COMO ESCOLHER A MELHOR SMART TV QUE SEU DINHEIRO PODE COMPRAR

1461

O leitor Eliezer enviou a seguinte pergunta para o GPS.Pezquiza.com, que é uma pergunta recorrente de outros leitores também:

Olá Richard, boa noite.
Sou Eliezer de Cafelândia PR.
Tinha uma TV Sony 40” bravia kdl 40ex525 Ano 2012.
Quando fui pra comprar, pesquisei bastante para comprar esse modelo.
Sim, foi uma boa escolha, mas com pouco tempo, a Sony cancelou o contrato com a google, e o YouTube e Skype da TV pararam de funcionar.
Eu e minha família usavamos bastante esses serviços, então, só me restava pra TV mesmo.
E agora, mês passado, ela acabou de queimar a tela, ficando inviável seu conserto.
E como você está por dentro do assunto de TVs, gostaria de uma indicação, para um modelo de 40” até 50”, não tenho preferência por marcas, mas pela indicação do técnico, pode ser Sony, Samsung, LG, Panasonic…
Que seja smart, tenha vários aplicativos, ou que possa ser instalados…
Não sei se existe ou se compensa algum modelo que já tenha o sistema Android.
Fico no aguardo de um possível retorno….
Desde já, agradeço o espaço…

Esse assunto de comprar Smart TV é realmente complicado e contém diversas pegadinhas contra o consumidor, atualmente há poucas opções de aparelhos no mercado que não sejam Smart TV, mas será que a Smart TV é mesmo a melhor combinação para o consumidor?

Deixe-me fazer aqui uma comparação do produto Smart TV, que trouxe uma mudança significativa para o mercado de aparelhos de tv em todo o mundo, com uma mudança que aconteceu no mercado de automóveis no Brasil, que foi a chegada do motor flex. Atualmente a maioria de nós nem questiona quando vai à concessionária comprar um carro, se é possível adquirir o modelo que pretendemos com um motor somente à gasolina ou somente à etanol, grande parte dos consumidores nem faz ideia de que estas opções existiam há algumas poucas décadas no Brasil. Eu como já tenho quase cinco décadas de vida me lembro muito bem da época dos carros que não eram flex e da chegada do motor flex no mercado.

O motor flex mudou de tal maneira o mercado de automóveis no Brasil que até o governo se aproveitou da situação de maioria esmagadora destes motores me nosso mercado e tacou mais etanol na gasolina pra enganar a gente: “o motor é flex mesmo que que tem o povo pagar etanol como se fosse gasolina…” provavelmente foi o pensamento do burocrata que teve a grande ideia de ir aumentando o percentual de etanol na gasolina. E isto é um dos fatores do flex que não são bons para o consumidor. Sim, há outras questões sobre o flex que se bem pensássemos nos faria optar por um motor somente à gasolina ou somente à alcool.

Mas voltando à questão das Smart TVs, elas chegaram e atualmente o consumidor não pensa duas vezes antes de entrar na loja e solicitar uma Smart TV, logo o vendedor já chega apresentando as “boas opções” que ele tem na prateleira e quem é mais afoito já compra uma e leva pra casa, por algum tempo é só alegria, até que acontece o que ocorreu com o colega Eliezer, a fabricante informa que está cancelando tal aplicativo que é muito utilizado, a tv começa a apresentar uma certa lentidão no carregamento, no acesso a aplicativos, daí um pouco já não suporta mais a atualização de outros aplicativos e começa a ficar muito chato o que antes era doce.

O tempo de uso da função Smart nas Smart TVs tem se tornado a cada dia menor, principalmente se o consumidor não toma o cuidado de comprar uma tv com o ano de fabricação o mais recente possível, e pode ter certeza que este fator – ano de fabricação – conta muito quando falamos em tempo útil de uso da função Smart quando você comprar a sua Smart TV. As Smart TVs se desatualizam muito rápido e para fugir desta desatualização, infelizmente, a solução é comprar uma TV nova que seja realmente nova, e quando falamos em nova estamos falando da data de início de fabricação do modelo da sua tv ser a mais recente possível.

Sim, tenho certeza que você já entendeu onde quero chegar, as Smart TVs sofrem do mesmo mal dos smartphones, você compra um smartphone novo achando que está abafando com o que há de melhor em tecnologia no mercado mas em pouco mais de uma ano, quem sabe dois, o aparelho já começa a apresentar uma série de problemas, fruto da atualização da versão do sistema operacional Android, iOS ou seja lá qual for, bem como a atualização dos aplicativos que você mais gosta de usar para que usem as tecnologias mais novas que também pipocam no mercado a todo tempo.

Diante deste fato do mercado das Smart TVs, o que você tem que ter em mente, seja lá qual for o aparelho que você for adquirir, é que a função Smart do seu aparelho vai deixar de funcionar a contento num horizonte de tempo que estará entre um e três anos. Não espere bem mais que isto, se ultrapassar esse tempo, é sorte, se os aplicativos começarem a falhar em tempo menor que este, infelizmente você foi enganado quando comprou a sua Smart TV.

