COMPROU TV BOX E SE ARREPENDEU COM MEDO DE UMA INVASÃO HACKER [E-MAIL DO LEITOR]

2567

O leitor Rogério enviou o seguinte e-mail aqui para o GPS.Pezquiza.com:

Li recentemente um artigo seu no site GPS Pezquiza. Há algumas semanas, havia comprado um aparelho TV Box MX9. Instalei um aplicativo chamado Perfect Play e comprei uma lista de canais que algumas “empresas” oferecem na internet.

O problema é que não tinha conhecimento sobre os perigos que esse dispositivo pode trazer à minha rede. Como você explicou no artigo, podem roubar dados de qualquer outro dispositivo conectado à minha rede como celulares ou computador.

Tomei a decisão de não usar mais o aparelho e já solicitei a instalação de um pacote de tv por assinatura da Oi TV. A minha dúvida é a seguinte:

Mesmo tendo parado de usar esse aparelho, qualquer programador que tenha me disponibilizado uma lista que já usei ainda pode continuar acessando/monitorando meus dados que acesso em meu celular e computador conectados à minha rede de internet?

Se sim, o que você me orienta a fazer? Solicitar uma troca de IP ao provedor de internet? Formatar celular e computador? Solicitar troca de senhas aos bancos que sou cliente?

Se puder me ajudar sobre essas questões, ficarei muito grato. Um forte abraço.

Segue a resposta que enviei ao Rogério:

Olá Rogério

Então, os ataques mais comuns existentes no Brasil ainda são os feitos através de algum programa malicioso que necessita que o usuário tome a ação, mesmo que sem ter a consciência do que está fazendo, de executar o programa malicioso. A partir desta execução o normal é que o programa se mantenha executando apenas na máquina em que ele foi instalado, mesmo que a ação deste programa seja monitorar o tráfego de rede em busca de informações que outras máquinas ligadas à mesma rede estão enviando para a internet.

Então, suponhamos que o seu TV Box estivesse infectado por algum programa malicioso, o normal é que o roubo de dados que ele por ventura estivesse executando em sua rede cessaram quando você o desligou.

Isto no entanto não é garantia de que a sua rede está livre de qualquer outro tipo de programa malicioso em outros aparelhos que possam ter sido infectados de alguma maneira já que atualmente aquelas quadrilhas que lançam ataques contra aparelhos na internet não se limitam ao TV Box, smartphones e computadores continuam a ser os alvos preferidos.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Voltando à questão da TV Box, é preciso ficar atento ao fato de que o aparelho pode estar sendo usado por estes programadores maliciosos para uma ação muito simples, que não é roubar diretamente os dados, e sim somente descobrir quais são os aparelhos ligados à sua rede que são mais fáceis de serem invadidos por alguma vulnerabilidade no sistema operacional, em aplicativos que nele estejam instalados e que sejam vulneráveis a ataques externos, em portas abertas no seu roteador…

Algumas coisas que você pode fazer para se manter o mais seguro possível:

– não usar aparelhos sobre os quais você não confia na procedência pois no geral a procedência do aparelho é quem produz a vulnerabilidade da sua rede. Um exemplo: um namorado ciumento presenteia a namorada com um smartphone por qualquer motivo que seja, este é um clássico acontecimento dos aparelhos que foram pré infectados com aplicativos que permitem ao namorado monitorar tudo o que a outra pessoa está fazendo com o celular.

– usar um roteador que te informe quando um novo aparelho se conecta à sua rede e também quando alguma ação estranha ocorre na rede, como um pedido de envio de dados para algum endereço IP externo e ligado à roubo de informações, entre outras…

– instalar aplicativos que barrem ações maliciosas nos aparelhos ligados à sua rede, como antivírus, antimalware e outros.

– configurar o firewall de rede e aprender mais sobre este tipo de ação de segurança para a sua rede.

– Não manter disponível em aparelhos ligados à internet dados que possam te comprometer a à sua família de alguma maneira, não tirar fotos comprometedoras e as manter disponível em aparelhos ligados à rede, usar contas de banco online e outros meios de pagamento somente nos dispositivos que sejam seguros ou que você sabe que são os menos comprometidos por aplicativos perigosos.

– Não enviar para assistência técnica aparelhos que possam conter dados armazenados que podem te comprometer de alguma maneira.

– Não confiar seus aparelhos com dados sensíveis para amigos, parentes ou qualquer pessoa que não seja 100% da sua confiança. Se a pessoa pode ter algum interesse sobre alguma informação sua, desconfie, seguro morreu de velho.

– A melhor forma de proteger a sua conta bancária e criar você mesmo o usuário e senha para usar o internet banking. Conheço muita gente que acha que não criar o acesso ao internet banking é que as mantém segura quanto ao roubo de valores em sua conta bancária, isto não procede, já que se você não criar pode é estar facilitando para um bandido criar esta conexão com o internet banking de posse dos seus dados pessoas ou dos seus documentos, verdadeiros ou clonados.

– Se você tem dúvidas sobre se os seus aparelhos (computadores, smartphones, tablets…) estão infectados com algum programa malicioso é usar uma instalação Linux especialmente preparada para buscar este tipo de infecção nos HDDs ou aparelhos que podem estar infectados. Há este tipo de distribuição Linux preparada para procurar vírus em HDDs e outros dispositivos de armazenamento Windows, Android… Pesquise sobre isto.

Por fim, apesar de ser uma possibilidade que assusta a todos, é bom também ficar de olho nas estatísticas de ataques à aparelhos ligados à internet e o quanto estes ataques realmente causaram algum dano ao usuário, no fina das contas você vai ver que não é tanta gente assim no universo de todos os usuários de aparelhos ligados à internet e aqueles que tem mais problemas são os usuários mais inocentes sobre como se proteger destes ataques.

No mais tenha uma boa semana e uma vida abençoada.

Ps. Estar plenamente seguro quanto aos seus aparelhos conectados à internet é uma tarefa muito árdua e que necessita de uma gama de conhecimentos muito ampla, este assunto é complicado até mesmo para grandes corporações que tem grandes recursos para lidar com a segurança digital. Como eu coloquei acima, as pessoas mais inocentes (desconhecedoras de como se dá a infecção dos aparelhos ligados à internet) estão mais vulneráveis a terem problemas. Uma boa ideia é todos os dias procurar alguma informação básica sobre o assunto, ver algum vídeo sobre o assunto, para ir ganhando conhecimento e aprimorando suas formas de se manter seguro digitalmente.