlaBlaCar, não dá para se utilizar deste tipo de sistema com tranquilidade.
De qualquer maneira o Waze Carpool já está disponÁvel para usuários brasileiros, basta baixar na sua loja de aplicativos favorita e começar a usar.
Você confia num sistema de carona como o proposto pelo Waze Carpool?