Brasileira multada em R$ 3mil por baixar filme pirata

963

Atenção a todos que vão ler esta notÁ­cia pois este modo de combate a pirataria de filmes pela internet É possÁ­vel de ser implementado tambÉm em todo o Brasil.

Uma brasileira de 28 anos que mudou recentemente para Berlim resolveu passar o tempo assistindo a um filme estrelado pelo ator Brad Pitt, o Áºnico problema da escolha da moça foi que ela resolveu usar o mÉtodo mais comum entre nós brasileiros para conseguir uma cópia do filme A Árvore de Vida, ela baixou o filme pela internet e diz que ficou entediada com duas horas de um filme que não combinava com o seu gosto cinematográfico.

Mas o mau gosto mesmo ela sentiu aproximadamente um mês depois quando recebeu uma notificação de um escritório de advocacia, representante da Fox Searchlight Pictures que detÉm os direitos de distribuição do filme baixado pela brasileira na Alemanha.

No documento ela era avisada de que alguÉm em sua residência havia cometido uma transação ilegal de dados ao baixar o filme A Árvore da Vida de forma ilegal e por isto seria processada criminalmente se não concordasse em pagar uma multa de 400 Euros por danos mais 600 Euros de custas advocatÁ­cias, o que, convertido em Reais dá cerca de R$ 3 mil.

A carta continha informações detalhadas sobre o download executado pela brasileira como o tÁ­tulo do filme, o dia em que foi baixado o filme e o IP usado no dia para conexão ao computador da moça.

A moça contratou um advogado ao custo de 150 Euros e foi informada que no seu caso, como não É uma empresa e nem o arquivo do filme para obter lucros, assim como tendo baixado apenas um filme, o processo criminal não deve ser instaurado, no entanto a multa não deverá ser perdoada.

Na Alemanha a lei estipulada multas de atÉ 8 mil Euros para quem faz downloads ilegais de filmes e games, alÉm disto os detentores de direitos autorais destes conteÁºdos tem autorização para monitorar sites de download e torrente e localizar quem viola os direitos autorais de suas produções.

Os piratas na Alemanha sempre são apresentados Á s mesmas duas opções, para uma multa ou sofrer um processo judicial.

Apesar de possÁ­vel o Brasil ainda não adotou tais medidas, mas já existe previsão de multa e indenização para quem piratear conteÁºdo protegido por direitos autorais via internet.

Então cuidado, se você receber este tipo de notificação no Brasil pode ser que você esteja sendo vÁ­tima de uma fraude, mas se o sistema for realmente implantado por aqui É bom ficar atento pois como dissemos, É fácil identificar a pirataria via internet.

a arvore da vida

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here