Fim da internet móvel ilimitada É culpa do WhatsApp

837

Aos poucos os motivos que levaram as operadoras a colocarem um fim na internet móvel ilimitada, tanto nos planos prÉ pagos, quanto nos planos pós pagos, está aparecendo.
Você aÁ­ que já estava caindo no papo furado de que a internet móvel deixou de ser ilimitada com redução de velocidade para passar a ser cortada caso o usuário não compre mais uma quantidade X de dados para navegar, em nome da melhoria da experiência de uso da internet para o usuário, vai gostar de saber que esse papo furado das operadoras não corresponde Á  verdade dos fatos.

O que esta correndo Á  boca miÁºda no mercado das telecomunicações É que o WhatsApp já havia causado um enorme prejuÁ­zo nos cofres das operadoras de telefonia com um aplicativo que tornou o SMS obsoleto.

As operadoras faturavam rios de dinheiro com o serviço que gerava menos despesas para elas, o SMS, e depois da chegada do WhatsApp no mercado esse rio de dinheiro acabou ficando mais raso que os reservatórios de água de São Paulo.

Por isto quando o WhatsApp anunciou no ano passado que passaria a oferecer tambÉm ligações de voz atravÉs do aplicativo sem que o usuário gastasse seus crÉditos ou pagasse na conta pós paga para isto, as operadoras precisavam fazer alguma coisa para não acabarem no prejuÁ­zo total.

AlguÉm aÁ­ duvida do poder que a ligação pelo WhatsApp tem de acabar com a ligação de voz atravÉs da rede de telefonia das operadoras de celular?

A Áºnica opção que restou Á s operadoras antes de verem a sua rede de telefonia minguar com pouquÁ­ssimos usuários, assim como ocorreu com as mensagens via SMS, era sobretaxar os planos de internet, mas sem provocar maiores alardes entre os seus clientes.

A primeira idÉia que veio então foi acabar com a internet ilimitada com redução de velocidade, já que É preciso ter internet para usar a ligação de voz pelo WhatsApp e segundo o próprio WhatsApp, quando a função de ligação de voz no WhatsApp estiver 100% implementada, mesmo em internets com velocidade reduzida, o famoso 2G, será possÁ­vel fazer ligação pelo WhatsApp com qualidade de áudio.

O que restou então para as operadoras foi colocar o cliente contra a parede da seguinte maneira: Você quer fazer ligações de voz atravÉs do WhatsApp?! Então compense a perda de arrecadação que vamos ter com o fim das ligações via rede telefônica móvel e pague mais para ter direito a mais dados para navegar na internet.

A ligação de voz pela internet, conhecida como Voip, agora implementada pelo WhatsApp, não É uma coisa nova, o WhatsApp É que está conseguindo algo novo para o Voip, populariza-lo entre as massas com o uso de um Áºnico aplicativo o que permitirá que todo mundo fale via Voip com todo mundo desde que se tenha o WhatsApp instalado no smartphone.

As operadoras não terão como fugir, hoje em dia já não interessa mais assinar um pacote de telefonia com X minutos de ligações e um pequeno pacote de internet para rechear.

A realidade do mercado de telefonia móvel a partir de agora deverá ser assinar um pacote com X quantidade de dados de para internet e em segundo plano um pacote limitadÁ­ssimo de ligações telefônicas só para casos de extrema emergência.

Mas como isto aqui É Brasil, a internet móvel por aqui que já era cara passou a ser cara e meia.

E a culpa disto É do WhatsApp, que tentou melhorar e pois fim na internet ilimitada para os brasileiros.