Aparelhos essenciais que funcionam em 12V Vale a pena Saber e Conhecer

805

Depois que um certo problema de apagão elétrico que durou semanas atingiu um estado brasileiro, eu passei ainda mais a me interessar por formas mais inteligentes de utilizar a energia autogerada.

Sim, a autogeração off grid, ou seja, aquela que não necessita estar conectada à rede da concessionária para que possa ser utilizada. E olha, não estou falando apenas de energia solar, há outras alternativas que me inspiraram como, por exemplo, a gerada pelo alternador ao se utilizar um carro ou mesmo ao transformar o alternador em um gerador eólico.

Voltando a citar o carro, esse então pode nos inspirar e muito a procurar dispositivos essenciais que funcionam em 12 volts e também em 24 volts. Indo além, podemos nos inspirar em muitos equipamentos utilizados por caminhoneiros e por proprietários de motorhome, e olha que esse pessoal precisa de muitos equipamentos essenciais para utilizar “na estrada”.

Por que 12 volts ao invés de 110V ou 220V usando um inversor?

Eu quis trazer e responder de imediato esta questão pois sei que ela vai surgir e ela pode até mesmo levar grande parte das pessoas a desprezarem a necessidade de se ter aparelhos que funcionem diretamente em 12 volts. Mas esta é uma pergunta que se auto-responde, basta apenas refletir na questão com mais calma.

Quanto utilizamos a energia elétrica off grid através de um sistema de energia solar, energia eólica de pequeno porte (sistema doméstico) ou outra similar, o que estamos fazendo na realidade é produzir energia para ser armazenada em um banco de baterias 12 volts e posteriormente estamos pegando essa energia que já está em 12 volts e transformando esta energia, através de um inversor, em 110V ou 220V.

Ora, se temos aparelhos essenciais que funcionam em 12 volts, isso significa que com eles podemos eliminar do nosso sistema off grid a necessidade de montar a segunda parte do sistema, ou seja, aquela que transforma a energia 12 volts armazenada nas baterias para 110V ou 220V.

É claro que não são todos os perfis de uso de um sistema off grid que nos permitirão eliminar totalmente o uso do inversor, mas haverá pelo menos a possibilidade de dimensionar essa parte do sistema com equipamentos menos potentes, o que representa sim um ganho em economia e até mesmo segurança, para todo o sistema.

Outro ponto de destaque é que há maior flexibilidade de uso para aparelhos 12 volts em situações que a utilização de um inversor seria quase impossível, seja por segurança ou dimensionamento do sistema, como, por exemplo, cozinhar dentro de um carro em movimento (sim, isso é possível) ou gelar a cerveja na beira de um rio mais afastado, durante horas e até dias de pescaria.

Não podemos esquecer também de uso em propriedades rurais em que a disponibilidade de rede pode ser desde limitada a até mesmo nenhuma. Há muitas propriedades rurais em que há rede da concessionária mas basta surgir uma nuvem de chuva no céu que a rede já se torna indisponível. Ter aparelhos essenciais em 12V faz muito sentido para que está nessa situação, pois esperar que a concessionária construa uma rede realmente decente e estável para atender essas localidades é o mesmo que esperar ganhar na megasena sem fazer nenhuma aposta.

Por fim, para sistemas off grid, a utilização de aparelhos 12 volts também tem um forte potencial de otimizar a disponibilidade de horas de uso da bateria, ou seja, cada carga no seu banco de baterias vai durar mais que duraria se você estivesse usando um inversor para alimentar aparelhos em 110V ou 220V.

E mesmo que você não esteja em uma dessas situações, que nem saia muito de casa; ter um aparelho 12 volts em sua residência pode te salvar se ocorrer aquele tipo de apagão citado acima, na sua região.

Exemplos de aparelhos essenciais que funcionam diretamente em 12 volts

Como eu disse aqui, o caso é pensar em aparelhos essenciais, alguns que citarei você pode encontrar aqui no Brasil, basta pesquisar em marketplaces OLX, Mercado Livre e similares; outros você precisará importar.

