8 ideias criativas e polêmicas para reutilizar e/ou economizar água em casa

3044

Ao publicar uma matéria sobre como economizar combustível aqui no GPS.Pezquiza.com, recebi um comentário divertido, o leitor falou: tem que fazer uma matéria é sobre como economizar água que a coisa tá feia.

Depois do comentário eu resolvi procurar diversas dicas sobre como economizar água, mas não queria trazer idéias que todo mundo já está colocando nos telejornais, programas de televisão e sites brasileiros, eu fui além, fui procurar dicas em sites de países que já são obrigados a economizar água a décadas e ver como é que eles fazem por lá para reutilizar e economizar água em casa.

Não vou colocar todas estas idéias mas separei 8 das mais criativas e polêmicas para você implementar aí na sua residência e economizar muita água que é o que estamos precisando.

Estas são as 8 ideias criativas e polêmicas para economizar e reutilizar água na sua casa

1) Instalar um sistema de balde antes da ducha do seu chuveiro. Calma gente, não é para tomar banho de balde, a idéia é a seguinte, como os chuveiros elétricos demoram um tempo para esquentar a água é natural que as pessoas não entrem direto embaixo da água que começa a cair do chuveiro, o normal é esperar a água aquecer e depois entrar na ducha, esta atitude desperdiça bastante água a cada banho.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

A solução que alguns locais encontraram foi instalar um sistema para colher a água depois que ele sai do aquecedor do chuveiro, uma espécie de reservatório para colher a água quente, a ducha está ligada a este reservatório que você primeiro espera encher de água quente e só depois abre para tomar o seu banho.

O sistema tem duas vantagens, a primeira é que a água fria inicial não é desperdiçada pois será misturada com água quente que vai entrar no reservatório de água e se tornar quente também.

A segunda vantagem é que o reservatório enche com a quantidade de água equivalente a um balde e então você fecha o aquecedor da água e toma banho somente com aquela quantidade de água aquecida que está no reservatório, aproximadamente 5 litros o que equivale a 1 minuto de água correndo no chuveiro.

A pessoa aprende então a economizar no banho, pois liga o chuveiro para se molhar, desliga para se ensaboar e liga de novo para se enxaguar.

2) Instale uma piscina infantil no box do banheiro para recolher a água enquanto toma banho. O pessoal aqui no Brasil coloca alguns baldes para recolher um pouco da água que cai do chuveiro enquanto se toma banho, mas em diversos locais no exterior eles colocam mesmo aquelas piscininhas maleáveis de criança, que tem volume entre 50 a 200 litros de água. Depois que todo mundo toma baixo e a piscina está com bastante água recolhida, aquela água é usada nos vasos sanitários, para limpar a casa, regar gramado…

3) Não deixar a água do cozimento do macarrão e verduras escorrer pela pia. Sim, até mesmo a água usada no cozimento de alimentos como macarrão, legumes e verduras não é jogada ralo afora, ela pode ser reaproveita, existe um reservatório para recolher água na cozinha e depois usar esta água para regar as plantas que de alguma maneira estarão recebendo nutrientes vindos dos alimentos que foram cozidos naquela água.

4 ) Recolher a sobra de chá, café e outras bebidas pare regar as plantas. É isto mesmo, nem a sobra dos chás, do cafézinho ou outras bebidas que visualmente sujam a água e deveriam ser jogados ralo a fora pois elas não tem este destino nos lugares que levam muito à sério a economia e reuso da água. O seu cafezinho, na sua cabeça, torna a agua inutilizável, no entanto não é verdade, na sobra do cafezinho ainda contém muita água utilizável. Tenha um reservatório em casa para recolher estes líquidos e regar as plantas com ele.

5) Reduzir o tamanho do gramado ou melhor, não ter gramado nenhum. É isto mesmo, nas regiões onde faltam água as pessoas são incentivadas a não terem gramado nenhum e fazerem os seus jardins com plantas que não dependem de muita água. Tudo para que as plantas de casa não concorram com as pessoas pela necessidade de água.

6) Deixar de tomar banho pelo menos uma vez por semana. Esta é realmente muito polêmica principalmente para regiões quentes como é o Brasil. Mas em alguns locais as pessoas são incentivadas a deixar de tomar banho no mínimo durante um dia por semana mas há outros esquemas de banho como tomar banho dia sim, dia não. Tomar banho mais de uma vez por dia? Nunca!

7) Achou a ideia 6 polêmica? Você ainda não viu nada, a 7 é não dar descarga na urina no vaso. Isto mesmo, a idéia é só dar descarga no vaso se fizer o número 2, enquanto só urinar é deixar o vaso ir armazenando a urina e no máximo jogar um pouquinho de odorizante na água. Nem quero imaginar o cheiro que resulta disto aí.

8) Achou que as dicas 6 e 7 já eram bastante exageradas na economia de água? Pois a dica 8 é, usar mais de um dia por semana a roupa que você normalmente trocaria. Não gente, não é a roupa de baixo, ainda bem, mas sabe aquela camiseta, aquela calça, aquela meia que normalmente iria para a máquina de lavar no final do dia? Então…

E aí, que achou destas dicas um pouco radicais para reutilizar e/ou economizar água, você usaria ou usa alguma delas?