“GOOGLE-UBER”? LANÇADO O APLICATIVO DE CARONAS PAGAS DO GOOGLE, O WAZE CARPOOL

291

Depois de muitos boatos de que iria entrar no nicho de caronas pagas do Uber, o Google finalmente lançou o seu aplicativo de caronas pagas, o Waze Carpool, que tem uma funcionalidade mais parecida com outro aplicativo no mesmo nicho, o BlaBlaCar.

O conceito do Waze Carpool não é dirigir o dia todo por aí pegando passageiros que solicitem viagens, como ocorre no Uber, o Carpool tem o objetivo de unir pessoas que fazem uma mesma rota diariamente, como ir e voltar ao trabalho ou a faculdade em uma rotina diária.

Assim como o BlaBlaCar, o Waze Carpool é uma rede social em que é possível descobrir e contactar pessoas que estão em um mesmo destino nesta rotina diária, estas pessoas podem combinar então suas caronas com o objetivo de que todas economizem dinheiro em seu trajeto.

Ao instalar o Waze Carpool a pessoa cadastra a sua casa, informação que permanece secreta para outros usuários do aplicativo, então cadastra qual é o destino para o qual costuma ir em sua rotina diária, bem como os horários em que vai e volta. O aplicativo então faz uma busca por outras pessoas cadastradas na mesma região para que as pessoas possam, através do aplicativo, combinar suas caronas.

A pessoa tanto pode ser um passageiro como o condutor do veículo que está ofertando a carona. O objetivo do condutor é completar a quantidade de pessoas possíveis de viajar em seu carro, sendo que todos irão contribuir com um determinado valor para ajudar a cobrir os custos com combustível e outros do carro.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

O condutor deve publicar a viagem que será ofertada no Waze Carpool com alguns dias de antecedência informando detalhes sobre o carro e quantas vagas estarão disponíveis. Os passageiros buscam condutores que irão para o destino que desejam, ao encontrar o condutor cujo destino coincida com o desejado, o passageiro solicita um assento e a viagem continua a ser ofertada até que o carro esteja lotado ou chegue o momento da viagem.

Tanto condutor quanto passageiros mantém um perfil no aplicativo onde podem ver as preferências de cada um, valores pedidos por viagem e outras informações de interesse.

O aplicativo usa a base de mapas e também o nome do aplicativo de GPS Waze, que pertence ao Google.

Além da diferença de modo de operação em relação ao Uber que foi citada acima, há também a questão de que o Waze Carpool é apenas uma rede social que conecta os condutores e passageiros, ou seja, não há aquela questão de verificação dos condutores como ocorre no Uber, a avaliação dos usuários é feita pelos próprios usuários. Com o tempo teoricamente isto daria segurança a quem se propõe a suar este tipo de sistema, mas em um país mais violento como o Brasil, na minha opinião, assim como ocorre com o BlaBlaCar, não dá para se utilizar deste tipo de sistema com tranquilidade.

De qualquer maneira o Waze Carpool já está disponível para usuários brasileiros, basta baixar na sua loja de aplicativos favorita e começar a usar.

Você confia num sistema de carona como o proposto pelo Waze Carpool?