– Lâmpadas 12 volts: esse é o caso mais simples, inclusive de se montar uma rede somente para lâmpadas em 12 volts. Um controlador de carga simples é capaz até mesmo de ligar e desligar a sua rede para lâmpadas 12 volts de acordo com a luz do sol. Quando anoitecer as lâmpadas ligam, ao amanhecer elas desligam. O preço dessas lâmpadas tem se tornado muito competitivo em relação às lâmpadas 110V/220V. Em qualquer residência poder contar com locais que se iluminam automaticamente e vão continuar iluminados mesmo no caso de falta de energia… Não preciso nem falar de o quanto isso é essencial e trás segurança.

– Geladeira 12 volts: está aqui mais um caso de aparelho que dispensa falar sobre o quanto é indispensável ao nosso modo de vida atual. Há mais de uma forma de se conseguir uma geladeira 12 volts. Você pode comprar uma geladeira portátil, aquelas que parecem com uma grande caixa térmica, muito usada por caminhoneiros e viajantes (as de compressor, não as termoelétricas). É muito importante comprar um modelo que consuma uma menor quantidade de amperes hora, senão o seu banco de baterias terá que ser muito grande para suportar a geladeira 12 volts; já há geladeiras portáteis que consumem próximo a 1,5 amperes hora, fique atento.

A outra maneira é trocar o motor de uma geladeira comum por um motor preparado para o funcionamento em 12 volts. Nesse caso o consumo de energia será maior e você precisará dimensionar bem o seu sistema para que a sua geladeira funcione o dia todo e sobre energia para os outros aparelhos que você irá utilizar.

– Panela Elétrica 12 volts: Quem disse que você não pode cozinhar aquele arroz, aquela costela… enquanto está viajando de um local para outro. Sim, você pode até mesmo em seu carro de passeio. Para isto basta utilizar uma panela elétrica 12 volts. O que você tem que ficar atento, nesse caso, é que elas geralmente são bem menores que uma panela elétrica para 110V ou 220V e o preço é de duas a três vezes maior. Há diversos modelos no mercado, mas são poucos os sites que te mostrarão essa variedade e para ver variedade com certeza você precisará acessar um Ebay da vida ou sites internacionais desse nicho. Mas que vale a pena ter, vale!

– Cafeteira 12 volts: eu não sei você mas eu considero sim o cafezinho nosso de cada dia como essencial. mas nesse caso aqui também não é um produto muito fácil de se encontrar, dado que no mercado há muitos aparelhos que servem apenas para manter aquecido um café que foi preparado em outros aparelhos, ou seja, não são cafeteiras de verdade. Novamente é o caso para recorrer a sites internacionais de nicho.

Há diversos outros utensílios de cozinha disponibilizados em 12 volts, mas como dito em outros casos, tem que saber procurar em lojas internacionais que vendem produtos para RV (motorhome). Liquidificador, processador de alimentos, sanduicheira, faca elétrica, triturador de lixo… Pense em um eletroportátil que provavelmente você o encontrará em 12 volts.

Talvez não fosse necessário dizer mas se você tem um sistema funcionando em 12 volts isso equivale a dizer que qualquer aparelho de entretenimento que você pode utilizar no seu carro, você também pode utilizar ligado em seu sistema 12 volts. Som e aparelhos multimídia com tela estão entre eles.

E com certeza importar a maioria dos aparelhos que citei acima, para funcionamento em uma rede 12 volts, sai bem mais barato que comprar esses aparelhos aqui no Brasil. Para muitos casos de importação você vai encontrar empresas que não enviam o produto para o seu endereço aqui no Brasil, mas até para isto tem solução, que já ensinei aqui no GPS.Pezquiza.com várias vezes e a qual já há mais de 1,5 mil leitores aqui do site usando por minha indicação (e sim, eu também a utilizo). É o serviço de redirecionamento de encomendas MyVipBox, que te dá um endereço de correspondência lá nos Estados Unidos, recebe suas encomendas nesse endereço e depois envia as encomendas para você aqui para o Brasil. É muito, muito bom, mesmo.

Leia a seguinte matéria para entender melhor: FACILITOU ENVIAR ENCOMENDAS DOS EUA PARA O BRASIL através de transportadora via MYVIPBOX

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.