Como transformar sua caixa d´água em mini usina de energia elÉtrica

5424

Já imaginou transformar a sua caixa d´água em uma usina de energia? Pois É, esta idÉia já existe e foi patenteada por dois engenheiros brasileiros, Mauro Serra e Jorgea Marangon, que criaram uma solução simples para gerar energia elÉtrica enquanto se consome a água da caixa d´água.

Batizado de UGES, Unidade Geradora de Energia Sustentíel, a tecnologia pode ser instalada em qualquer caixa d´água, independente de seu tamanho, e pode gerar energia limpa transformando a passagem da água para abastecer o reservatório de água em uma mini usina geradora de energia elÉtrica.

Segundo os engenheiros, a mÉdia de consumo de água diário dos brasileiros É de 250 litros, que tem um excelente potencial energÉtico desperdiçado diariamente.

O sistema já está preparado para chegar em breve ao mercado, com pequenas transformações no sistema de saÁ­da de água dentro da caixa dágua, e a instalação de equipamentos externos para transformação, armazenamento e distribuição da energia elÉtrica, É possÁ­vel aproveitar o reservatório de água como uma mini usina de energia.

É possÁ­vel aproveitar a energia em todos os aparelhos que estão dentro da residência, excetuando-se chuveiros, ferros elÉtricos e secadores de cabelo que consomem uma grande quantidade de energia.

Como a produção de energia tem a ver com a quantidade de água consumida, o sistema tem maior potencial de geração de energia naqueles locais onde mais se consome água, como clubes e lavanderias.

Os inventores tambÉm desejam que o sistema seja aproveitado na rede de iluminação pÁºblica.


transformar-caixa-dagua-mini-usina-energia

caixa-dagua-usina-de-energia