Câmera espiã – Os lugares mais prováveis de encontrar uma escondida – Cuidado!

54

Recentemente houve uma polêmica sobre uma escola que tinha colocado micro câmeras ocultas no banheiro dos alunos (e alunas) sem notificar nem pais e nem alunos sobre o fato. Confesso que fiquei sabendo do assunto muito por alto mas a notífica me fez lembrar de algumas matérias que publiquei, ao longo dos anos, aqui no GPS.Pezquiza.com, onde eu falava sobre modelos diferentes de câmeras espiãs.

Já faz um bom tempo que não publicava nada sobre o assunto e agora me espanto com a evolução ocorrida na área, o que torna cada vez mais difícil de se detectar uma câmera espiã, não só por quem é leigo sobre o assunto mas até mesmo para os que se julgam bem informados, principalmente se estiverem distraídos em relação à sua segurança de imagem.

Esse final de semana o site espanhol ADSL Zone publicou uma boa matária sobre o assunto, na qual vamos nos basear para comentar aqui os locais onde é mais provável que escondam uma câmera espião. Então, fique ligado, principalmente se a sua atividade fora do ambiente controlado por você, tiver algo que se possa considerar comprometedor ou até mesmo vexatório.

Câmeras espiãs e seus prováveis esconderijos

– Bichinhos de Pelúcia – ao longo do tempo esse tem sido um dos locais favoritos para se esconder uma câmera espiã, principalmente se o objetivo é vigiar crianças ou cuidadores de crianças. É comum se dizer que a câmera espião vai ocultada no olho do bichinho de pelúcia, mas eu já vi casos em que na realidade a câmera está em um nariz de plástico ou em uma das patas inferiores da pelúcia. É um esconderijo bem eficiente e já ajudou a até mesmo resolver casos de maus tratos.

Despertadores – este esconderijo tem se beneficiado cada vez mais de acabamentos de vidros espelhados e com películas de proteção que tornam praticamente impossível detectar a câmera espiã sem que se desmonte o despertador. Com o tamanho cada vez mais diminuto das câmeras e o design cada vez mais funcional dos despertadores, é bom que você desconfie muitos dos locais onde você irá passar um tempo e neles há um despertador para a sua “conveniência”. Pelo sim, pelo não, use o despertador do seu smartphone e guarde o objetivo com origem desconhecida em alguma gaveta.

– Caixas eletrônicos – aqui nós temos um assunto bastante tenso, não só aqui no Brasil mas em grande parte dos locais onde você for viajar no mundo. Com certeza aquele caixa eletrônico “inocente” onde você costuma sacar dinheiro, por mais bobinho que o local seja, já tem uma câmera espião instalada pela própria instituição financeira para registrar quem usou a máquina e em qual horário (algumas questões de erros e reclamaçãos contra operações em caixas eletrônicos são resolvidos desta maneira). Mas a bandidagem tem feito altas gambiarras em caixas eletrônicas para esconder câmeras espiãs de cujas imagens serão usadas porteriormente em golpes digitais dos mais variados tipos. É realmente muito tempo.

– Tomadas elétricas – principalmente aquelas instaladas em locais que não parecem muito apropriados para o uso do dia a dia, são locais para se desconfiar de que o objetivo é, na realidade, esconder uma câmera espião. Tanto os parafusos quanto os orifícios da tomada servem de lente para a cãmera espiã. Hoteis e outros locais de hospedagem (você entende o que eu quero dizer, não é?) se utilizam bastante deste expediente. Vai se hospedar em um local destes? É bom ter consigo uma rolo de fita crepe para tapar esses buracos, nem que seja como precaução.

Carregadores de celular – Aqui está mais um local que pode abrigar uma câmera espiã e que vai passar despercebido. Recebeu de presente ou brinde um carregador de celular? No local onde você está tem um carregador de celular para uso coletivo? Pode ser que ele faça bem mais que apenas carregar o seu celular.

Detector de fumaça – olha aí mais um local excelente para se disfarçar uma câmera espiã. O detector de fumação é ítem obrigatório em prédios públicos e/ou de uso compartilhado, o que faz desse tipo de dispositivo um local acima de qualquer suspeita. Quem não gostaria de usar um esconderijo assim para as suas espionagens?!

Molduras de quadros e de porta retratos – este aqui também é um esconderijo “acima de qualquer suspeita”, até porque, se não for em um museu, ninguém vai parar para prestar atenção no quadro, muito menos na moldura. Daí, olha lá a câmera espiã filmando tudo.

– Espelho – Desconfie dos espelhos que não podem ser movimentandos. Aliás, espelhos são os locais preferidos dos filmes (e reality shows) para se colocar uma câmera escondida.

– Plantas de decoração – Esse local também pode-se dizer, é acima de qualquer suspeita. Mas esse aqui presta um bom serviço para as câmeras espiãs e seus vasos ainda servem para melhorar as condições de transmissão das imagens via wifi e até de baterias de maior duração.

– Lâmpadas e bocais de lâmpadas – a intenção é bem parecida com a dos detectores de fumação e gás. Aqui no Brasil estamos acostumados com as nada discretas câmeras de segurança em formato de lâmpada, mas nesse caso estamos falando de câmeras muito menores e lâmpadas que em tudo lembram as mais simples lâmpadas de led à venda no mercado, ou seja, nem dá para desconfiar que alí naquela lâmpada led se esconde uma câmera espiã. A mesma coisa ocorre com os bocais de lâmpada que por ficarem em locais altos e eletrificados, são menos passíveis da curiosidade das pessoas que estarão sendo espionadas.

Ganchos de roupas – aqui também há um grande perigo e são bastante usadas nos locais onde as pessoas se expõem, que é o local onde há troca de roupas e até mesmo há uma exposição total do corpo nu. Desconfie bastante de provadores de roupas em lojas de grande movimento, preste bem atenção se não há algum gancho diferente e suspeito nesses locais pois alí pode ter sido colocado um gancho com câmera espiã que a pessoa vai deixar só por algum tempo no dia e voltar lá para buscar antes que alguém da loja encontre ou desconfie do objeto.

Caneta – esse já é um objeto clássico mas que comumente passa despercebido. É pequeno, discreto, e pode ser colocado em um bolso de calça ou camise e sair por aí gravando tudo.

– Receptor de TV – é isso mesmo, até os nossos conhecidos receptores de tv já estão sendo usados para abrigar uma câmera espiã e fazem um bom serviço em locais onde o rosto das pessoas precisa ser bem capturado. Muito eficiente e discreto.

– Livros e decoração de prateleita – Esses dois objetos aqui, então, na atual condição do mundo, nunca que serão movidos para se procurar uma cãmera espiã. É por este motivo que já entraram no rol dos esconderijos mais escondidos para a espionagem com câmera.

E você? Já esteve em algum local onde se sentiu incomodado por achar que estava sendo observado? Com a quantidade absurdamente alta de câmeras existentes atualmente, não é nada impossível que boa parte do seu dia, em algum local que não seja a sua própria casa, você esteja sendo filmado por alguma câmera, seja ela de segurança ou espiã.

Compartilhe esta matéria e continue no GPS.Pezquiza.com

camera espiã tipos e modelos
Vários modelos de câmeras espiãs e melhores locais para escondelas