Como fazer fotos de realidade virtual usando o seu celular… 360° com Imersão Total

1526

Essa semana eu trouxe algumas matérias sobre realidade virtual aqui no GPS.Pezquiza.com, inclusive dando o caminha das pedras para filmes adultos com imersão de 180° usando óculos de realidade virtual que custa R$ 10.

Se você não leu a matéria que citei acima leia agora em Site de conteúdo adulto libera vídeos filmados em Realidade Virtual… Eita!

Mas o que quero abordar aqui é o quanto é barato para você entrar no mundo da realidade virtual que eu posso garantir, sem sombra de dúvida, vai ser uma das experiências mais impactantes da sua vida.

Antes de ensinar o que a matéria propõe, como tirar fotos de realidade virtual em 360°, aquele tipo de foto que é usado no Google Street View em que você pode movimentar a imagem para qualquer direção como se realmente estivesse no local e que sendo visualizada usando um óculos de realidade virtual da a exata sensação da imersão na imagem, ou seja, você se sente como se estivesse literalmente no local e isto não é brincadeira.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Uma das grandes experiências que tenho feito aqui com amigos é tirar uma foto de realidade virtual de um local em que ele esteja acostumado, o local em que ele trabalha por exemplo, e fazer ele visualizar essa foto usando o óculos de realidade virtual em um momento em que ele não está naquele local que foi o fotografado.

Este tipo de foto de realidade virtual é conhecido como foto esférica, ou foto 360°.

O que acontece nessa experiência é que a primeira reação da pessoa ao colocar o óculos de realidade virtual no rosto é de espanto, tem gente que xinga, tem gente que dá um ataque de riso, depois que ela descobre que pode mover a cabeça para visualizar a imagem em qualquer direção, inclusive para cima e para baixo, aí o encantamento fica total e algumas pessoas até mesmo esquecem que estão visualizando uma imagem e tentar tocar em algum objeto da cena da imagem por que acham que ele realmente está ali ou tentam caminhar na imagem, o que pode ser perigoso por isto fique por perto quando a pessoa estiver vendo alguma coisa no óculos de realidade virtual.

Eu fiz essa explanação toda sobre as fotos tiradas com a técnica de realidade virtual, fotos esféricas, fotos 360°, por que a pergunta que sempre me fazem quando eu mostro estas fotos, invariavelmente é: onde está a câmera que você usou para tirar essa foto? E também: custa muito caro uma câmera para tirar esse tipo de foto?

E para o espanto geral da galera as respostas são: eu não usei uma câmera especial, usei meu celular para tirar essa foto. E também: não me custou muito caro por que eu já tinha o celular e no óculos de realidade virtual eu paguei cerca de R$ 30 mais o frete.

Então vamos lá, vamos aprender como é que você também pode tirar suas fotos de realidade virtual, fotos esféricas, tipo as fotos do Google Street View e visualizar essas fotos no seu computador, celular ou então em um óculos de realidade virtual que é muito mais show.

O primeiro passo é instalar o aplicativo Google Street View no seu smartphone, ele tem versão para o Android e também para o iOS.

O Street View é aquele aplicativo que permite que você literalmente caminha por imagens de 360° nas ruas de milhares de cidades em todo o mundo, mas o mais legal é que na nova versão ele também permite que você tire este tipo de imagem usando somente a câmera do seu smartphone.

Instale o Street View e ao abrir o aplicativo você verá que na tela inicial há algumas opções de abas: Coleções, Explorar, Perfis e Privadas.

Também haverá no canto inferior direito do aplicativo uma bolinha com um sinal de + dentro dela, é esta bolinha que nos interessa, ao clicar sobre ela aparecem 3 opções: vincular câm. esférica, Importar photo spheres e Câmera.

É justamente na opção Câmera que devemos clicar.

Ao clicar sobre a opção Câmera abrirá um aplicativo para tirar fotos que é um pouco diferente do que você está acostumado, ele mostrará um retângulo com uma bolinha desenhada no meio e em algum lugar da sua imagem haverá uma bolinha laranja ou outra cor, que é do tamanho da bolinha desenhada no retângulo e que você deverá levar essa bolinha do retângulo até que ela fique com a bolinha colorida dentro dela.

Quando você fizer isto a bolinha se tornará brança e vai sumir, significando que aquela parte para a imagem esférica já foi capturada, então você deve começar a movimenta, devagar, a camera para capturar uma nova imagem, no sentido horário, procurando sempre uma nova bolinha colorida, que ao ser capturada ficará branca e sumirá e assim por diante.

Lembre-se, você não deve sair do lugar onde começou a capturar a primeira imagem, somente dar um giro em volta de sei mesmo como se fosse um pião, bem devagar até completar toda a imagem, ou seja, dar uma giro de 360° em volta de sim mesmo, no seu próprio eixo, e não apareçam mais bolinhas na sua câmera.

Mas espere, não é por que você conseguiu dar uma volta completa que deve parar de tirar fotos, lembre-se, a foto deve englobar também o céu – teto -, e o chão.

É isto mesmo, ao capturar em volta de si você terá que procurar a bolinha numa imagem um pouco mais acima daquela linha de 360° que você capturou e mais acima de novo até completar toda a imagem acima de você.

E então você faz o mesmo para baixo.

Quando você notar que não há mais nenhuma bolinha aparecendo, basta clicar no sinal de confirmar e esperar que o aplicativo monte a sua foto esférica.

Isto pode demorar alguns minutos e após a ação estar completada, como você está no aplicativo do street view, ele vai perguntar se você quer publicar no street view.

Quer manter a foto esférica só para você, recuse a publicação e pronto, ela ficará só na aba Privadas no Street View que também permite que você compartilhe essa foto com outras pessoas.

O seu filho que foi estudar longe e está com saudades de casa, por exemplo.

Agora mãos à obra, comece a tirar suas fotos de realidade virtual, fotos esféricas, e surpreenda seus amigos e conhecidos também.


foto esferica street view