… Cortar a internet de quem a usa para a pirataria…

735

Há alguns movimentos e propostas acontecendo no mundo contra a pirataria de conteÁºdos protegidos por direitos autorais, principalmente mÁºsica, filmes e sÉries, e contra outros tipos de crimes que podem ser cometidos com a ajuda da internet.

É bom ficar de olhos abertos quanto a isto se você de vez em quando baixa algum conteÁºdo da internet ou mesmo se É usuário de sistemas de tv pirata como o IPTV e IKS.

Esta semana uma proposta iniciada pelos produtores de cinema da Europa deu o que falar no velho continente.

A proposta É simples, cortar a conexão de internet das pessoas que a usam para praticar a pirataria digital.

Se a proposta parece ser chocante para você, tanto para o mercado cinematográfico quanto para as operadoras de internet ela parece ser uma coisa bem sensata e possÁ­vel, já que outras propostas diferentes que punem o usuário de uma maneira juridicamente mais agressiva nunca foram levadas totalmente a cabo e nem assustaram os consumidores de pirataria digital.

Cortar a internet do usuário de conteÁºdo pirata teria um grande impacto na vida deste usuário, alÉm de servir como um grande castigo. Outro ponto interessante É que este castigo daria bem o recado para o usuário de conteÁºdo pirata sem a necessidade de arrasar juridicamente com a vida dele como nos casos de prisão, processos criminais e outras tragÉdias do tipo.

AlÉm do mais seria muito mais fácil de se praticar e com um custo financeiro teoricamente muito menor que os processos na justiça.

Muitos usuários de conteÁºdo digital pirata via internet acham que É complicado identificar quem são estes usuários e quais são os conteÁºdos piratas que estão consumindo, no entanto o que se pode dizer com certeza É que isto pode ser trabalhoso, mas não É impossÁ­vel de se levantar estes dados, muito pelo contrário.

Agora se realmente for levado atÉ o fim esta idÉia, eu temo que restarão poucas pessoas conectadas Á  internet.

Uma Áºltima informação É que o Google tambÉm está fechando um acordo com as autoridades europeias para denunciar todos aqueles usuários que fizerem pesquisas na internet com termos relacionados a crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Teoricamente este tipo de pesquisa interessa mais Á s pessoas que praticam este tipo de crime e a pesquisa recorrente sobre estes assuntos pode determinar que aquele usuário esteja envolvido com este tipo de crime.

Esta mesma lógica pode ser usada para denunciar usuários que façam outros tipos de pesquisas para assuntos considerados irregulares? O Google diz que não, mas…