8K VIA STREAMING NO BRASIL PELAS MÃO DA GLOBO, CLARO, NET E DA CHINESA HUAWEI

836

Conteúdo produzido pela Globo em resolução 8K foi disponibilizado pela emissora para um teste de streaming nesta altíssima resolução, aqui no Brasil.

O teste foi realizado em parceria entre a Net/Claro e a empresa chinesa de equipamentos para telecomunicações Huawei, em uma rede experimental controlada utilizando a tecnologia 5G.

A Claro informou que os testes estão sendo realizados desde o último mês de julho com a utilização de equipamentos 5G da Huawei. A média de velocidade de transmissão é de 3,2Gbps com uma latência de apenas 1ms operando a 3,5GHz.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

A faixa de 3,5GHz será a primeira a ser disponibilizada para uso comercial do 5G no Brasil e pode vir a causar interferência na Banda C da tv via satélite, desta maneira deverá ser feito um teste mais amplo de convivência entre as tecnologias até que se possa liberar o 5G nesta faixa para uso comercial.

O Centro de Referência Tecnológica da Claro será utilizado pela Anatel para testes e homologação do 5G na faixa de frequência 3,5GHz. Ele está localizado na ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

Uma demonstração do 8K através do 5G está sendo realizado por esta parceria na Futurecom 2018, que está sendo realizado até amanhã, 18 de outubro, no São Paulo Expo.

Por enquanto não foi divulgado maiores detalhes sobre a capacidade de conexões simultâneas de cada antena 5G e se futuramente poderemos ter uma troca da tv por assinatura via satélite para a tv por assinatura via 5G no Brasil.