Como modificar um alternador automotivo para virar gerador de energia elétrica

20423

Nossas matérias sobre microgeração de energia tem obtido um ótimo resultado pois os nossos leitores tem nos enviado mais mensagens falando sobre a geração de energia em casa, enviando dicas, falando sobre sua experiência e pedindo que se fale mais sobre o assunto.

Ontem publicamos a matéria Gerador de energia poder ser feito com alternador comprado no ferro velho e recebi um comentário falando que até gostaria de fazer a experiência mas que achava que a modificação era muito complicada de fazer e que estaria fora do alcance da maioria das pessoas.

Para o bom entendimento dos nossos leitores e para mostrar que não é assim tão complicado modificar o alternador para transforma-lo em gerador de energia, fomos atrás da informação com quem já realizou a modificação.

A explicação mais simples que eu encontrei foi do site mexicano TecnoDesarrolos, que publicou um vídeo e também uma explicação em texto sobre a modificação.

Basicamente transformar um alternador automotivo em gerador de energia elétrica passa por retirar o núcleo do rotor do alternador e colocar em seu lugar imãs que irão aumentar a eficiência do sistema de geração de energia elétrica do alternador.

Apesar de o desmonte e a remontagem do alternador ser uma tarefa simples, para o leigo esta é uma tarefa complicada, mas nada que você não consiga contratar um mecânica para fazer o trabalho para você, ele não vai levar mais que meia hora para desmontar, instalar os imãs e remontar o alternador.

O resto do trabalho já está praticamente pronto pois a conexão para a saída da energia já está pronta no alternador e não será modificada.

A única modificação em relação ao tutorial do TecnoDesarollos que cito aqui é que, segundo o que tenho visto os amigos brasileiros fazendo, ao invés de usar os imãs de buzinas velhas ou de caixas de som descartadas, os brasileiros compram imãs de neodimio que são muito mais eficientes para a geração de energia elétrica, além de não serem tão frágeis como os imãs convencionais, ou seja, a vida útil do gerador será muito maior.

Um outro avanço importante ao citar o projeto do TecnoDesarollos é despertar para os brasileiros a informação de que não é apenas no Brasil que as pessoas procuram energia alternativa para alimentar de eletricidade suas residências e muitos menos somos só nos que resolvemos produzir nossos próprios geradores de energia se não temos dinheiro suficiente para comprar geradores prontos.

Ou seja, tem muitos projetos de geração de energia elétrica em casa em diversas línguas, basta usar o Google, escolher um projeto e mãos à obra.

Só respondendo uma última dúvida, eu ainda não fiz o meu gerador de energia mas for por pura falta de tempo, mas já estou me programando para começar a minha micro usina de geração de energia, um sistema On Grid pequeno em que eu possa acrescentar aos poucos diversas placas solares e até mesmo um gerador eólico feito em casa como o que citei nas matérias do GPS.Pezquiza.com

Abaixo você assiste ao vídeo feito pelo TecnoDesarollos explcando a modificação no alternador automotivo para a geração de energia elétrica.


modificar-alternador-gerador-energia-eletrica