Emplacamento com chip eletrônico começa a ser implatado no Brasil… Governo poderá rastrear automóveis

796

Rondônia será o primeiro estado da federação a implantar o chip eletrônico do sistema chips Sistema Nacional de Identificação Automática de VeÁ­culos (Siniav), os chips serão implantados nas placas dos carros e o sistema passará a ser obrigatório para todos os veÁ­culos emplacados em Rondônia.

Os veÁ­culos com emplacamento antigo, sem o chip do Siniav, deverão trocar o emplacamento com data limite em junho de 2015, no entanto o Detran de Rondônia pretende adiantar este prazo e trocar todas as placas no estado o mais rápido possÁ­vel.

Por que o governo está implantando o emplacamento eletrônico com chip obrigatório?

Um dos principais motivos apontados pelo governo federal para a implementação do chip eletrônico nas placas dos carros, que deverá ser obrigatório em todo o Brasil em breve, É minimizar o roubo de carros que tem como destino atravessar as fronteiras do Brasil.

Mas o Siniav vai muito alÉm disto, o sistema terá antenas implantadas em pontos estratÉgicos das cidades e rodovias que irá registrar os veÁ­culos que estiverem no raio de alcance eletrônico da antena.

As antenas do Siniav não captarão dados como a localização exata de onde o carro está ou mesmo a velocidade em que o veÁ­culo está trafegando, no entanto, em uma rodovia, uma antena do sistema de emplacamento eletrônico poderá detectar carros que foram denunciados como vÁ­timas de roubo mesmo que as placas tenham sido removidas, já que o chip será obrigatório para todos e se algum carro passar pelos postos da PolÁ­cia e estiver sem o equipamento eletrônico ele deverá ser filmado e será perseguido, quando todo o sistema estiver implantado no Brasil.

Muita gente considera o emplacamento eletrônico do Siniav uma invasão de privacidade, no entanto com os Á­ndices alarmantes de furtos e roubos de carro no Brasil eu espero que ele seja implementado logo em todo o paÁ­s e que realmente funcione da maneira prometida pois ajudará e muito na segurança de todos os proprietários de veÁ­culos.

chip eletronico emplacamento siniav


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here