Extensão Hola VPN se defende sobre roubo de banda de internet dos seus usuários

953

Publiquei recentemente aqui no GPS.Pezquiza.com a matéria Por que você tem que desinstalar a extensão Hola do Google Chrome agora, falando sobre os perigos de se usar esta extensão desde que se descobriu que ela tem um código malicioso que permite aos desenvolvedores da Hola venderem parte da banda de conexão à internet dos seus usuários para que hackers possam fazer o que quiserem de forma anônima.

Para entender melhor os malefícios disto leia a matéria que indiquei acima.

Depois do bafafá que esta revelação gerou no mundo todo, os desenvolvedores da extensão Hola VPN, que funciona no Chrome e no Firefox, resolveram se defender sobre o caso.

O problema é que a Hola VPN se pronunciou não para negar a acusação que por si só é terrível para qualquer usuário de internet que tenha a Hola VPN instalada em seu computador, mas para declarar que irá adotar uma política de maior transparência para com seus usuários.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

É claro que o Hola diz que as acusações são terríveis e que não refletem a verdade do funcionamento da extensão, principalmente no que diz respeito à venda de tráfego do usuário para redes de botnet fazerem ataques de negação de serviço.

No entanto a Hola VPN confirma que vende uma pequena parte da conexão de internet de seus usuários para fins comerciais legais. Esta pequena parte seriam 6MB diários de cada usuário que são tratados pela empresa como uma doação de banda de internet feita pelos seus usuários, doação esta que faz parte dos termos de uso da extensão.

O que a empresa não fazia era deixar explícito a quem instalava a extensão Hola VPN de que haveria esta venda uma porção da banda de internet dele para usos comerciais. A empresa diz que a partir de agora este aviso fará parte da instalação da extensão. Além disto será informado ao usuário que não quiser doar esta pequena parcela de sua banda de internet que há uma opção paga do Hola VPN que não compartilha a internet do usuário.

Será formada uma equipe de auditoria interna na empresa para perseguir todo uso irregular que se possa fazer destas parcelas de internet “doadas” pelos usuários da extensão Hola e também será contratada uma auditoria externa para comprovar o uso legal da internet do usuário.

De qualquer maneira a imagem da empresa está bastante arranhada e diversos usuários da extensão, inclusive eu, resolveram desinstalar a Hola VPN de vez e não pretendem voltar a instala-la novamente.