Como conectar o notebook Á  televisão

14638

Conectar o notebook Á  televisão É uma boa opção se você ainda não tem uma Smart Tv ou mesmo se a sua Smart Tv não tem todas as funções que você gostaria de ter.

Nada como o poder de um bom notebook para tocar jogos, conectar aos principais serviços de vÁ­deos online, tocar filmes, mostrar fotos para os amigos e muito mais o que a sua necessidade e criatividade puderem imaginar.

Conectar o notebook Á  televisão não É uma tarefa complicada no entanto ainda existe muita gente que não se arrisca a fazer isto e tem receio atÉ de dar uma olhada nas conexões e nos cabos existentes para fazer essa conexão.

A primeira coisa a se fazer É identificar quais são os tipos de conexão oferecidos pelo seu notebook e pela sua televisão para que você consiga que um aparelho envie imagens para o outro. Provavelmente você irá precisar comprar um cabo adicional para fazer esta conexão.

As televsões tem diversos tipos diferentes de conexão,

– S-Video
– HDMI
– DVI or HDMI-to-DVI
– VGA
– Video Componente

Veja a figura abaixo da parte de trás de uma televisão.

Tipos de conexões de televisores

Na figura acima você confere quais são as conexões existentes na parte de trás da sua televisão, pode ser que na sua televisão elas estejam dispostas de maneira diferente, no entanto, serão basicamente as mesas que aparecem na figura.

É importante entender que algumas entradas em sua televisão terão a descrição como (IN) ou como (OUT), (IN) significa que É entrada, seja de áudio ou de vÁ­deo e É somente este tipo de conexão que nos interessa neste tutorial, tome cuidado para não usar as entradas marcadas como (OUT) pois elas se referem a saÁ­da de vÁ­deo ou áudio e não servem para conectar o notebook Á  televisão.

Seu notebook vem com uma ou mais conexões de saÁ­da de vÁ­deo e atualmente em quase 100% dos casos ela poderá ser de um dos dois tipos:

HDMI – É um cabo achatado que É usado para passar ao mesmo tempo o vÁ­deo e o som do aparelho para a televisão, É o mesmo tipo de cabo usado para os DVDs mais modernos, os Blurays e outros aparelhos mais modernos e que tem melhor imagem.

Confira como É o cabo e a entrada HDMI.

Entrada HDMI
A Entreda HDMI É igual tanto no computador como na televisão
cabo hdmi
Cabo HDMI

Olhando a figura acima você como a conexão HDMI É uma conexão fácil de ser identificada e tambÉm como É fácil encaixar o cabo HDMI nesta conexão pois não há como inverter o cabo ao encaixar. Um lado do encaixe É menor que o outro justamente para que não haja nenhum erro ao conectar este cabo tanto na televisão quanto no notebook.

Mas cuidado, ao encaixar o cabo tome o cuidado de estar com ambos aparelhos desligados para que não aconteça nenhum curto circuito que possa danificar a sua tv ou o seu notebook, conexão sempre com os aparelhos desligados, não se esqueça disto.

Vamos então ao segundo tipo de conexão mais popular, que É o VGA.

A conexão VGA É encontrada tanto em computadores de mesa quanto em notebooks e É bem fácil de se identificar tambÉm, mas diferente da conexão HDMI ela serve apenas para vÁ­deo, não há conexão de áudio nela.

Veja abaixo como É entrada VGA e o cabo VGA.

entrada vga televisao notebook
A entrada VGA É igual tanto na televisão quanto no notebook
Cabo VGA
Cabo VGA

Como você pode ver pelas figuras acima, conectar o seu notebook Á  televisão usando a entrada VGA tambÉm não tem muito mistÉrio, a entrada VGA tanto no computador quanto na televisão É bem fácil de identificar e o conexão do cabo VGA tambÉm tem uma parte que É maior que outra para que não seja possÁ­vel errar e nem inverter a conexão.

No caso da conexão vai cabo VGA entre o notebook e a televisão É especialmente mais importante que ambos aparelhos estejam desligados pois a entrada VGA É potencialmente mais perigosa para danificar tanto a TV quanto o computador se eles estiverem ligados ao mesmo tempo.

Após fazer a conexão, ligue a televisão e procure no controle remoto da sua televisão uma das seguintes teclas: Source ou Input pois com ela você vai escolher qual É a conexão em que está ligado o seu notebook.

Ligue o notebook e espere ele iniciar, se a tela ficar preta É sinal de que o vÁ­deo já está sendo enviado para a televisão, aperte a tecla Source ou Input do controle remoto para encontrar a conexão em que você ligou o notebook ao televisor.

Se ligou na entrada HDMI na sua televisão deve escolher a entrada HDMI correta, se ligou na entrada VGA provavelmente a televisão vai descrever ela como PC.

Se a tela do seu notebook não desligou automaticamente ao reconhecer que o notebook está ligado Á  televisão, então uma combinação de teclas no seu notebook vai ser a maneira mais fácil de enviar a imagem do notebook para televisão.

A combinação É apertar a tecla FN do teclado e depois a tecla de função que transfere a imagem para um monitor externo ao seu notebook, no nosso caso esse monitor será a televisão. No meu notebook esta combinação de teclas É FN+F5, mas a tecla de função pode variar de notebook, então você vai ter que dar uma olhada nas teclas de função do seu computador, um desenho bem caracterÁ­stico de monitor na tecla vai indicar para você qual É a tecla certa..

tecla de função monitor

Aqui em casa, no meu quarto, o meu notebook fica o tempo todo conectado a uma televisão 42″ e tambÉm a um monitor de 23″, É muito raro eu usar o monitor do próprio notebook, apesar de ele ser muito bom.

Este artigo foi escrito a pedidos e espero que ele possa ter ajudado a quem deseja conectar o notebook Á  sua televisão.

Tem algum pedido ou sugestão de artigo? Envie para a gente no e-mail gps@pezquiza.com, estamos esperando.


conectar-notebook-televisao

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here