Esquentando a água do banho sem eletricidade, nem gás, nem sol

17502

Eu continuo na busca de formas alternativas de economizar energia elÉtrica afinal alÉm do aumento de preço absurdo que houve no inÁ­cio do ano, o governo federal já autorizou um aumento mÉdio de 23% na conta de energia já para este mês de março.

Aqui em GoiÁ¢nia vamos ter um aumento bem acima desta mÉdia nacional, com 28% de aumento na conta de energia que vai chegar em casa no final deste mês.

O bolso vai doer bastante, tanto que a adoção de formas alternativas de gerar energia já não parecem mais custar tão caro.

E quem disse que somente a energia elÉtrica É o Áºnico tipo de energia que nos serve para uso domÉstico, nada disto, há um tipo de energia que nos serve bastante e que geralmente usamos, desnecessariamente, a energia elÉtrica para conseguir.

Estou falando da energia tÉrmica, que para ser gerada atravÉs da energia elÉtrica consome uma grande parcela da energia elÉtrica que É cobrada na conta de energia que chega Á  nossa casa no final do mês.

Em uma casa com 4 pessoas este consumo pode chegar facilmente a 50% de toda a energia elÉtrica consumida na residência.

É ou não motivo para se considerar esquentar a água do banho de outra maneira?

Já sabemos bem como fazer isto com um aquecedor solar, com aquecedor Á  gás, mas você já pensou em fazer um aquecedor movido a lenha, tipo aquela lenha que as padarias e pizzarias compram para os fornos de assar?

A idÉia pode parecer absurda e anti ecológica mas na realidade ela É bastante viíel para muita gente que tem acesso a madeira de entulhos, de restos de árvores em fazendas ou mesmo madeira de reflorestamento.

Arrumar madeira para queimar será o problema de cada um que quiser se aventurar neste projeto, mas a idÉia a gente vai mostrar para vocês no vÁ­deo que está abaixo.

Apesar de o vÁ­deo estar em inglês o entendimento dele É muito fácil apenas visualizando o que está sendo mostrado.

O processo É simples, É produzida uma pequena fornalha onde se coloca uma serpentina de cobre por onde vai passar a água a ser aquecida.

Não há nenhuma parte elÉtrica ou ajuda de bomba elÉtrica para circular a água entre a fornalha e o reservatório da água quente, a água vai circular naturalmente da seguinte maneira, a água mais fria É colhida na parte mais baixa do reservátorio de água e entra na parte mais baixa da serpentina de cobre da fornalha de aquecimento.

A medida que a água vai aquecendo ela sobe naturalmente para atravÉs do encanamento que leva Á  parte mais alta do reservatório de água.

A explicação É simples, a água fria É mais pesada que a água quente e por isto empurra a água quente para cima provocando uma circulação natural entre a fornalha de aquecimento e o reservatório de água quente.

É interessante notar que não É necessário muita madeira para aquecer a água em um reservatório de cerca de 200 litros.

Para os mais criativos o vÁ­deo pode atÉ inspirar novos projetos de aquecimento de água.


aquecer-agua-do-banho-sem-eletricidade