Novamente acredito que você já pegou o ponto chave aqui ao escolher a sua Smart TV, a data de início de fabricação do seu modelo, e agora vou te ensinar um truque muito fácil para descobrir qual é esta data e então optar com mais propriedade entre comprar ou não aquela Smart TV que está sendo oferecida, ou está se oferecendo, para você. Exemplo – pesquisando no Google Shopping eu vi o seguinte modelo:

– Smart TV LED 49″ Toshiba 49L2600 Full HD com Conversor Digital Wi-Fi 3 HDMI 2 USB 60Hz por R$ 1.709

O que devemos fazer é pegar o código de modelo da Smart TV e o nome do fabricante, no caso TV Toshiba 49L2600, onde 49 se refere ao tamanho da tela, então você pode desprezar este dado, ficando somente com TV Toshiba L2600. Agora faça uma pesquisa no Google com os seguintes termos: ano de fabricação tv Toshiba L2600. Procure atentamente quais foram as primeiras informações publicadas sobre este modelo de tv, geralmente o Google mostra a data de publicação das matérias, tenha certeza que a matéria é mesmo sobre o modelo que você procura. No caso desta TV Toshiba L2600 eu encontrei uma matéria de maio de 2016 falando sobre ela, logo percebemos que ela tem no mínimo dois anos que começou a ser fabricada, e portanto já tem uma certa idade e os aplicativos que funcionam neste modelo de Smart TV vão parar de funcionar em alguns meses. Eu não compraria esta TV, mesmo ela tendo um preço baixo, eu escolheria um modelo bem mais novo de fabricação para prevenir esta dor de cabeça.

Se você não encontrar a informação usando o termo que citei acima, tente encontrar por: year of manufacture + modelo da tv que você está pesquisando.

Outra coisa interessante é que a pesquisa do Google tem a opção ferramentas onde você também consegue limitar as datas de publicação das matérias, esta opção é a última no filtro de tempo da pesquisa do Google. Vale a pena aprender sobre o assunto.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Lembre-se, quanto mais recente a data de início de fabricação do modelo que você pretende comprar, teoricamente maior o tempo de uso da função Smart você terá.

É claro que outros fatores também são importantes, como o fato de você escolher uma tv de tecnologia 4K que já se tornou padrão de mercado, deixe as TVs Full Hd para as pessoas mais desavidas, mesmo que você não tenha acesso a conteúdos 4K – sem eles existem aos montes na internet mas dependem de uma conexão de internet muito boa – a escolha por uma tela 4K é a mais acertada e vai lhe dar uma excelente qualidade de imagem mesmo quando a fonte de imagem não for 4K, pode comprar sem medo.

Para os mais exigentes há muitas outras questões como a frequência real de atualização da tela, 60Hz, 120Hz, 240Hz, quanto maior melhor, mas mesmo nesse quesito há muitas pegadinhas no mercado e o preço do aparelho pode subir muito se você se firmar neste quesito e mesmo assim levar gato por lebre para casa. O melhor a fazer é conseguir ir a uma loja onde há o aparelho que você deseja comprar e prestar bastante atenção à imagem mostrada pela TV, compare com outros modelos, principalmente os mais caros, se a imagem da tv que você deseja e pode comprar não lhe incomoda, estes fatores mais técnicos não farão diferença para você.

Você deve estar pensando, afinal, o que pode ser esse incomodo: por exemplo, ao assistir um jogo de futebol você percebe que a bola quando se movimente em velocidade deixa um certo borrado atrás de si? Esse efeito é por conta de uma frequência de atualização de imagem mais baixa, mas para falar a verdade a maioria de nós nem se dá conta disto.

Quanto às marcas, há que se tomar um certo cuidado na escolha, apesar de eu ter adquirido uma TV Panasonic recentemente, vou colocar o link no próximo parágrafo para você visualizar o modelo, eu continuo a indicar as marcas LG e Samsung como as mais apropriadas para aqueles consumidores que desejam preservar a função Smart de suas TVs, isto por que, no caso do mercado brasileiro, estas marcas tem as melhores relações de parcerias com alguns mantenedores de aplicativos que usamos muito, como o Netflix e o Youtube… Mesmo assim vai chegar o dia que eles vão parar de funcionar na sua Smart TV.

TV 4K HDR PANASONIC EX600B – A TV QUE EU ESCOLHI PARA O MEU USO

Finalmente vou confessar que apesar de constatar que já não há facilidade de se fugir das Smart TVs no cenário atual, essa de TV + sistema operacional com aplicativos não é a que me agrada, eu sempre fico pensando que é uma venda casada, relembrando tempos passados seria como comprar uma TV com video cassete acoplado – agora eu entreguei a minha idade mesmo, hehehe – quando um deles começa a apresentar problema, tv ou video cassete, é chato e atrapalho o uso dos dois.

Por isto eu prefiro e sempre tenho à mão aquele aparelho que eu considero a melhor opção para tornar uma tv em realmente smart, o Chromecast, e mesmo que atualmente o Chromecast já ofereça uma versão em 4K, é ótimo constatar que o primeiro modelo deste donglo do Google foi fabricado em 2012 e continua a funcionar muito bem até hoje com todos aqueles aplicativos que as Smart TVs da época já não suportam mais.

Há outros aparelhos que são também interessantes, como o Apple TV, o Amazon Fire TV… mas a minha preferência para o mercado brasileiro ainda recai sobre o Chromecast.

Espero ter ajudado um pouco na sua decisão de compra, ou na sua habilidade de escolher uma Smart TV mais adequada e duradoura par ao seu uso, como há muitas opções no mercado se torna complicado citar aparelhos nesta matéria, vou tentar aos poucos trazer algumas matérias sobre aparelhos pontuais que são boas opções de compra no momento.

Ah, e eu já ía me esquecendo, no momento eu não compraria uma Android TV pois há limitações no uso do Android nestas TVs e há boas opções de TV Box Android no mercado, então é melhor unir uma boa Smart TV que não seja Android com um bom TV Box Android.

Veja mais matérias sobre Smart TVs clicando aqui.

Veja matérias sobre TV Box clicando aqui

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial