APRENDER EXCEL É MAIS IMPORTANTE QUE APRENDER INGLÊS

2159

Olá meu amigo, nesta matéria aqui eu quero lhe deixar um bom conselho já que provavelmente você fez várias promessas de ano novo e pode ser que em uma delas você tenha feito a promessa de aprender inglês analisando que se aprender este idioma você terá mais chances de trabalho e até mesmo um salário maior.

Aprender inglês é sim bastante importante e vai lhe facilitar a vida sempre que você se deparar com informações na língua inglesa ou precisar pesquisar por algo em que há muito mais publicações na língua inglesa, no entanto afirmar com toda convicção que você vai conseguir mais chances de trabalho por saber inglês ou que o seu salário vai ser aumentado por que você sabe inglês já é uma afirmação bem mais complicada de se provar.

Digo isto por que trabalhei por 8 anos no departamento de pessoal em uma empresa com mais de dois mil empregados distribuídos por todo o estado de Goiás com muitos empregados administrativos e saber inglês não era nem de longe um dos requisitos buscados pelo RH da empresa pois simplesmente não havia necessidade de se tratar com empresas estrangeiras no dia a dia, eram casos esporádicos em que a outra empresa lidava com o fato de precisar falar português.

Acredito que 90% das empresas brasileiras tenham este mesmo perfil e se você não está nos 10% das empresas que realmente necessitam do inglês por questões profissionais o seu domínio do inglês será muito mais uma realização pessoal e pra te transformar numa pessoa diferente, até mesmo exótica no meio de tantas pessoas que não dominam aquele idioma.

Isto se você realmente chegar a dominar o idioma pois se não há ninguém para conversar com você em bom inglês você terá sérias dificuldades em entender e até falar inglês, tem que ser muito disciplinado e se expor por horas diariamente ao idioma inglês para realmente dominar o idioma.

Agora vamos falar sobre uma questão que poderá realmente acrescentar muito ao seu currículo e à sua vida pessoal, aprenda excel, mais precisamente, aprenda a lidar com planilhas eletrônicas, esta é uma habilidade que 99% das empresa desejam em um empregado e pode ser um fator diferencial que fará com que uma empresa opte por te contratar se tiverem que escolher entre você e outras pessoas que não saibam excel.

Se você não sabe o aplicativo de planilhas eletrônicas, Excel, foi o aplicativo que possibilitou a popularização dos computadores nos escritórios das empresas para que estes fossem manipulados por trabalhadores administrativos e não somente pelos especialistas da informática, com a popularização dos computadores nos escritórios com mais e mais pessoas lidando com eles no trabalho o aparelho acabou se popularizando e então a sua versão para residências foi possível e hoje o mundo não vive sem computadores.

A planilha eletrônica, cujo representante mais nobre é o Excel, é com certeza o aplicativo mais importante do mundo e por consequência o mais importante da Microsoft, tendo maior valor agregado para a gigante empresa até mesmo à frente da importância do Windows. Isto por que pode-se até mesmo pensar em uma empresa sem usar o Windows, usando computadores da Apple, por exemplo, ou mesmo com o sistema operacional Linux, mas é impossível se pensar em uma empresa que não use uma planilha eletrônica, sendo que para fazer o que se consegue fazer com o Excel é só com o Excel mesmo, ele tem funções e capacidades muito poderosas.

O Excel é usado para analisar dados, fazer “contas”, mesclar dados de diversas planilhas diferentes tornando a organização das informações muito mais simples, ajudar a preencher documentos no Word que tenham informações cujos campos sejam parecidos para muitos usuários do documento diferentes, como uma declaração de que uma pessoa trabalha na empresa, por exemplo, não é necessário preencher ela com todos aqueles campos para cada pessoa que a pedir, é só recorrer ao excel que numa clicada só ele preenche quantas declarações for necessário.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

E ele é poderoso até mesmo em pequenas empresas para fechar as contas do dia, saber quantos itens foram vendidos de cada produto e cruzar a informação sobre o quanto custou cada produto e quanto foi a lucratividade do dia. Além de guardar estas informações e tantas outras de forma muito organizada para qualquer necessidade de análise futura.

Ele também é bastante poderoso para o seu uso pessoal, você poderá alcançar muito mais rápido os seus objetivos se fizer uma planilha para organizar a sua vida financeira, classificar os seus gastos pessoais, analisar quanto você precisa ter para os seus gastos essenciais todos os meses (moradia, água, energia, alimentação…) e então fazer diversas simulações entre os seus ganhos e saídas para conseguir saber o que precisa fazer para ter uma vida financeira mais saudável, saber em qual área da sua vida você está gastando mais dinheiro ou desperdiçando dinheiro sem se dar conta disto.

Você pode simular investimentos e verificar quanto ganharia mensalmente, ou diariamente, comparando diversas taxas que cada investimento paga para saber qual é a melhor opção para você.

Aprender Excel vai também lhe ajudar a pensar de forma mais organizada tanto estas questões financeiras quanto todas as questões que necessitem de organização de dados e atualmente os profissionais que sabem lidar com dados são muito desejados no mercado de trabalho.

Mas calma, você não precisa ser um usuário avançado de Excel e muito menos vai precisar gastar meses para aprender a planilha eletrônica, é bem fácil aprender Excel, planilha eletrônica, há muitos vídeos no Youtube ensinando o básico, há muitas planilhas para você baixar para o seu computador e ir “mexendo” com elas para entender como é que elas funcionam.

Na verdade nem é necessário ter o Excel instalado no seu computador, você pode usar uma versão de planilha eletrônica gratuita na internet, como Google Sheets por exemplo, em que você usa a planilha através de um navegador e pode salvar quantos documentos diferentes quiser, além de poder abrir documentos feitos no aplicativo da Microsoft, o Excel.

Conheça o Google Sheets clicando aqui

Pode também baixar aplicativos gratuitos como o BrOffice, que tem planilha, editor de textos, editar do apresentações entre outros aplicativos.

O bom é que em pouco tempo você consegue entender e aprender o básico do aplicativo, em uma semana você já entenderá e dominará as principais funções da planilha eletrônica aí é só ir se aprofundando no assunto e buscando mais informações sobre o que é possível fazer, procurando sempre começar pelo básico, não queira aprender a implantar um dente sem antes se formar como dentista e então se especializar em implantes. Seja humilde que você aprenderá mais rápido e melhor e a maioria das empresas se limitam às funções mais básicas do Excel.

Aprenda Excel, vai ser um aprendizado excelente para a sua vida profissional e pessoal e você pode fazer isto sem grandes gastos e em um ou dois meses.

Depois disto você cumpre a sua promessa de aprender inglês que também é muito importante, mas pode ter certeza que aprender Excel é muitas vezes mais para a maioria das pessoas.